https://www.pexels.com/pt-br/foto/cubiculos-de-computador-de-madeira-cinza-dentro-da-sala-267507/
Cloud Computing certamente está entre os temas mais comentados da atualidade. Afinal, o acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos eprocessamento de dados através da internet é cada vez mais importante.
Também denominada computação em nuvem, esta área conquistou muito destaque atualmente, uma vez que permite aos usuários acessar informações importantes dos computadores de qualquer lugar.
Diante disso, o crescimento dessa é muito acelerado, gerando um número interessante de vagas e possibilidades pro desenvolvimento da carreira. Afinal, cloud computing demanda muitos profissionais especializados.
Assim, você poderá acompanhar a seguir tudo sobre a área de computação em nuvem. Ou seja, entender melhor o que é a área, quais são as possibilidades de atuação, como aplicar a cloud computing nas empresas e muito mais!
Além disso, você também irá conhecer sobre a Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing da Faculdade Descomplica, que é uma boa ferramenta pra quem deseja se desenvolver na área e alcançar o sucesso profissional.
O que é cloud computing?
A computação em nuvem deve ser entendida como um serviço de computação baseado na internet. Esta área utiliza a conectividade e a internet pra hospedar e disponibilizar programas, recursos e informações pros usuários da rede. Com isso, este poderá acessar estes recursos de qualquer lugar.
Além de permitir ao usuário utilizar computadores, tablets e smartphones pra acessar os recursos, a cloud computing não necessita de computadores pessoais ou redes locais, ampliando assim a sua utilização.
Dessa forma, a computação em nuvem são aqueles serviços que não necessitam da instalação de nenhum tipo de software pra funcionar. Só pra exemplificar, veja alguns destes serviços com mais utilizados na atualidade:
- Netflix;
- Spotify;
- Google Docs;
- Locaweb;
- Airbnb.
Com os exemplos acima, é possível notar que a cloud computing já está muito presente no dia a dia. Além disso, estas ferramentas e serviços necessitam apenas de um navegador e internet de qualidade pra funcionarem.
Para que serve a computação em nuvem?
https://www.pexels.com/pt-br/foto/computador-area-de-trabalho-desktop-maos-6889196/
Depois de conhecer alguns dos recursos que são resultados da cloud computing, fica mais fácil entender pra que serve esta área da computação. Afinal, a nuvem trouxe uma série de vantagens pra computação tradicional.
Por exemplo, considere o modelo tradicional de computação. Nesse modelo, as empresas precisam investir em hardwares, sistemas operacionais, softwares e downloads pra conseguir utilizar uma simples aplicação.
Por sua vez, a cloud computing acaba com tudo isso, uma vez que o usuário precisará apenas de conexão com a internet e um navegador pra utilizá-la. Assim, a computação em nuvem trouxe uma série de benefícios pro meio.
Uma parcela dos benefícios está relacionada com a democratização do acesso à informação. Além disso, a computação em nuvem inovou a experiência de profissionais que utilizam recursos tecnológicos. Veja suas vantagens:
- Redução de custos com infraestrutura;
- Acesso remoto;
- Centralização de informações e serviços;
- Adequação às demandas da empresa.
Redução de custos com infraestrutura
Como já foi destacado, a redução de custos com infraestrutura é um dos maiores benefícios da cloud computing em relação aos modelos tradicionais de computação, que ainda são muito utilizados.
Os modelos tradicionais de computação necessitam de uma ampla gama de serviços, como a aquisição e instalação de softwares e hardwares. Além disso, estes modelos possuem muitos custos com manutenção.
Por sua vez, a cloud computing não possui nenhum destes cursos, visto que o software estará armazenado em uma nuvem. Com isso, a redução de custos é uma grande vantagem da computação em nuvem e justifica a sua importância.
Acesso remoto
Outra vantagem competitiva da cloud computing em relação aos modelos tradicionais é o acesso remoto às informações e serviços. Com a pandemia de Covid-19, o acesso remoto demonstrou toda a sua importância.
Considerando apenas a computação tradicional, o profissional teria que se deslocar até o local de trabalho pra acessar uma informação do banco de dados ou software. Já na cloud computing, isso não é necessário.
Assim, esse é um excelente diferencial da computação em nuvem e permitiu a continuação de trabalhos de forma remota mesmo após o final da pandemia. A velocidade de acesso também é um diferencial importante.
Centralização de informações e serviços
A centralização de informações e serviços é mais uma vantagem competitiva da computação em nuvem. Afinal, com este modelo de computação, as informações e serviços são disponibilizados em um único lugar!
Esse tipo de centralização é interessante, uma vez que permite ao usuário acessar todas as ferramentas em um único espaço, sem a necessidade de se deslocar pra outros setores e departamentos pra utilizar uma ferramenta.
Além disso, a centralização da cloud computing facilita a atualização de servidores, usabilidade da plataforma no geral, realização de backups e também as medidas de segurança pra proteção de dados.
Adequação às demandas da empresa
Por fim, a computação em nuvem permite à empresa se adequar rapidamente às suas demandas. Nos modelos tradicionais, uma demanda alta e repentina iria gerar um gargalo, que traria dificuldade pra ser solucionado.
Além disso, após o atendimento da demanda, os softwares e equipamentos adquiridos pra solucionar este gargalo seriam pouco utilizados, representando um gasto não eficiente e que não será devidamente aproveitado.
Já com a cloud computing, a empresa poderá aumentar a quantidade de serviços e recursos de acordo com a sua demanda. Da mesma forma, será possível reduzir este uso assim que deixar de ser necessário.
Como funciona a computação em nuvem?
https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-de-camisa-preta-sentado-atras-da-mesa-com-computadores-2102416/
A cloud computing funciona através de um servidor remoto, que é utilizado pra conectar os computadores dos usuários aos recursos centralizados. Ou seja, o usuário poderá acessar estes recursos de qualquer lugar do mundo.
Em relação ao servidor, a empresa ou usuário poderá escolher entre três tipos de nuvens da cloud computing, que possuem vantagens e aplicações diferentes, cuja escolha depende de fatores como custo, disponibilidade do serviço, desempenho e expectativas.
Nuvem pública
Em primeiro lugar, a nuvem pública é a opção indicada pra empresas que estão buscando o menor custo de aquisição. Nessa modalidade, os recursos computacionais podem ser adquiridos por qualquer pessoa ou empresa.
Nas nuvens públicas, os servidores,softwares e armazenamento estão disponíveis na web, e são compartilhados de forma simultânea com os usuários. Apesar disso, cada usuário possui uma área própria e separada.
Nesse modelo de nuvem, o usuário será o responsável pelas ações relacionadas à nuvem, como envio de arquivos e uso das ferramentas. Assim, o provedor será responsável pela manutenção e segurança dos recursos.
Nuvem privada
Em seguida, as nuvens privadas possuem uma aplicação direcionada pras necessidades da empresa, o que gera um custo maior em relação ao modelo anterior. Nesse caso, a infraestrutura fica no domínio interno da empresa.
A nuvem privada permite um direcionamento voltado pra realidade da empresa. Ou seja, a empresa poderá personalizar funções e acesso aos recursos, assim como restringir o acesso aos funcionários e parceiros.
De forma geral, as nuvens privadas são desenvolvidas pra organizações que necessitam de uma maior segurança e proteção de dados. Por exemplo, a nuvem privada é aplicada em instituições financeiras e governamentais.
Nuvem híbrida
Por fim, a nuvem híbrida pode ser compreendida como uma união das duas nuvens anteriores. Ou seja, essa modalidade permite aos usuários compartilhar dados e softwares entre os dois tipos de nuvens anteriores.
As nuvens híbridas são muito utilizadas em diversas empresas, uma vez que possibilitam a utilização de recursos de forma pública, ao mesmo tempo em que restringem dados e recursos importantes pra empresa.
Serviços oferecidos pela computação em nuvem
A cloud computing oferece, dentro dos tipos de nuvens apresentados acima, uma série de serviços e ferramentas pras empresas. Diante disso, três modelos de serviço se destacam e possuem siglas conhecidas no mercado.
Software como serviço — SaaS
Os modelos de serviço mais conhecidos da cloud computing são os softwares como serviço, representados pela sigla SaaS. Esse modelo de serviço permite a utilização de um software na nuvem, sem a necessidade de adquirir licença.
No entanto, a versão sem licença normalmente apresenta recursos limitados. Assim, o usuário poderá adquirir um plano pago, que possui uma taxa fixa e disponibiliza todos os recursos do pacote adquirido pelo cliente.
Nessa modalidade, a empresa acessa o software pela internet, sem as preocupações com instalação, configuração e licenciamento dos programas. Atualmente, softwares ERPs e CRMs são muito utilizados neste modelo.
Infraestrutura como serviço — IaaS
Em seguida, a cloud computing oferece mais um modelo de serviço interessante, que é a infraestrutura como serviço (IaaS). Na IaaS, as empresas alugam recursos de infraestrutura, como servidores, data centers e hardwares.
Assim, a infraestrutura como serviço traz um dos maiores benefícios da cloud computing, que é a escalabilidade. Ou seja, a empresa poderá alugar somente o que for necessário pra atender a sua demanda.
Portanto, em meses com demanda maior, a empresa poderá alugar uma quantidade maior de recursos. Ao mesmo tempo, em épocas com menor demanda, os custos com aluguel serão reduzidos, evitando recursos parados.
Plataforma como serviço — PaaS
Por último, a plataforma como serviço é outra aplicação importante da cloud computing. Nessa modalidade da computação em nuvem, os clientes podem contratar um ambiente de desenvolvimento sob demanda.
Com isso, o cliente terá em seu ambiente de desenvolvimento ferramentas pra criação, modificação e otimização dos seus recursos. A PaaS também inclui recursos interessantes pros usuários, como:
- Sistemas operacionais;
- Sistemas de gerenciamento de banco de dados;
- Serviços de business intelligence;
- Ferramentas de desenvolvimento.
Portanto, esse modelo de serviço da cloud computing permite ao cliente focar exclusivamente no desenvolvimento das suas ferramentas, uma vez que toda a infraestrutura necessária será de responsabilidade do provedor.
Atuação de um profissional de cloud computing
Após conhecer as principais áreas e serviços da cloud computing, fica fácil compreender quais são as atribuições de um profissional da área.
Construção e manutenção de data center
De uma forma simplificada, um data center é uma instalação física, utilizada pelas empresas pra hospedar seus softwares e dados. Sendo assim, o profissional de cloud computing pode atuar nestas aplicações.
Pra isso, o profissional poderá atuar por uma empresa, no caso de nuvens privadas, ou prestando serviço pra outras empresas, como ocorre pras nuvens públicas. Em ambos os casos, seu papel é fundamental.
Com a computação em nuvem, um data center assumiu papel de destaque em uma empresa, abrigando quase tudo o que é necessário pro seu funcionamento. Assim, o responsável pelo data center também se valoriza.
Administração de banco de dados
Outra atuação importante de um profissional de cloud computing é a criação de banco de dados em nuvem. Os bancos de dados já são velhos conhecidos das empresas, mas a sua implementação na nuvem é considerada recente.
Com isso, o profissional da computação em nuvem atua na criação, implementação e divulgação do acesso ao banco de dados através da nuvem, pra que os usuários possam encontrar as informações de qualquer lugar.
Além disso, um profissional de cloud computing pode atuar na criação e utilização de um banco de dados como serviço (DBaaS), disponibilizando acessos ao serviço por meio de assinaturas.
Criação e implementação de softwares em nuvem
Por fim, mais uma área importante de atuação dos profissionais de cloud computing é a criação e implementação de softwares em nuvem. Essa área também abriga muitos profissionais do setor e são indispensáveis!
Afinal, toda a infraestrutura e manutenção da computação em nuvem só será necessária se existirem aplicativos e softwaresem nuvem pra utilização. Com isso, o profissional de cloud computing possui mais uma área de atuação.
Por fim, vale ressaltar que além das possibilidades de atuação destacadas acima, o profissional de cloud computing também pode escolher diversas outras carreiras. Inclusive, o profissional pode atuar na gestão destas nuvens!
Mercado de trabalho da área
Não há como falar de uma área de atuação sem mencionar o mercado de trabalho. Pra cloud computing, o mercado de trabalho está em pleno desenvolvimento, necessitando de cada vez mais profissionais.
Entender esse crescimento é tarefa fácil. Afinal, a cloud computing traz pras empresas uma redução de custos e preocupações com a infraestrutura e serviços importantes.
Além disso, a utilização em nuvem de serviços e recursos possibilitam o uso remoto, além de trazer escalabilidade pros negócios. Ou seja, uma grande facilidade pra se adaptar às demandas de clientes.
Apesar de a área se mostrar promissora há alguns anos, a pandemia de Covid-19 fortaleceu muito a cloud computing, em função da possibilidade de acesso remoto e contenção de gastos, que foram fundamentais no momento de crise.
Depois deste fortalecimento, a computação em nuvem continua com ótimo crescimento, e a expectativa dos especialistas em mercado é que haja uma grande migração de profissionais de TI pra cloud computing.
Por fim, vale a pena destacar que o mercado de trabalho está em busca de profissionais capacitados e especialistas em cloud computing. Ou seja, uma graduação na área de computação é importante, assim como uma pós.
Qual a importância da especialização na área?
Apesar de todo o crescimento da área e da alta demanda por profissionais, o mercado de trabalho está em busca de pessoas qualificadas. Ou seja, especialistas em projetos de cloud computing e afins.
Assim, pra que você possa se destacar neste mercado interessante, se tornar um especialista na área é fundamental. Com isso, uma pós-graduação na área trará a qualificação requerida pelo mercado.
Profissionais formados em tecnologia da informação, ciência da computação, sistemas pra internet e profissionais de outras áreas que desejam atuar com cloud computing, devem realizar uma pós-graduação na área.
A pós-graduação em cloud computing trará a formação técnica necessária pra atuar na área, desenvolvendo ferramentas e projetos específicos. Além disso, o especialista aprenderá toda a gestão necessária pra comandar uma equipe.
Aprimore suas técnicas com a Pós-Graduação Descomplica!
Depois de conhecer tudo sobre a cloud computing, que tal aprimorar seus conhecimentos na área e adquirir habilidades administrativas pro desenvolvimento da sua instituição? Saiba tudo sobre a Pós Descomplica!
Com a Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing do Descomplica o profissional estará apto a liderar projetos relacionados com a computação em nuvem. Ou seja, o profissional se torna um especialista na área.
Quanto ganha o profissional?
Precisa de uma motivação pra realizar uma pós-graduação na área? Se a resposta for sim, o salário pros profissionais dessa área certamente irá motivá-lo! Afinal, o valor está bem acima da média nacional!
De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Brasileiro em agosto de 2021, o salário médio pro cargo de gerente de projetos de tecnologia da informação era de R$ 9.509,52.
Além disso, esta é apenas uma das áreas nas quais os profissionais especialistas em cloud computing podem atuar. Por fim, é importante ressaltar que os valores variam de acordo com a experiência, região e empresa.
Grade curricular
A Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing do Descomplica é formada por três módulos. Esses três módulos resultam em uma carga horária total de 390h, com 13 disciplinas no total.
O primeiro módulo possui uma disciplina e 30h a mais do que os demais. Ou seja, o módulo 1 é formado por cinco disciplinas com 30h de carga horária, totalizando 150h. A seguir, você encontra cada uma destas disciplinas:
- Gestão de Tempo;
- Projeto de Vida;
- Coaching e Planejamento de Carreira;
- Governança e Qualidade de Dados;
- Da Iniciação ao Orçamento do Projeto.
Em seguida, o módulo 2 é composto por um total de quatro disciplinas, com 30h de carga horária, totalizando 120h. Assim, o segundo módulo é composto pelas seguintes disciplinas:
- Storytelling;
- Segurança e Privacidade;
- Redes de Comunicação, Protocolos e Roteamento;
- Qualidade, Recursos, Comunicação e Riscos do Projeto.
Por último, o módulo 3 possui a mesma carga horária do módulo anterior e o mesmo número de disciplinas. Dessa forma, o último módulo desta pós-graduação é composto pelas matérias:
- Computação em nuvem;
- Execução, Controle e Encerramento dos Projetos Ágeis;
- Plataformas de Software na Nuvem pra Internet das Coisas;
- Segurança em Infraestrutura de Redes e Computação Móvel.
Qual a duração do curso?
Como destacado, a carga horária total pra Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing é de 390h. Pra concluir esta carga horária, o aluno terá até um ano. Ao concluir todas as matérias, será possível emitir o certificado.
Apesar disso, o prazo mínimo pra concluir o curso é de seis meses. Ou seja, mesmo os alunos que concluírem o curso antes desse prazo mínimo só poderão solicitar o certificado a partir de seis meses.
O aluno também poderá cursar as disciplinas na ordem que julgar conveniente. Porém, é fortemente recomendado que você siga o cronograma dos módulos, que foi desenvolvido pra seu melhor aproveitamento da pós-graduação!
Para quem serve o curso?
A Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing é recomendada pra aqueles que desejam se aprimorar em técnicas de estruturação de informações, que são fundamentais dentro da computação em nuvem.
Ao longo do curso, o aluno ampliará seus conhecimentos no assunto, através de ferramentas tecnológicas de gestão e armazenamento de dados.
Assim, além de atuar no desenvolvimento de soluções em cloud computing, o profissional também poderá trabalhar com a gestão e administração destes projetos, realizando atividades administrativas dentro da instituição.
Dessa forma, a cloud computing é uma das áreas mais promissoras do país, e possibilita a atuação na criação e desenvolvimento de diversos modelos de serviços, como os SaaS, IaaS e PaaS.
Como esses serviços trazem benefícios pras empresas, a demanda é cada vez maior. Assim, essa demanda aquece o mercado de trabalho da área, que necessita de profissionais de cloud computing e especialistas no segmento.
Pra ser um especialista na área de computação em nuvem, a Pós-Graduação em Projetos de Cloud Computing da Faculdade Descomplica é uma ótima escolha, tornando-se referência em uma área em pleno desenvolvimento!
Conheça a nossaPós-Graduação em Projetos de Cloud Computing e entre de vez em uma profissão que só cresce! Que tal?