Equação e inequação de primeiro grau
A equação e a inequação de primeiro grau têm funcionamento semelhante. A única diferença é que as equações são expressões algébricas (apresentam pelo menos uma incógnita) com uma igualdade. As inequações, por sua vez, têm uma desigualdade.Nas equações e inequações de 1º grau o expoente da incógnita é igual a 1. Equação e inequação de segundo grau
Também tratam-se de expressões algébricas e nasinequações e equações de segundo grau, o maior expoente das incógnitas é igual a 2. Como encontrar a raiz de uma função de primeiro grau?
Não há muitos segredos em relação a esse tema. Antes de explicarmos sobre como achar é necessário entendermos o que é uma raiz de uma função. A raiz faz referência ao ponto de encontro entre uma função específica com o eixo x. Pra encontrar esse ponto só é preciso igualar o y a 0 e verificar qual o valor do x que se relaciona quando o y equivale a 0.Como encontrar as raízes de uma função de segundo grau?
As funções de segundo grau podem ter uma ou duas raízes. Pra encontrar as raízes de uma função quadrática é necessário encontrar os valores de x que fazem y ser igual a zero.Vale destacar que existem diversos métodos pra encontrar as raízes de segundo grau, como a fórmula de Bhaskara e a soma e produto. Lembre-se que as funções quadráticas apresentam a seguinte estrutura: y = ax² + bx + c. Então, pra encontrar as raízes faremos ax² + bx + c = 0.Como as funções de primeiro e segundo grau podem cair no Enem e vestibulares?
As funções do primeiro e segundo graus costumam cair de forma contextualizada no Enem. Desse modo, não é necessário decorar fórmulas. A partir de uma situação contextualizada, podendo basear-se em alguma situação do nosso cotidiano, chega-se a uma solução por meio de uma função de primeiro e segundo grau.Nos vestibulares, o tema pode ser abordado de diferentes maneiras. Há certames que cobram questões mais diretas sobre o assunto e há exames que cobram de maneira contextualizada.Vamos trazer alguns exemplos de questões resolvidas pra que você possa verificar como esses temas são cobrados nos principais certames do país.Questões sobre equação e inequação de segundo grau
1. (CEFET) Seja x o número inteiro não nulo que satisfaz a inequação: 4x < 2x + 1 ≤ 3x + 2. O valor de x² é igual a:- a) 0
- b) 1
- c) 4
- d) 9
- e) 16
3. (Unirio - RJ) A diferença entre o comprimento x e a largura y de um retângulo é de 2 cm. Se a sua área é menor ou igual a 24 cm², então, o valor de x, em cm, será:
- a) 0 < x < 6
- b) 0 < x ≤ 4
- c) 2 < x ≤ 6
- d) 2 < x < 6
- e) 2 < x ≤ 4
Resolução passo-a-passo:
1. Primeiro Passo: Subtrair 4x de cada termo da sentença. 4x < 2x + 1 ≤ 3x + 2 ⇒ 4x - 4x < 2x + 1 - 4x ≤ 3x + 2 - 4x ⇒ 0 < -2x + 1 ≤ -x + 2 Segundo Passo: Multiplicar a sentença por -1. 0 < -2x + 1 ≤ -x + 2 ⇒ 0 > 2x - 1 ≥ x - 2 Terceiro Passo: Somar 1 à sentença. 0 > 2x - 1 ≥ x - 2 ⇒ 1 > 2x ≥ x - 1 Quarto Passo: Dividir a sentença em duas inequações.Segundo Passo: Sabendo a área em função de x, descobrir o valor de x que satisfaz a inequação.
