Blog Descomplica

Confira os principais tipos de profissões do mercado de trabalho

Que tal conhecer as possibilidades que estão disponíveis no mercado? Descubra quais são os principais tipos de profissões que você pode escolher.
porDescomplica| 30/07/2021

Compartilhe

Com toda certeza, a indecisão na carreira é algo que faz parte da vida de quase todo mundo. Além disso, também é comum ter dúvidas em relação a qual dos tipos de profissões seguir. Afinal, é uma decisão bem importante que não pode ser tomada com pressa.

Então, vale a pena se familiarizar com as opções do mercado. A partir disso, você poderá identificar um ou mais cursos que te permitam unir as suas vocações e objetivos.

Com isso, uma ótima forma de selecionar os vários tipos de profissões que existem é se basear na divisão de especialidades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Portanto, conheça a seguir quais são os principais tipos de profissões nas várias áreas do mercado de trabalho.Vamos lá?! 

tipos de profissões – maquinário de colheita

1. Agronomia

Uma carreira em Agronomia desenvolve profissionais responsáveis por trabalhar com a produtividade de plantações, rebanhos e criação de demais produtos agroindustriais.

Então, é alguém que precisa gostar de otimizar processos e entender as necessidades do campo pra gerar frutos. Ou seja, quem está de olho nas oportunidades do agronegócio pode ter muito sucesso cursando Agronomia.

tipos de profissões – engenheiro com equipamentos de proteção individual

2. Engenharia de Alimentos

Quem entra pra área de Ciências Agrárias também tem a opção de estudar Engenharia de Alimentos. Portanto, esse profissional é responsável por desenvolver produtos e processos relacionados à alimentação das pessoas.

Isso envolve a atuação em processos de:

  • fabricação;
  • conservação;
  • armazenamento;
  • transporte de alimentos pro consumidor. 

Então, são usadas habilidades pra aprimorar esses produtos e otimizar todo o processo.

tipos de profissões – veterinário escutando o coração de um coala

3. Medicina Veterinária

Essa é outra opção dos tipos de profissões da área de Ciências Agrárias. Logo, os profissionais dessa área estudam e tratam doenças de diferentes animais. Aliás, a atuação deles engloba tanto os de pequeno porte como os considerados silvestres.

Por fim, o profissional formado em Medicina Veterinária tem um leque de possibilidades pra escolher em sua carreira. Afinal, essa pessoa pode trabalhar em clínicas, fazendas, indústrias, zoológicos e também com pesquisas, além de muitas outras opções.

tipos de profissões – bioquímica dentro de um laboratório

4. Bioquímica

Quem estuda Bioquímica busca se aprofundar no estudo dos organismos em todas as escalas. Então, é um trabalho que envolve as transformações e modificações das células e como os seres vivos se desenvolvem.

Nesse sentido, há muita pesquisa na área de Bioquímica. Quem entra nesse mercado pode se especializar a partir de descobertas, desenvolver hipóteses e atuar em campos de estudos específicos.

tipos de profissões – profissional da ecologia analisando ambiente externo

5. Ecologia

De fato, a preservação do meio ambiente está mais em pauta do que nunca. Então, quem segue carreira em Ecologia tem amplo mercado pra escolher e se especializar.

Afinal de contas, é essa área que forma especialistas em estudos sobre impacto ambiental.

Ou seja, a preocupação é sempre com questões ecológicas e sustentabilidade. É possível atuar tanto no setor público como no privado.

tipos de profissões – três profissionais da saúde de jaleco e máscara

6. Medicina

A Medicina é uma área bem procurada por pagar muito bem. Além disso, a carreira também atrai quem tem o prazer em curar os outros e salvar vidas.

No entanto, quem escolhe seguir uma profissão em Medicina precisa se preparar pra uma rotina intensa e constante de estudos. Além disso, é um curso que costuma ser longo e altamente exigente na parte prática.

tipos de profissões – dentista atendendo paciente

7. Odontologia

Em resumo, a Odontologia envolve o cuidado com o corpo humano especificamente sobre a saúde bucal. Então, são empregados métodos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas nessa área.

Ainda, quem se forma dentista também atua com tratamentos estéticos, que estão em demanda constante em vários mercados. Então, é uma área que pode oferecer certa diversidade de opções pros profissionais.

Veja também: Você sabe o que é a Endodontia? Confira o que faz o profissional da área

tipos de profissões – farmacêutica pegando remédio na prateleira

8. Farmácia

Quem escolhe seguir a profissão de Farmácia, por sua vez, atua diretamente com medicamentos e cosméticos. Isso vale pra fabricação como também pra análise e fiscalização deles.

Como essa área envolve tanto medicamentos como cosméticos, há bastante potencial de mercado pra escolher. Afinal de contas, farmácias e drogarias oferecem esses produtos e estão sempre em busca de profissionais dessa área.

tipos de profissões – enfermeira com máscara e touca

9. Enfermagem

O profissional de Enfermagem, em resumo, se encarrega de prestar um acompanhamento e assistência completa ao paciente. Ou seja, dependendo das necessidades, é algo que pode exigir conhecimentos práticos bem vastos.

Os primeiros socorros são um exemplo de habilidade necessária pra profissionais da Enfermagem. A partir daí, também são envolvidos cuidados adicionais a tratamentos específicos.

tipos de profissões – engenheiro de capacete olhando para frente

10. Engenharias

O trabalho dos profissionais da Engenharia exige conhecimentos científicos e práticos pra desenvolver e aprimorar processos.

Existem várias opções de mercado dentro da Engenharia com especialidades que podem atender às suas preferências.

Alguns exemplos incluem:

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia de Transportes;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Metalúrgica;
  • Engenharia Química;
  • Engenharia Sanitária.
tipos de profissões – profissional da psicologia segurando um caderno

11. Psicologia

A Psicologia faz parte das Ciências Humanas. Ou seja, envolve o estudo do comportamento humano. Quem se forma em Psicologia trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento com foco na saúde mental.

Dentro da Psicologia, existem vários tipos de profissões e especialidades disponíveis. Entre eles, a atuação clínica e a esportiva, por exemplo.

tipos de profissões – jornalistas sentados fazendo anotações

12. Jornalismo

O profissional de Jornalismo se qualifica pra trabalhar nas diversas frentes da mídia. Isso vai desde a reportagem tradicional em jornais até áreas como assessoria de imprensa.

Em todos os casos, há busca por pessoas com facilidade de comunicação e entendimento de diversas áreas.

Esse também é um segmento em que se valoriza muito a experiência prática. Então, o quanto antes vale a pena buscar por um estágio ou vagas de freelancer.

tipos de profissões – pessoa olhando para uma parede cheia de propagandas

13. Publicidade e Propaganda

Quem escolhe Publicidade e Propaganda tem um vasto leque de possibilidades pra explorar. Afinal, esse profissional pode trabalhar com a divulgação de marcas e produtos em vários níveis, o que também inclui o estudo de mercados, perfis de consumidor e diversos canais de mídia.

Com o progresso tecnológico, há cada vez mais meios pra alcançar potenciais consumidores com publicidade. Então, há um terreno bastante fértil pra profissionais capacitados nessa área.

tipos de profissões – duas pessoas tomando café e analisando um mapa

14. Turismo

O Turismo é o carro chefe de diversas regiões do Brasil. Então, é uma escolha com um bom nível de oportunidades.

O trabalho na área de Turismo envolve planejar, promover e divulgar locais e eventos. Ou seja, é possível trabalhar tanto no setor público como no privado em locais como agências de viagem, hotelaria e secretarias governamentais.

tipos de profissões – óculos sobre um bloco de notas com anotações

15. Letras

Quem se forma em Letras é um especialista quando o assunto é língua e suas colocações. A partir da formação, pode atuar nas diversas aplicações dela. Por exemplo, é o caso de tradução, revisão, ensino da língua ou simplesmente na produção textual.

É essencial ter facilidade e gostar de ler e escrever pra seguir carreira em Letras. O vasto mercado é bastante exigente, então os estudos são constantes.

A escolha entre os vários tipos de profissões é algo que faz parte do processo de definição de sua carreira.

Então, tenha calma e paciência pra analisar cada possibilidade e encontrar aquelas com as quais você se identifica. Assim, você poderá ter uma maior satisfação trabalhando com o que gosta.

Quer conhecer uma ótima forma de se qualificar pra entrar pra área que você deseja? Então, aproveite pra acessar a Faculdade Descomplica e conferir os cursos disponíveis!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica