Resumo: Reflexão da Luz

Olá, pessoal,

Como foram de ano novo? 2012 chegou e temos que  começar com corda total para obtermos aquele resultado positivo ano que vem! Pensando nisso, a equipe Descomplica selecionou um post show de bola sobre a reflexão da luz e cores dos objetos.  Retiramos do site Vestibulando Web! Boa leitura!

1. Introdução

Os objetos que não possuem luz própria – objetos iluminados – são vistos porque refletem difusamente a luz que neles incide. Quando iluminados por uma luz policromática, um objeto pode não refletir todos os componentes da luz incidente, absorvendo alguns deles. Assim, podemos afirmar que as cores com que vemos os objetos correspondem às cores da luz refletida por eles.

Um corpo é branco quando reflete todas as cores componentes da luz branca, e um corpo é negro quando absorve todas as cores que nele incidem.

Vivemos num mundo de cores. No entanto, devemos lembrar que os objetos coloridos que vemos ao nosso redor somente possuem essa cor porque são iluminados com luz branca: luz do Sol ou de uma lâmpada. Mas, como veríamos, por exemplo, a bandeira brasileira se ela fosse iluminada por uma fonte luminosa que emitisse somente luz monocromática verde?

Sabemos que as cores da bandeira brasileira são verde, amarela, azul e branca. Isto somente acontece quando a bandeira é iluminada com luz branca. Se a iluminação for com luz verde, teremos:

– a parte verde será vista verde;

– as partes amarela e azul serão vistas negras (um objeto amarelo ou azul absorve totalmente a luz verde);

– a parte branca será vista verde (a luz verde é uma das componentes da luz branca).

Portanto, a nossa percepção de cores depende da fonte de luz, da luz que é refletida difusamente e da sensibilidade de nossos olhos em relação à luz refletida.

Vejamos um exemplo. Consideremos que um objeto iluminado com luz branca absorva todos os seus componentes, com exceção da vermelha. Portanto, esse objeto reflete, difusamente, somente a luz vermelha e, então, para nós, esse objeto é vermelho. Se ele refletisse somente a luz azul, nós o enxergaríamos azul. Por outro lado, se ele refletisse as cores verde e vermelha, absorvendo as demais, nós o enxergaríamos amarelo (soma do verde com o vermelho).

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Refração da Luz

Dúvidas sobre Refração da Luz? Não esquenta! Com este mapa mental, você aprende tudo e ainda garante uma nota 10 na prova! 🙂
artigo
Post do blog

Refração da Luz: tudo que você precisa saber para tirar onda na prova!

Refração pode ser muito fácil! Confira!