Blog Descomplica

Estudos e trabalho: aprenda a conciliar os dois!

porDescomplica| 06/06/2022

Compartilhe

Fala estudante! Sabemos que conciliar os estudos com outra atividade, seja trabalho ou tarefas domésticas, podem ser desafiadoras e essa é a realidade de muitos alunos nossos.

Nesse sentido, vamos mostrar para você que precisa dividir seu tempo entre os estudos e o trabalho como ter um bom progresso utilizando a plataforma Descomplica do ponto de vista da nossa aluna Sara Mattje.

Entrevistamos Sara, de 20 anos, que estuda com a gente há um pouco menos de 6 meses.

Ela trabalha de segunda a sexta de 12h às 21h e sábado na parte da manhã até às 14h e já tem vários conselhos de organização, rotina e usabilidade da plataforma para passar para você! 

? Comece organizando a sua rotina de estudos!

Sara explica que, devido a sua disponibilidade de horário reduzida, precisou sentar e identificar qual era o seu tempo livre para estudar. Assim, como trabalha 6 dias na semana por 8 horas seguidas, seu tempo de estudo precisa se encaixar em outros momentos do seu dia. De manhã, Sara procura acordar cedo para estudar, já que por volta de 11h precisa parar para preparar o almoço e se arrumar para o trabalho. Como para de trabalhar tarde, acaba usando o turno da noite para descanso.

Ela tem um cantinho de estudos dentro do quarto adaptado com anotações do que precisa estudar no dia, tudo organizado para que consiga manter a disciplina. Mesmo tendo um cronograma redondinho, sua rotina de estudo é um pouco apertada. Dessa forma, Sara costuma estudar nos intervalos do seu trabalho disciplinas que não demandem realizar muitas anotações . Essa escolha faz com que consiga encaixar algumas aulas durante esse tempo.

Após identificar qual o seu tempo livre para estudar, ela procurou uma forma mais realista de estudar e nos contou que sua preferência é o Plano de Estudos.


“Ele ajuda a me organizar e as outras formas de estudo, como a aba ao vivo e disciplinas, acabam servindo como complementares”. 

O Plano de Estudos é personalizado de acordo com seu tempo disponível e disciplinas que você deseja estudar por dia, tornando sua preparação mais otimizada. Ele é uma ferramenta que cria o seu planejamento do ano inteiro através das informações que você disponibiliza na hora do preenchimento.

Logo, para ela, a Aba ao Vivo possui um planejamento que demanda mais tempo disponível para o estudo, algo que ela não tem e, por precisar adaptar seu cronograma sem perder conteúdo até o Enem, acredita que sua melhor opção é o Plano de Estudos. 

Então, se você, assim como a Sara, precisa dedicar a maior parte do seu tempo para alguma outra atividade que não seja os estudos, utilizar essa aba para se preparar pode tornar as coisas mais tranquilas para você. 

? Como manter a organização sem acumular matérias?

Como os horários da Sara são bem restritos, ela começa a se organizar antes de começar a semana. Geralmente no domingo ela vê o que tem para estudar e encontra formas de como conseguir conciliar com suas outras atividades. 

É preciso ter ciência de que, como sua rotina é um pouco mais puxada, você vai precisar reservar algumas horinhas do seu fim de semana. A Sara deu uma dica que resolvemos compartilhar: use os finais de semana, na parte da tarde, para realizar avaliações, simulados e enviar redação.

Assim, você já está treinando para os dias de prova, evitando ter sono, dor de cabeça ou qualquer distração no dia! Fora que, você já vai aprendendo a dividir as questões na hora da prova e pegando os macetes da organização.

Do mesmo modo, outro ponto importante é tentar controlar a ansiedade ao perceber que algo não está saindo como planejado. No caso de Sara, ela fica bem nervosa quando não entende algum assunto e precisa gastar um tempo maior do que o estipulado naquilo. Quando isso acontece ela comenta que encontra um lugar tranquilo e medita entre aulas/exercícios para que consiga tirar a aflição que às vezes a cerca.

Se você também quer manter a tranquilidade sem acumular matérias, ela recomenda que assista algumas aulas do Guia do Estudo Perfeito. Ele conta com diversas aulas de dicas de organização, te ajuda a montar um cronograma personalizado realista e te mostra como ser produtivo diante a sua disponibilidade. Além de todas essas técnicas para mandar bem, ele também oferece encontros para que você trabalhe suas habilidades comportamentais. 

Separamos um vídeo sobre “Como fazer um Cronograma de Estudos do Zero” para você começar a se identificar com nossas aulas do GEP. Recomendamos que antes de criar ou refazer seu cronograma de estudos, reserve um tempinho e escreva tudo o que faz no seu dia-a-dia, pode ser em um papel, no celular ou computador. Feito isso, identifique quais são os horários disponíveis para você estudar. 

Ah, aprenda a estabelecer prioridades, traçar metas e concretizá-las agora mesmo, leia nosso post na íntegra!

? Como manter uma rotina de estudos sozinho?

Estudar sozinho pode ser um pouco desafiador, mas no final das contas é possível. A Sara levantou um ponto de dor que pode fazer parte da realidade de muitos dos nossos vestibulandos: a questão de ter que estudar sozinha. 

É importante que você crie uma postura de estudante, aquela que você teria estudando presencialmente, isso inclui deixar seus aparelhos eletrônicos em modo avião sempre que for estudar. Utilize técnicas de produtividade, como por exemplo estudar em menos tempo, mas com uma intensidade maior.

A princípio, o modelo de ensino presencial ainda é o mais tradicional, por isso, será necessário reaprender a estudar. Apesar de tudo isso, ainda bate uma saudade de interagir com outros vestibulandos, né?

Se você quer ter acesso a partir de agora a conteúdos exclusivos, dicas de estudos, contato direto com nossos guias de Felicidade do Aluno e, também, a outros vestibulandos que estão passando pelo mesmo processo que você, entre agora para o nosso Canal VIP no Telegram e fique por dentro das nossas promoções.

Se você já é aluno, assim como a Sara, entre em contato com a gente por aqui e solicite o seu acesso exclusivo ao canal de assinantes. Você não está estudando sozinho, faça parte da nossa comunidade que junta todo mundo em um só lugar mesmo estando separados.

? Não desista dos seus objetivos!

A Sara deixou um recadinho especial para você, que assim como ela, também precisa dividir o seu tempo entre estudo e trabalho:

“Manter a organização é o pilar principal. Entenda seu limite para não ultrapassá-lo, descansar é necessário, defina um tempo para imprevistos. Em relação aos estudos, identifique os conteúdos das aulas que não tem tanta necessidade e filtre para não aparecer para você. Priorize aqueles que têm mais dificuldade, assista a vídeos de depoimentos de pessoas que tem uma realidade parecida com a sua e que conseguiram atingir seus objetivos. Isso dá um gás extra na sua preparação!”

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Receba novidades em primeira mão!
Campo email é obrigatórioProntinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica