• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Recursos Humanos: salário e carreira

Ao escolher uma carreira, conhecer a remuneração é importante. Afinal, isso indica as possibilidades de crescimento. Na área de Recursos Humanos, o salário é um atrativo, pois é crescente o reconhecimento das suas contribuições pro mercado de trabalho ao elevar os resultados das empresas.

Esse movimento se dá pela percepção de que garantir a boa convivência no trabalho e acompanhar as demandas da equipe impulsiona o crescimento das organizações. Por isso, o RH é uma ótima alternativa pra quem deseja encontrar uma profissão com boas perspectivas pro futuro.

Neste post, apresentaremos informações importantes sobre a área e a carreira. Boa leitura!

Qual o salário de um profissional de Recursos Humanos? - Imagem ilustrativa de um cofre de porquinho.

Qual o salário de um profissional de Recursos Humanos?

Primeiramente, é importante saber que existem diferentes cargos na área de Recursos Humanos e que os salários podem variar. Além disso, é válido destacar que a região de atuação também interfere na remuneração.

Assim sendo, a média no início da carreira de RH é de R$ 3 mil, em funções como Analista Júnior. No entanto, pro cargo de Gerente de Recursos Humanos, que é um dos mais importantes do ramo, o salário pode chegar a R$ 45 mil

Recursos humanos salário - imagem de uma mesa vista de cima com mãos mexendo em um notebook, um caderno com uma caneta.

Qual a formação necessária para atuar na área?

Além de conhecer a projeção do salário, é essencial saber o caminho a ser percorrido pra ingressar nessa carreira. Assim, o primeiro aspecto importante é ter uma formação superior. O mais comum é realizar o curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

👉 Descubra o salário de cada profissão com o Quanto Ganha

No entanto, ele não é o único que prepara pessoas pra esse ramo. Isso porque, outras formações afins também oferecem uma boa base pra se destacar na carreira, como Administração e Psicologia. Nesses casos, fazer uma pós-graduação ajuda a adquirir os conhecimentos específicos do RH.

Similarmente, pra crescer na profissão é essencial se dedicar a outros aprendizados que interferem na carreira. Algumas formas de enriquecer seu currículo são:

  • participar de eventos;
  • realizar cursos online;
  • desenvolver suas habilidades;
  • conhecer pessoas da área.
Como é o trabalho em Recursos Humanos?

Como é o trabalho em Recursos Humanos?

A rotina de trabalho em Recursos Humanos é bastante dinâmica e envolve o contato com muitas pessoas. Muitas vezes, seu trabalho vai exigir lidar com situações delicadas, como demissões e problemas pessoais de alguém da equipe. Então, se relacionar de forma amigável é fundamental.

Por isso, é uma profissão que necessita de boa comunicação e gosto pelo trabalho em equipe. Algumas das funções desempenhadas pelos cargos de RH são:

  • recrutamento e seleção de talentos;
  • treinamento e plano de carreira;
  • avaliação de desempenho;
  • cargos, salários e benefícios;
  • segurança no trabalho e saúde dos colaboradores;
  • relação com os sindicatos;
  • ambiente organizacional.

Portanto, na área de Recursos Humanos, salário, formação e funções são informações importantes e que ajudam a traçar um plano de carreira exitoso. A dica pra obter sucesso é investir em aprendizado e buscar sempre o aprimoramento profissional, pois fará com que sua atuação no mercado se sobressaia.

👉 Confira o Guia de Carreiras sobre Recursos Humanos

Uma excelente maneira de reinventar a sua carreira é com uma graduação. Conheça o Curso de Recursos Humanos da Faculdade Descomplica e descubra como crescer com a maior plataforma de ensino online do Brasil.