Plano Real e mais: 3 planos econômicos da Nova República que você precisa saber

Plano Real? Plano Collor? Confira esta lista e nunca mais tenha dúvidas sobre os planos econômicos da Nova República!

A década de 1980 foi chamada de década perdida devido à grande crise econômica do período. Com o fim da ditadura militar e o início da redemocratização, a partir de 1985, os novos governos tiveram que arrumar estratégias para frear a chamada estagflação (estagnação + hiperinflação). Para lidar com isso, criaram diversos planos econômicos.

Você sabe quais foram eles? Não?! Então você PRECISA ler essa lista!

1. Plano Cruzado (1986)

O Plano Cruzado, proposto pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro, foi a tentativa do primeiro presidente pós-ditadura, José Sarney, de lidar com a grande inflação que havia se instalado no país. A partir desse Plano, a moeda brasileira passou do Cruzeiro para o Cruzado e houve congelamento dos preços dos produtos varejistas. No entanto, o Plano acabou fracassando, dentre outros motivos, por causa do prejuízo de muitos produtores com o congelamento dos preços.

Foi por pouco! Na próxima vai dar certo…
Foi por pouco! Na próxima vai dar certo…

2. Plano Collor

No início da década de 1990, Fernando Collor de Melo assumiu a presidência também com a tarefa de controlar a inflação. Sua saída foi a criação do Plano Collor; dentre as medidas adotadas, estavam o confisco de poupança e bloqueios de aplicações, com o objetivo de diminuir a moeda circulante no Brasil. No entanto, essas medidas acabaram aumentando a insatisfação da população, a recessão e o desemprego.

Sem se desesperar!
Sem se desesperar!

3. Plano Real

Com o impeachment do presidente Collor, após diversos escândalos de corrupção denunciados no “Esquema PC Farias”, Itamar Franco, seu vice, assumiu a presidência. O Ministro da Fazenda de Itamar, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, propôs a criação de um novo plano econômico, o Plano Real. A partir de medidas como o corte de gastos públicos e a criação de uma nova moeda, o real, o Plano conseguiu finalmente estabilizar a economia brasileira e conter a inflação. O sucesso do Plano Real garantiu a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições seguintes a presidência do Brasil.

Já pode ir comemorar com os amigos \o/
Já pode ir comemorar com os amigos \o/

JÁ SABE TUDO SOBRE OS PLANO CRUZADO, PLANO COLLOR E PLANO REAL? AGORA CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM!

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Nova República

Já sabe tudo sobre a Nova República? Não? Confira este mapa mental e fique pronto para arrasar em história! <3
artigo
Post do blog

De Collor a FHC: a Nova República e as lutas contra a estagflação

O programa de Collor incluía a privatização de empresas estatais, inserindo a política neoliberal no Brasil.
artigo