Resumo: Eletrostática

Olá, pessoal!

Hoje a equipe Descomplica separou uma vídeo aula super interessante sobre eletrostática retirada do site. Assistam com muita atenção e até mais!

Assista ao vídeo

Transcrição:

00:00 Física

Alfredo Sotto

Resumo para o ENEM: Eletrostática – Introdução

00:15 – Vamos começar pela quantidade de carga elétrica.O nosso elétron(partícula de carga negativa), hoje em dia, é um valor conhecido mas no início dos estudos sobre essa matéria esse valor não era conhecido.

01:20 – Por definição a quantidade de carga elétrica é o número inteiro de elétrons, isto é, só vamos conseguir carregar alguma coisa se ceder elétrons( o corpo ficará negativo) ou retirar(o corpo ficará positivo).Isso são os métodos de eletrização, teremos que ver isso.

01:55 – Nessa fórmula, esse n representa o número inteiro de elétrons.Não existe meio elétron.

Q = n x e /    carga fundamental do elétrons—-> e = 1,6 x 1019

Sempre quem indicará o sinal da carga elétrica é o corpo se ele ganha ou perde elétrons

02:50 – Os três métodos de eletrização são:

Atrito – Esfregando um objeto no outro, um deles arrancará elétrons do outro.Um corpo ficará (+/-) e o outro com sinal oposto.O elétrons não desaparece, há a conservação da carga elétrica.

04:05-Contato – Encostando corpos iguais de cargas diferentes eles trocarão o excesso.Juntando um corpo que está neutro e o outro -2 Q , agora cada um ficará -1Q.Os dois ficam com o mesmo sinal.

Indução – Para fazer a indução é preciso polarizar e fazer o escoamento do excesso.Para escoar a carga normalmente se usa o fio terra.

Continue estudando
Post do blog

Lei de Ohm: 3 questões que você precisa saber para o Enem

Você sabe como Lei de Ohm cai no ENEM?
artigo
Post do blog

Curto-circuito: aprenda tudo para mandar bem na prova de Física!

Fique por dentro de tudo sobre Curto-circuito!
artigo