Tipos de derivação

Bom dia, gente!

Hoje vou postar um pequeno resumo sobre os principais tipos de derivação, assunto que costuma ser cobrado sempre nos vestibulares do país.

Vamos lá! =P

A derivação prefixal é resultante do acréscimo de um prefixo à palavra primitiva. Exemplo: deslegal, infeliz.

A derivação sufixal é resultante do acréscimo de um sufixo à palavra primitiva. Exemplo: terraço, felizmente.

Repare que, nos caso da derivação prefixal e sufixal, a palavra existe se for retirado ou o prefixo, ou o sufixo. Exemplo:desigualdadeinfelizmente.

No caso da derivação parassintética, a palavra não existe se for retirado o prefixo ou o sufixo. Exemplo: amanhecer,enlouquecer.

Alguma dúvida? Estou aqui à disposição de vocês!

Abraços,

Diego

Continue estudando
Post do blog

Exercícios de Formação de Palavras — Questões Comentadas

Os exercícios de formação de palavras que reunimos nesse post são para que você relembre como funciona esse processo e pratique para estar preparado na hora do vestibular. Antes de tudo, vale enfatizar os dois processos principais, que são: a derivação e a composição. Além deles, existem alguns secundários, mas que também contribuem no momento da formação, como a combinação, o hibridismo, a abreviação, a reduplicação, etc.
artigo
Post do blog

Como ocorre o processo de formação das palavras?

As palavras podem ser formadas, basicamente, por dois processos: a derivação e a composição. Enquanto no primeiro partimos de um mesmo radical para formar uma nova palavra, no segundo haverá sempre mais de um radical.
artigo