Blog Descomplica
user experience

O que é e como trabalhar com user experience

Atualizado em

Compartilhe

Os termos User Experience e UX Design são familiares pra você? Até quem nunca ouviu falar dessas palavras já foi impactado por essa área, sabia? Isso porque ela está cada vez mais presente nas empresas e, por isso, requer profissionais habilitados para trabalhar com a experiência do usuário.

Satisfação do cliente, atendimento de excelência, boa relação com o consumidor e aumento dos ganhos de uma empresa são alguns dos objetivos do profissional que trabalha com User Experience. Isso porque seu foco é em conquistar e fidelizar o cliente para que ele se torne um advogado da marca.

Que tal conhecer melhor a área de experiência do usuário e saber como se tornar um UX Designer? A gente te conta!

O que é User Experience (UX)?

UX é uma disciplina que estuda a experiência do usuário de um produto ou serviço, com o objetivo de sempre estimular melhorias. 

A sigla, que vem do inglês User Experience, significa justamente “experiência do usuário”. De forma resumida, esse profissional tem o objetivo de entender o que qualifica ou prejudica a relação do usuário com o produto e serviço em questão.

Para isso, ele precisa estudar o comportamento de pessoas com pesquisas, entrevistas e testes de uso. Depois, usa esses insights gerados para melhorar a experiência do consumidor, contribuindo com o engajamento e fidelização dos clientes – que podem, inclusive, tornar-se embaixadores da marca.

Quando se fala de experiência do consumidor e em relação amigável com o cliente, é importante diferenciar UX de UI, que cuida do design visual dos sites e apps. Este outro profissional também é muito valioso para as companhias e costuma ser bem remunerado no mercado.

Vale a pena trabalhar com UX?

O profissional de UX estuda a interação entre o cliente e o produto e propõe soluções.

Ele investiga como o produto é usado, que dificuldades o usuário encontra nesse processo, quais são as suas necessidades, as oportunidades para impactá-lo, etc.

Trata-se de um trabalho estratégico, pois as soluções apresentadas devem estar alinhadas com o propósito da empresa e com o valor que ela pretende gerar aos clientes.

O profissional de UX deve entender, portanto, não apenas o que o usuário quer, mas qual a experiência que a marca deseja oferecer.

Atualmente, o profissional que trabalha com experiência do consumidor é muito valorizado. Estima-se que, cada vez mais, ele será importante para fazer com que as marcas se diferenciem das demais e conquistem o cliente. 

O design de UX pode – e deve – trabalhar com todas as áreas da empresa, pensando em toda a experiência que a companhia pretende oferecer ao cliente. 

Quais são os principais cargos relacionados a UX?

A maioria dos profissionais que trabalham com UX se denominam designers. Há, portanto, o UX Designer, que pode fazer um curso específico na área ou uma graduação em Engenharia da Computação, como a oferecida aqui, na Descomplica.

O UX designer se encarrega de criar soluções para melhorar a experiência do usuário de um produto ou serviço. Alguns cargos na área incluem analista de UX ou estrategista de UX. Há, ainda, gerente ou coordenador de UX.

O importante, para ser um UX designer reconhecido e disputado pelo mercado, é sempre pensar na experiência do cliente, saber coletar e analisar dados sobre o comportamento do consumidor e testar até encontrar o melhor caminho.

Sabia, por exemplo, que a criação de um bom site deve considerar a experiência do consumidor? O UX Designer é o profissional ideal para fazer isso!

Conheça melhor o curso de graduação em Engenharia da Computação da Descomplica Faculdade Digital. Totalmente online e flexível, ele permite que você entre no universo de experiência do consumidor pela porta da frente!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você