Blog Descomplica
Mulher de óculos, sentada em um sofá procurando como usar o linkedin em um notebook

Como usar o LinkedIn: resumimos tudo o que você precisa saber

O LinkedIn é uma rede social focada na conexão entre profissionais e networking. Veja como usá-lo também para buscar vagas!

Atualizado em

Compartilhe

O LinkedIn é uma rede social totalmente focada em estimular a conexão entre profissionais e facilitar o processo de seleção de profissionais. Nele, o usuário faz networking e, por isso, vale a pena saber como usar o LinkedIn para extrair o melhor resultado e turbinar a sua carreira.

Uma das principais dicas para usar o LinkedIn é adicionar pessoas com quem você já trabalhou, colegas de trabalho e profissionais com quem gostaria de trabalhar. Além disso, é possível criar pontes com empresas, que usam a plataforma para contratar novos funcionários. 

Dá uma olhada no passo a passo de como usar o LinkedIn e extrair o máximo dessa super rede social! 

Antes de mais nada, entenda qual é a finalidade do LinkedIn 

O LinkedIn foi lançado em 2003 e, hoje, conta com mais de 645 milhões de usuários mensais! Voltado a carreiras, ele permite que usuários se conectem, façam networking e compartilhem conteúdo com outros profissionais.  

Para as empresas, o LinkedIn ajuda a divulgar vagas e a recrutar os melhores profissionais. 

Atualmente da Microsoft, a rede social lucra com ferramentas para recrutadores, além das assinaturas dos usuários Premium, que pagam para ter acesso a mais funcionalidades.

Como funciona o LinkedIn?

Foi-se o tempo em que se enviavam currículos de papel, participando de processos seletivos presenciais intermináveis. Agora, a tecnologia permite que redes como o LinkedIn facilite o processo de busca de vagas, recrutamento de candidatos e criação de uma rede de contatos.

O LinkedIn é uma plataforma bastante fértil para a exposição do perfil de um profissional, sua experiência e conhecimentos.

Nele, o usuário faz o cadastro e consegue registrar toda sua carreira, podendo se conectar com colegas de profissão e, ainda, publicar artigos sobre os assuntos que domina ou estuda. 

Empresas que buscam candidatos podem fazer um verdadeiro “Raio-x” do perfil da pessoa, verificando se o perfil está de acordo com o que buscam. Em caso positivo, é possível fazer uma oferta direta ou convocar o usuário para um processo seletivo mais específico.

Como usar o LinkedIn: 10 dicas importantíssimas

Quer saber como usar o LinkedIn para encontrar emprego e fazer networking? Se liga nas nossas dicas!

  1. Abra a sua conta e crie o seu perfil

O primeiro passo para usar o LinkedIn é se cadastrar na rede social. Para isso, acesse a página oficial do LinkedIn e crie o seu perfil preenchendo os campos.

  1. Pesquise outros usuários para ver como eles preenchem o perfil

Dê uma olhadinha no perfil de outros profissionais que você conheça ou admire. Vale conferir nas informações que eles colocam, como é a foto, que tipo de conteúdo postam, etc. Toda inspiração, neste momento, é importante.

  1. Preencha o seu perfil da maneira mais completa possível

A gente sabe que preencher cadastros em sites pode ser algo um pouco chato, mas lembre-se de que o LinkedIn será o seu cartão de visitas para recrutadores. Você precisa destacar seus pontos fortes, mostrar o que está fazendo e quais são seus objetivos. Isso pode fazer toda a diferença em um processo seletivo. 

  1. Fortaleça sua reputação: certificados e recomendações são valiosos

Destacar as certificações que você possui é uma forma de se destacar na busca pelas melhores vagas de trabalho no LinkedIn. É preciso colocar tudo ali: certificados, cursos de línguas, habilidades, trabalho voluntário, pós-graduação, etc.

Aqui, na Descomplica, a gente tem uma série de cursos livres online, cursos de graduação e pós-graduação pra você turbinar seu LinkedIn, sabia? Tem coisa pra caramba e por um precinho maneiro. Dá uma olhada!

Existem testes de competência oferecidos pelo próprio LinkedIn

O LinkedIn oferece vários testes de competência pra você fazer e ir aprimorando o seu perfil. A partir daí, consegue vários certificados e pode colocar tudo no seu perfil. O recurso LinkedIn Learning é uma forma bem legal de mostrar o que você sabe fazer e de ser reconhecido no mercado.

  1. Se estiver em busca de emprego, coloque isso no seu perfil

Sabia que quem está à procura de emprego no LinkedIn pode usar um código para que recrutadores enxerguem o seu perfil?

No botão de personalizar seus dados no LinkedIn, acesse a funcionalidade #opentowork e habilite este recurso. Desta forma, recrutadores saberão que você está disponível. 

  1. Siga empresas que te interessam 

Quer trabalhar em uma empresa dos sonhos ou acha que determinada organização tem tudo a ver com você? Comece a seguir o seu perfil no LinkedIn! Ali, ela certamente postará novidades, vagas e oportunidades de conhecê-la melhor. 

Conecte-se com profissionais de cargos e empresas que te interessam

Não tenha vergonha de enviar um pedido de conexão a alguém que você admira. Profissionais de cargos ou empresas que te interessam podem servir de inspiração e até mentores na sua trajetória profissional. Faça uma busca com o cargo que você deseja e dê uma olhada no perfil de algumas pessoas pra se inspirar. Vale a pena!

  1. Faça parte de grupos da sua área

O LinkedIn é um território cheio de grupos para trocar de conhecimento e experiências. Busque por grupos do seu interesse e seja um membro para acompanhar novidades, tendências e até vagas. 

  1. Não tenha vergonha de fazer publicações: seja visto!

Você domina algum assunto ou achou algo interessante para a sua rede de contatos? Compartilhe no seu perfil. 

É claro que bom senso é fundamental e você não deve exagerar nas postagens, mas, tendo cuidado com o bom português e sabendo dosar, é uma boa ideia postar no LinkedIn para atrair a atenção de profissionais e recrutadores.

  1. Fique de olho em quem está visitando o seu perfil

O LinkedIn avisa quem visitou seu perfil, sabia? Vale a pena ficar sempre de olho nessas pessoas, que podem estar à procura de um profissional da sua área. Ou, ainda, podem ser ótimos contatos profissionais para te ajudar na carreira. 

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego

Além de colocar o selo #Opentowork no seu perfil, há outras formas de conseguir emprego no LinkedIn.

– Compartilhe seus interesses com recrutadores

O LinkedIn tem uma opção nas configurações para alterar o compartilhamento de interesses com recrutadores. Esta é uma importante ferramenta para o algoritmo incluir seu perfil nas pesquisas de candidatos.

– Crie alertas de vaga para empresas

Sabia que uma empresa pode escolher buscar candidatos que já tenham demonstrado interesse nela dentro da rede social? Parece aquele tradicional envio de currículo, em que você demonstra interesse em trabalhar ali. Você pode fazer isso diretamente no perfil da empresa, clicando em Vagas > Criar alerta de vagas.

– Crie alertas de vagas para cargos

Você tem algum cargo de interesse? Crie um alerta para receber novas vagas abertas para um determinado cargo. Você faz isso buscando seu cargo desejado na aba Vagas, no topo da página. Ao achá-lo, marque ativo para Alerta de vagas.

– Use palavras-chave no perfil

Pense em como uma empresa buscaria um profissional que se adeque a uma vaga. Coloque essas informações no seu perfil e use palavras-chave estratégicas.

Considerando que todas as informações de currículo já estejam atualizadas (experiências anteriores, formação, cursos, projetos, etc.), insira bons títulos e resumo. Quem é você, o que fazer de melhor? Tudo curtinho e direto pra chamar a atenção.

O que significa “aplicar no LinkedIn”?

Você pode aplicar no LinkedIn pra se candidatar a uma vaga de trabalho diretamente pela plataforma. Depois de clicar em Candidate-se, sua inscrição é preenchida automaticamente usando seu perfil do LinkedIn, incluindo seu nome e posição atual.

Gratuito, o recurso conecta empresas e profissionais e facilita o processo de recrutamento. Veja como você pode usar seu perfil no LinkedIn.

E aí, tá pronto pra usar o LinkedIn?

Siga acompanhando o blog Descomplica e conheça nosso perfil no YouTube para aprender cada vez mais dicas úteis. 

A gente se preocupa com o estudante em todas as fases da sua jornada acadêmica e, por isso, fazemos questão de compartilhar conhecimento para você se sentir pronto em todas essas fases!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você