Resumão
Como já foi dito de forma simplificada anteriormente, o imperador Dom Pedro I teria abdicado do seu trono pro seu filho. Foi então que o reinado teria sido lançado no Brasil. Apesar disso ter acontecido durante o ano de 1822, a corte portuguesa já teria sido mudada pra nova capital, o Rio de janeiro, durante o ano de 1808. Devido ao fato de que a corte teria se mudada, o local começou a receber grandes artistas e engenheiros que seriam responsáveis pela modernização da região, que tinha como intuito se tornar o centro comercial brasileiro. Foi então que o Rio, que hoje em dia é palco de muitos filmes e séries, começou a crescer muito! O crescimento estava em seu ápice quando no ano de 1920 houve a revolução em Portugal. Esta exigia que o rei voltasse pra assumir o seu cargo por lá. Dessa forma, ele teve que deixar o seu filho aqui pra que assumissem o Brasil e tomasse todas as decisões levando em consideração a parceria que tinha com os lusitanos. As elites que estavam no Brasil não defenderam a Revolução de Porto e argumentam que essa era apenas uma tentativa de fazer com que o rei voltasse pra lá e houvesse uma nova colonização do Brasil como antes.O receio de que poderia haver uma nova estagnação de crescimento como no começo voltou a fazer parte da rotina de muitas pessoas que aqui viviam. Os cidadãos não consideraram que Dom Pedro Segundo, que era filho do rei que voltou pra Portugal, já estava apto pra ser a pessoa que iria assumir todo o trono. Muitas pessoas chamaram ele de autoritário e anticonstitucional. Mapa mental do primeiro reinado
A equipe do Descomplica deixou abaixo um mapa mental com os principais pontos que você precisa ter em mente sobre o primeiro reinado e o que aconteceu no Brasil naquela época. Portanto, veja o conteúdo e, se conhecer algum amigo que tenha dúvidas sobre a história brasileira, compartilhe também com ele.
Exercício sobre o primeiro reinado para treinar para o Enem
(Questão baseada na UEFES) “Uma carta que teria sido enviada pra conferência do Equador afirma que Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, tinha intuito de escravizar a população brasileira. Ou seja, conseguir causar um grande desequilíbrio entre a economia brasileira e a europeia. Muitas pessoas chegaram a dizer que não faria sentido algum dar a coroa pra um estrenageiro ingrato. E que era melhor haver a votação entre as pessoas que nasceram no Brasil, que tinham conhecimento sobre a região em que morava e, assim sendo, poderiam criar alternativas cada vez melhores pra melhorar as condições de vida aqui.Durante o ano de 1824, muitas pessoas estavam se revoltando contra a atual administração do Brasil devido ao fato de que: - a) Houve a entrada do poder moderador durante o ano de 1824, que iria permitir que somente o imperador tomasse a decisão sobre as polícias brasileiras. Foi então que Dom Pedro começou a mostrar o seu lado tirano.
- b) Houve uma intensa mudança em relação ao sistema eleitoral que iria permitir que apenas os portugueses fossem escolhidos pro parlamento, mesmo depois que houve a independência do Brasil, mostrando tudo não passava de apenas uma fachada.
- c) Dom Pedro I teria acabado de uma vez por todas com a constituição do ano de 1823. Ele estaria elaborando uma nova que iria permitir que ele tivesse amplos poderes.
- d) Dom Pedro I tinha interesse em fazer a liberação da mão de obra escrava e tornar todos os negros como trabalhadores remunerados. No entanto, as classes mais altas não estavam aceitando isso porque acabariam perdendo privilégios. Dessa forma, teriam tentado derrubar o imperador.
- e) Obrigações imposta pros agricultores de vender todo o açúcar que aqui era produzido pra Europa, deixando aos brasileiros apenas com os restos e sem ter sequer o que comer.
