Blog Descomplica

Como fazer metas de estudos alcançáveis nesse ano novo?

Mais um ano se inicia em breve e, com ele, planos e metas de estudos. Pra que eles não sejam esquecidos, é importante focar esforços para alcançá-los.
porDescomplica| 30/12/2020

Compartilhe

Metas de ano novo: quase todo mundo as tem. Comprar uma casa, trocar de emprego, estudar pra passar no vestibular… O problema é que, com o passar do tempo, esses objetivos acabam ficando pra trás e você não os concretiza. Se em 2021 você quer que as coisas sejam diferentes, vale a pena criar metas alcançáveis!

Quando você define um objetivo sem metas anda no escuro, ou seja: você sabe que precisa chegar a algum lugar, mas não sabe exatamente como. Aí acaba andando em círculos e tem menos chances de atingir esse alvo. Nos estudos funciona exatamente da mesma forma – é preciso criar metas e executá-las.

Quer entender como traçar metas de ano novo para os estudos? O Descomplica te ajuda!

Como criar metas de estudos alcançáveis neste ano

1. Trace metas diárias no processo de estudo

Quando você sabe o que fará no dia fica muito mais simples de se organizar e planejar o conteúdo de estudos. Além disso, é mais provável que você cumpra esse cronograma, pois tem tudo organizado e consegue poupar energia.

Monte um cronograma com a aula que você pretende ver naquele dia, quantas questões deve resolver e os assuntos que precisam ser revisados. E tente cumprir tudo o que estiver escrito ali (por isso ele deve ser real e não o que você gostaria de cumprir).

2. Pense em metas de curto prazo

Depois de estipular o que você fará a cada dia, pense no que deve ser feito por semana. Quantas questões você precisa resolver? Quantas aulas de cada disciplina deve assistir? Há resumos e revisões?

Com esse ritmo, você monta uma planilha de estudos e traça metas de média e longo prazo para os seus estudos. 

3. Entenda e respeite os seus limites

Não adianta colocar em uma planilha a meta de fazer 50 questões por dia se você sabe que isso não será possível. É importante saber e respeitar seus limites, entendendo quanto tempo leva para assistir a uma aula, fazer redação, ler apostila e responder às questões.

Assim, você pode criar metas de curto, médio e longo prazo com informações reais, conhecendo seus próprios limites. Se sentir que ficou leve demais, aperte um pouco o cronograma e, se perceber que colocou muitas tarefas, vá ajustando conforme a sua necessidade.

4. Pense em metas factíveis

É preciso respeitar seu bem-estar e saúde no momento de estudar. Então, conheça seus limites antes de estabelecer um cronograma de oito ou dez horas de estudos. Isso pode funcionar para um colega, mas, para você, a solução pode ser outra.

Provavelmente, se exceder o seu limite, ficará muito cansado e não conseguirá cumprir o cronograma. Isso gerará frustração e evitará que você cumpra o cronograma. 

Sabia que cerca de 79% de todas as metas definidas para o ano novo são abandonadas antes do Carnaval? Isso é o que aponta um levantamento feito pela International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Apenas 21% das pessoas conseguirão cumprir seus propósitos, segundo o estudo.

Você não pode fazer parte desse grupo de jeito nenhum! Então, conte com alguém pra te dar uma força nos estudos e definição de metas de estudos para 2021. 

Temos os melhores professores, uma metodologia top e plataforma que te dá todo o suporte pra você estudar quando, onde e como quiser – mas sempre com foco no cronograma, é claro!

O Descomplica é especialista nisso e tem cursos preparatórios para vestibular, Enem e muito mais! Dá uma olhada!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica