Mapa Mental: Mineração no Brasil

Aprenda ainda mais mais sobre Mineração no Brasil com esse mapa mental lindo que preparamos pra você e arrase nos vestibulares e ENEM! 🙂

Mineração fez entrar no Brasil cerca de 800.000 lusos. Sua principal mão de obra foi a negra escrava. Foi somente no século XVI que aconteceram as expedições de desbravamento do interior brasileiro, as bandeiras; foi também nesse momento, devido à mineração, que o país passou por grandes mudanças, inclusive a mudança de polo para o Sudeste brasileiro, fazendo surgir e crescer cidades e desenvolvendo uma vida urbana.

1. Regimento de 1702

Toda e qualquer riqueza do solo é monopólio da metrópole. Então, para explorar os metais preciosos, era preciso autorização metropolitana. Além disso, foi criada a Intendência das Minas, podendo qualquer indivíduo se tornar minerador, desde que seja luso ou brasileiro e tenha condições financeiras.

2. Formas de Exploração

Lavras (alta lucratividade): grandes unidades de exploração aurífera, sendo a principal mão de obra a escrava

Faiscação (baixa lucratividade): pequenas unidades de extração aurífera, sendo a principal mão de obra a livre mestiça.

LEIA ESTE RESUMO NA ÍNTEGRA!

Bons Estudos! :}

Continue estudando
artigo
Post do blog

6 consequências do período de mineração brasileiro que você precisa saber para o vestibular

Entenda 6 consequências do período de mineração do Brasil, estude para o vestibular com essa lista divertida e garanta a sua vaga na universidade!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Brasil no Século do Ouro

Leia o resumo “O que caracterizou o Brasil no Século do Ouro?” e resolva os exercícios abaixo.