Pra começar, você sabe o que é um projeto? Projeto é tudo aquilo que você faz pra alcançar um fim em um prazo definido. Sabe quais são as principais metodologias de gestão de projetos pro seu negócio? Não?
Então, vem com a gente!
O que são metodologias de gestão de projetos?
Uma metodologia de gestão de projetos é o guia pra que o seu projeto seja colocado em prática. Você sabe como um manual de instrução funciona? Então, é a mesma coisa!
Só que em vez de peças, a gente tem recursos. Ou seja, o tempo, o custo e o trabalho das pessoas precisam “se encaixar” pra ter o resultado perfeito.
Conheça 5 metodologias de gestão de projetos
Chegou a hora de conhecer melhor essas metodologias. Então, chega junto!
Kanban
O Kanban surgiu no Japão pra controlar os estoques de matéria-prima usada na produção. Dessa forma, abasteciam a matéria-prima sem precisar parar a produção.
E isso tudo era feito através de cartões coloridos que indicavam a importância de cada tarefa.
Aliás, o nome Kanban significa “cartões”. E é por meio desses cartões que a empresa coordena os seus processos de uma maneira visual e prática. Além disso, pode-se aplicar para diferentes objetivos:
- acompanhar o andamento de uma atividade;
- se comunicar melhor com a equipe;
- estabelecer prioridades;
- evitar o desperdício.
Além do Kanban, existem outras ferramentas que têm tudo a ver com agilidade. Vamos conhecer agora o método Scrum.
Scrum
Falou em Scrum, falou em agilidade. O Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos que se adapta ao ambiente. Ou seja, ele é um método flexível guiado pela mudança.
Além de tudo, aqui o cliente tem participação especial. Ele está envolvido em cada etapa do processo e o seu feedback é fundamental.
Mas não pense que só rapidez importa. Na verdade, o resultado precisa ser de alta qualidade. Todo esse trabalho em equipe tem por objetivo entregar o máximo valor e atender às expectativas do cliente.
O que mais importa vem em primeiro lugar. Aliás, esse é o lema do nosso próximo método.
CPM
Esse método também é conhecido como método do caminho crítico. Ele funciona da seguinte forma: as atividades mais importantes devem ser priorizadas.
Dessa forma, identifica-se cada etapa e define-se o seu tempo de duração. Além disso, precisamos saber qual é a sequência dessas atividades e como uma atividade depende da outra.
Sendo assim, o caminho crítico é representado pelas tarefas mais importantes e que levam mais tempo no projeto.
A sequência das atividades é a principal característica da nossa próxima metodologia. Bora, lá?
Cascata ou Waterfall
Usa-se muito o modelo cascata no desenvolvimento de softwares. Ele é mais adequado quando precisamos lidar com um projeto de maneira sequencial.
Isto é, quando uma atividade é realizada uma após a outra. Isso quer dizer que as tarefas são feitas de uma forma linear e em sequência. As atividades são organizadas de tal forma, que até parecem com o desenho de uma cascata.
Algumas vantagens desse modelo são:
- o projeto fica bem estruturado;
- as etapas são bem conhecidas;
- ideal pra projetos mais simples.
Porém, esse modelo não é o melhor pra lidar com mudanças ou riscos. Pra isso, o modelo PERT é o mais indicado.
PERT
Essa metodologia é perfeita pra conhecer os riscos do projeto. Em resumo, através do método PERT, podemos desenhar 3 caminhos possíveis pro andamento do nosso projeto:
- Otimista: mais perfeito impossível;
- Pessimista: as notícias não são nada boas;
- Provável: nenhuma surpresa, tudo tá dentro do normal.
É sempre bom conhecer todos os caminhos possíveis, não é verdade? Conhecer as principais metodologias de gestão de projetos te ajuda a escolher o melhor caminho pra sua empresa. Pode confiar!
E o melhor de tudo é que você pode escolher a metodologia mais adequada pra cada tipo de projeto. Não importa o tamanho ou a complexidade, você sempre pode contar com as melhores práticas de gestão pros seus projetos.
E então, gostou do artigo? O Descomplica está aqui pra ajudar você a se desenvolver ainda mais. Que tal conhecer o nosso curso de Introdução à Gestão de Projetos? Acesse e comece a se aperfeiçoar hoje mesmo!