Como o Zé Carioca pode te ajudar a estudar sobre Cultura Nacional

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência relacionada:

C1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Habilidade relacionada:

H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

O Zé Carioca não é só um personagem importante para a sua redação, mas também para os seus conhecimentos de história. Você já ouviu falar da “política da boa vizinhança”? Essa política foi uma aproximação entre EUA e América Latina e com isso teve a criação de personagens que ajudassem a fomentar a solidariedade cultural. Com isso, temos o “nascimento” do Zé Carioca pelos Estúdios Disney e junto com esse papagaio malandro vamos estudar o Eixo Temático de Cultura Nacional.

1- Zé Carioca

Zé Carioca é um papagaio que foi criado no começo da década de 1940 pelos estúdios Walt Disney. A interpretação que foi dada ao personagem é a redução dos nativos brasileiros a tipos, desprovidos de personalidade e história, isto é, estereótipos da figura brasileira a partir de uma visão estrangeira. Sendo assim, o carioca é caracterizado como o malandro simpático e cordial, resumo do espírito brasileiro. Sempre escapando dos problemas de um jeito característico, ele deveria ser um personagem divertido, festeiro, vagabundo e preguiçoso. Bem parecido com o atual “jeitinho brasileiro”, não é?

2- Alô Amigos (1942)

Esse filme foi feito com a intenção de levar o espectador em uma viagem turística pela América Latina, junto com Pato Donald. Porém, o Brasil é um dos lugares onde nosso amigo passa mais tempo e o pato americano é levado por Zé Carioca para curtir o carnaval, cair no samba e tomar um cachaça. As marcas de identidade de um povo representadas nesse filme foram os costumes, música e culinária mas além dessas existem outras marcas de um povo, como por exemplo: idioma, esportes, artes, leis, folclore, etnias e religiões.

3- Você já foi à Bahia? (1944)

Já no segundo filme com a participação de Zé Carioca, temos em destaque a flora e fauna da região, com especial a floresta Amazônica e Pato Donald é levado por seu amigo para a Bahia, “a terra do romance, do luar e das garotas lindas” e se encanta por uma baiana chamada Iaiá, interpretada por Aurora Miranda, uma cantora brasileira famosa na época. Esses traços são o somatório de características próprias de uma nação, que forma o conceito de identidade. Sendo assim, nesse filme é mostrado algumas características próprias da identidade do Brasil.

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Cultura e Comportamento no ENEM

Leia o resumo “Como o Enem aborda os temas Cultura e Comportamento?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Política e Democracia

O ENEM está chegando e, se você quiser se dar bem, tem que mandar muito na redação! Com este mapa mental, fique por dentro de tudinho sobre Política e Cidadania 😀
artigo