Aprenda 5 características dos processos de mitose e meiose com a ajuda de Harry Potter

Com essa lista, além de se divertir, você vai aprender as seguintes Competências e Habilidades para o Enem:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Competência relacionada: Área 4 Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade relacionada: H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.

Hey! Então, garanto que todos já assistiram, leram, ou, ao menos, ouviram falar de Harry Potter. O que você talvez não saiba é que os processos da mitose e da meiose podem te lembrar algumas coisas dessa saga tão nostálgica pra muitos de nós! Vem comigo.

Não preciso nem dizer, né, galera, spoilers estão a caminho, então se você não leu os sete livros, ou não assistiu a todos os filmes, prossiga com cautela. E trate de reverter isso depois de ser aprovado no vestibular, sim? 🙂

1. O Cofre Lestrange

Muito legal, estamos falando de mitose agora. Mas… O que é a mitose?

A mitose é um processo de divisão celular, no qual a célula eucarionte vai dividir seus cromossomos entre duas células, que serão completamente idênticas a célula original.

Pense na cena do cofre. Harry precisa pegar a Horcrux, certo? Mas ele não contava com um detalhe: Todos os tesouros dentro do cofre, ao serem tocados, se multiplicariam, formando cópias idênticas, que, ao serem tocadas, se multiplicariam em cópias idênticas, que, ao serem tocadas…

Uma avalanche de ouro só pode ser ruim em uma situação dessas.
Uma avalanche de ouro só pode ser ruim em uma situação dessas.

Pensando em termos biológicos, temos isso aqui:

A primeira célula se divide em duas, que, se dividirão em duas, formando quatro, que se dividirão em duas, formando oito, que se dividirão em duas, formando…

Esse processo permite que seres unicelulares, como bactérias, se reproduzam.

2. Sete Harrys Idênticos

Ao completar 17 anos e atingir a maioridade, a proteção que Harry tinha é expirada, e esse é o momento perfeito para ele ser atacado. Como forma de evitar isso, Harry precisa de um disfarce, providenciado pelos seus amigos. Através da Poção Polissuco, basta que cada um deles beba um pouco…

E temos sete Harries, iguaizinhos.

Esse é outro paralelo que podemos traçar entre Potter e a mitose. As células originadas no processo mitótico possuem a mesma composição genética, ou seja, o mesmo número e tipo de cromossomos presentes em seu núcleo (que são 46 cromossomos na espécie humana, vale lembrar!), assim como os sete passaram a ser, para todos os efeitos, completamente idênticos!

3. Geração de Variabilidade e as Quatro Casas

Agora vamos pensar na meiose! A meiose difere da mitose em diversas coisas, e é importante citar que a diferença crucial entre as duas é o número final de cromossomos. Na mitose humana, o número final de cromossomos das duas células-filhas é 2n (diploide), ou seja, 46 cromossomos. Na meiose, no entanto, são originadas quatro células-filhas, n (haploides), ou seja, 23 cromossomos, e diferentes entre si. Essa divisão se dá na formação dos gametas, e é um importante mecanismo de geração de variabilidade genética, afinal, cada gameta difere entre si, gerando inúmeras possibilidades.

Da mesma forma, Hogwarts tem seu próprio sistema para gerar variabilidade entre os estudantes, sorteando-os em Casas. Quatro Casas, assim como as quatro células-filhas originadas no processo meiótico. 😉

4. As Lágrimas da Fênix

O Diretor Dumbledore possuía uma fênix de estimação (acho que não dá pra ser mais estiloso que isso), aves raríssimas, imortais, cujas lágrimas possuem poderes de cura extremamente eficazes, como Harry pode presenciar em primeira mão nos eventos da Câmara Secreta.

Era o mínimo, depois de ter o braço transformado em geleia NO MESMO ANO.
Era o mínimo, depois de ter o braço transformado em geleia NO MESMO ANO.

Acontece que o processo de reparação de lesões está intimamente ligado a mitose. Pense assim, uma vez que o tecido foi lesionado, as células precisam ser renovadas. Entra em ação o processo de mitose, restaurando assim o tecido com células geneticamente iguais as células perdidas na lesão. Podemos dizer então que as lágrimas de Fawkes aumentam drasticamente a velocidade do processo mitótico. 🙂

5. Crossing-Over e o Príncipe Mestiço

O crossing-over é um processo ocorrido na meiose, e é um grande responsável por aquela variabilidade genética que falamos nos itens anteriores. Mas qual é o lance?

Me acompanhe: Temos pares de cromossomos homólogos, certo?  Durante a prófase I da meiose, ocorre a quebra de pontos dessas cromátides, que em seguida trocam os pedaços. Com o esqueminha vai ficar bem mais claro:

Perceberam que o seguimento JKL passou para a cromátide azul, enquanto o seguimento jkl passou para a cromátide amarela? A sequência amarela original era GHIJKL, e a sequência azul original seria ghijkl, mas após o evento de crossing over, a sequência muda, passando a ser GHIjkl na amarela e ghiJKL na azul. Nem todas as células realizam esse processo, portanto, isso gera variabilidade entre elas.

Quando Harry cursou seu sexto ano, ele não havia comprado o livro de Poções ainda, que seria extremamente necessário para o período letivo. Então, ele pegou um livro usado emprestado, apenas enquanto esperava que o exemplar novo chegasse da Floreios e Borrões. No entanto, o livro usado continha diversas anotações úteis para as aulas, de modo que Harry ficou compreensivamente tentado a não devolvê-lo… O que ele faz então? Quando o exemplar novo chega, ele remove a capa de ambos, faz a troca e gruda novamente. Provavelmente apenas os Potterheads que leram a saga mais de uma vez lembravam disso. De qualquer forma, seria como se os livros fossem cromátides homólogas, e a capa fosse o segmento que passou pelo processo de crossing, alterando-as!

Bom, galera, é isso aí. Foi divertido relembrar Harry Potter, mas hora de deixar a magia um pouco de lado.

“Hogwarts é minha casa! Você não pode fazer isso!”
“Hogwarts é minha casa! Você não pode fazer isso!”

Até a próxima, e lembrem-se sempre: Draco Dormiens Nunquam Titillandus: nunca façam cócegas em um dragão adormecido.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Mitose e Meiose

A Biologia é uma disciplina que costuma gerar muitas dúvidas entre os vestibulandos. O assunto de hoje é a divisão celular, um dos primeiros conteúdos que aprendemos na matéria. A divisão celular é um processo que as células de um organismo passam ao longo de toda a sua vida, desde a origem embrionária até os últimos segundos de sua vida. Existem dois tipos de divisão celular chamadas de mitose e meiose.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Mitose e meiose

 Leia o resumo Como ocorrem os processos de mitose e meiose? e resolva os exercícios abaixo.
artigo