Já foi pego caindo em muitas propagandas de Black Friday hoje? Listamos alguns assuntos que você precisa dominar antes de sair por aí fazendo o louco da promoção.
1. Juros Compostos
Nunca se esqueça de pagar seu boleto do cartão de crédito e nunca entre no cheque especial do banco, pois o sistema de juros sobre juros é cruel e uma pequena dívida pode virar uma dívida astronômica em pouco tempo. A fórmula de juros compostos é calculada por:
2. Porcentagem
Fique atento aos descontos dados na Black Friday. Muitas lojas aumentam o preço semanas antes para poder anunciar um super desconto no dia. Lembre-se que se o produto tiver um aumento de x% e em seguida um desconto também de x%, o cliente que o compra está pagando apenas um pouco mais barato que o valor original. Quer ver um exemplo? Um smartphone custa R$1000,00 e a empresa aumenta 20%, ele passa a custar R$1200,00, certo? Aí chega a Black Friday e a loja oferece um desconto de 20% no produto. Oras, 20% de 1200 é 240. Ou seja, o produto está custando R%960,00. Quase o mesmo preço que o original.
3. Estatística
Comparar preços fica muito mais fácil se os analisarmos através de uma tabela. Se quisermos comprar muitos itens, fica mais fácil ainda. Sabendo que quanto mais coisas você compra numa determinada loja virtual, mais barato é o frete, vale muito a pena comprar tudo numa mesma loja e pagar apenas um frete! Para saber qual a loja oferece maior vantagem média, é preciso fazer a média aritmética dos produtos que se deseja comprar. Lembrando que média aritmética é:
X = (X1 + X2 + X3 + … + Xn)/n
4. Análise Combinatória
São muitas ofertas e você precisa muito comprar tudo para se recompensar pelo árduo ano de estudo. Mas você não tem dinheiro para tudo que deseja. De quantas maneiras você pode arrumar seu carrinho virtual? Vamos a um exemplo: imagine que você tem uma lista com 10 itens, mas só vai poder levar 4. Através da Análise Combinatória, você pode saber quantas listas diferentes podem ser feitas com esses 4. É uma combinação de “10 tomados 4 a 4”. Combinação é:
Cn,p = n!/p!.(n – p)!
5. Probabilidade
Durante a Black Friday, diversos sites travam por terem muitos acessos simultâneos. Mas, como as pessoas costumam estar dormindo de madrugada, o risco de ocorrer um problema entre 0:00 e 6:00 é mínimo. Logo, a probabilidade de uma pessoa conseguir fazer uma compra sem problemas é de 25%, pois seis horas representam ¼ do dia.
Probabilidade = Evento/Espaço Amostral
6. Progressões
Os preços durante a Black Friday variam durante o dia. Muitas lojas utilizam uma sequencia lógica para fazer essa variação. Se você for esperto e estudar matemática com o Descomplica, pode identificar esse padrão e ver se mais tarde o preço vai estar mais barato ou mais caro, e se estará valendo mais a pena que o preço do concorrente.
Lembrando que as progressões podem ser aritméticas:
… Ou geométricas:
Agora sim, você está preparado para a Black Friday! Então, que tal conferir o Novembro Black no Descomplica?