Ambas são identificadas popularmente como formas de governo ligadas às elites. Embora sejam de fato modelos governamentais, elas também podem estar ligadas a existências de grupos específicos.
Parece difícil, né? Mas relaxa que não é difícil não. A aristocracia e a oligarquia estão sim ligadas e possuem significado em comum. Entretanto existem aspectos que as diferenciam e que podem ser difíceis de identificar. Mas nada é impossível, vem que vem.
O que é aristocracia
Palavra de origem grega, significa literalmente o “governo dos melhores”. Ou seja, os elegíveis para governar eram aqueles que possuíam maior conhecimento político e filosófico. Além disso, era necessário ter a virtude de liderar pensando no bem comum.
Platão e Aristóteles eram defensores da aristocracia porque entendiam que não necessariamente esses aristocratas precisavam ser ricos. Mas, por serem intelectualmente capacitados, poderiam governar de forma mais justa e para o povo.
Com o passar do tempo, essa palavra ganhou um novo significado. Aristocracia passou a ser concebida como um grupo que possui algum tipo de privilégio. Como por exemplo, a nobreza e as elites urbanas. Por isso, muitas vezes ela será vista como o grupo que dá suporte aqueles que estão no poder. A palavra em si virou sinônimo de uma classe privilegiada.
O que é oligarquia
Também de origem grega, a palavra oligarquia significa o “governo de poucos”. É um modelo de governo onde um seleto grupo exerce o poder. Essa pequena parcela possui algum tipo de vínculo em comum, como por exemplo: família, partido político e classe social.
Mas nem sempre foi assim. Lá na Grécia Antiga, a oligarquia significava o governo da alta sociedade. Ou seja, aqueles que eram mais abastados economicamente. Que governavam a fim de garantir seus interesses, sem preocupação com as necessidades do povo.
O fato é que tanto lá na antiguidade grega quanto atualmente, a palavra oligarquia tem um caráter negativo. Principalmente por estar ligado ao fato de um pequeno grupo exercer o poder a fim de manter os seus privilégios.
Diferença entre aristocracia e oligarquia
Pelo próprio significado das palavras é possível perceber que ainda que sejam utilizadas como sinônimos possuem sentidos diferentes. Com o passar do tempo as pessoas se apropriam dessas concepções e vão modificando seus significados.
A princípio a aristocracia não estava ligada necessariamente à riqueza material, mas sim às posses intelectuais. Já a oligarquia estava ligada a um grupo favorecido economicamente. Atualmente os significados são usados da seguinte forma:
Aristocracia | x | Oligarquia |
Grupo social baseado em algum tipo de privilégio | Organização política e social que se mantém no poder a fim de garantir seus privilégios |
Observação: É importante compreender que ambos são vistos como sinônimo e não há mal algum nisso. Mas existe uma diferença real.
Exemplos
De 1894 até 1930 o país viveu sob o jugo de uma República Oligárquica. As oligarquias de São Paulo e Minas Gerais alternavam no poder a fim de garantir seus privilégios e proteger seus interesses. Tal fato histórico ficou conhecido como a “política do café com leite”.
A oligarquia pode ser constituída por um partido político que fica muito tempo no poder. Pode ser uma corporação que domina o setor bancário. Ou seja, está ligado à concentração de poder nas mãos de um grupo com características em comum.
Já o exemplo mais famoso (e bota famoso nisso) da aristocracia é a Família Real Britânica. A rainha não possui nenhum poder efetivo, mas faz parte de uma classe privilegiada que possui sua própria hierarquia.
No Brasil, nós temos o caso famoso da aristocracia rural. Pessoas que possuem extensões absurdamente grandes de terra e que através dela ganhou algum tipo de título nobiliárquico. Essas entregas de título eram muito comuns durante o império. Foi utilizada pelos imperadores como forma de angariar apoiadores.
Oligarquia x Plutocracia
Falou-se tanto sobre um governo comandado pelas classes economicamente favorecidas, né? E de fato existe um nome específico para isso: plutocracia. Que nada mais é do que o modelo de governo onde as classes com mais capital financeiro comandam.
É muito comum ver essa confusão entre oligarquia e plutocracia, mas elas não são a mesma coisa. Na oligarquia não necessariamente vai estar no poder quem pertence a elite econômica (ainda que seja difícil de acontecer).
Agora que já fizemos esse rolê, que tal relembrar alguns aspectos importantes?
- São significados parecidos, mas não iguais.
- Aristocracia = “governo dos melhores”.
- Oligarquia = “governo de poucos”.
- Plutocracia = governo onde o poder está concentrado nas mãos das classes mais ricas.
- O termo aristocracia é comumente visto como sinônimo de nobreza.
- O termo oligarquia normalmente é utilizado com uma conotação negativa.
Falou de Enem e vestibular, falou Descomplica! Temos os melhores cursinhos pra você dar aquele grau na sua vida de estudante e conseguir uma vaga numa faculdade topíssima! Vem com a gente!