• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

5 estratégias infalíveis pra estudar melhor para o Enem

O ano já começou pra valer e está na hora de encarar a realidade e focar nos estudos para o Enem! Para que sua preparação para a prova seja cada vez mais eficaz, que tal rever seus hábitos e conhecer estratégias para estudar melhor desde já e garantir sua vaga no final do ano? Isso só vai acontecer quando suas barrinhas de disciplina, organização e rotina estiverem no nível máximo – a gente te ensina como!

BAIXE AQUI NOSSO E-BOOK O QUE ESTUDAR MÊS A MÊS E NÃO DEIXE NENHUMA MATÉRIA DE FORA PARA O ENEM! 

Confira agora dicas mágicas para estudar melhor para o Enem! Vamos lá?

1. Prepare seu ambiente de estudos

Já falamos por aqui: o lugar onde você estuda é o primeiro passo para o seu estudo render mais! Se liga no que você precisa garantir:

  • Iluminação boa
  • Mesa que caiba seu computador e seus cadernos
  • Parede para pendurar seus resumos, mapas mentais e anotações importantes

Dica muito importante: Nunca use o celular enquanto estuda! A menos que seja para usar o app do Descomplica :D. Para qualquer outra coisa, ele deve estar no modo avião ou desligado. Vamos exercer o foco e a atenção plena: hora de estudar é hora de estudar, você vai ter tempo para lazer depois! <3

2. Tenha o seu cronograma em mãos

Antes de começar a estudar, você precisa saber com antecedência o que você vai estudar. Planejamento é importante para saber quanto falta para chegar à sua meta. Além disso, organização é o primeiro passo para seguir uma rotina com consistência. Repetição de hábito é a chave.

3. Faça sempre um resumo com suas próprias palavras depois da aula ao vivo

Não se dê por satisfeito em apenas copiar o que o professor fala ou escreve no quadro. O processo de aprendizado efetivamente acontece quando você é capaz de escrever ou explicar com suas próprias palavras o que estudou. Anote essas dicas: fale em voz alta e explique para outras pessoas, assim você identifica o que precisa estudar mais.

4. Sempre faça exercícios depois da teoria

Não adianta saber a teoria de cor se não souber aplicar o que sabe no formato que a prova cobra: exercícios. Por isso, resolver questões deve ser um hábito recorrente na sua rotina de estudos. Utilize listas de problemas para checar se o seu estudo está funcionando. Uma boa dica é estabelecer metas:

  • Fazer 10 exercícios
  • Acertar 10 exercícios de uma lista de 20
  • Acertar 10 exercícios seguidos
  • Acertar 10 exercícios em 40 minutos

5. Dividir para multiplicar: Catalogue seus aprendizados

Sempre que for estudar, faça seus resumos e organize dentro de pastinhas para cada matéria. É importante avaliar o seu nível de entendimento daquela matéria e também o grau de dificuldade. Dessa forma, fica mais claro o que você deve revisar e dar um gás na reta final.

Seguindo todas essas dicas, mandar ver nos estudos vai ficar mais fácil e gerará resultados ainda melhores! Estamos torcendo pela sua vaga <3