Ao construir um prédio ou outro tipo de edificação, a construção civil deve avaliar diversos fatores. Entre eles, a função do empreendimento, o tipo de solo, os materiais mais indicados e muito mais. Entram aí os tipos de estruturas na construção civil.
A estrutura de uma casa, por exemplo, é o esqueleto pro ser humano. Por isso, ela deve ser muito bem pensada, pra sustentar toda a edificação. Algumas delas, como você pode observar em prédios mais antigos, impediam a mudança de paredes ou ampliação da construção, com o risco de tudo desabar.
Pra evitar acidentes, vamos agora falar um pouco mais sobre os principais tipos de estruturas. Vem com a gente?
Estrutura de aço
Pouco utilizada no Brasil, é bastante comum nos Estados Unidos e teve origem na indústria metalúrgica. Com o final da Segunda Guerra Mundial, o aço era abundante, por isso, começou a ser utilizado em obras de construção civil.
Esse tipo de construção é conhecido por utilizar menos recursos, como água, matéria-prima e mão de obra. Devido a isso, é mais econômica e sustentável, sendo também conhecida como “construção a seco”.
Pode ser usada desde construção de casas populares a condomínios de alto luxo. Ginásios esportivos, escolas e hospitais são outros exemplos dessas edificações.
Como apresenta excelente isolamento térmico e acústico, pode ser usado nos mais variados tipos de construção.
Estrutura de madeira
Um dos materiais mais antigos e usados em todo o mundo, a madeira pode ser matéria-prima pra variados estilos e tipos de edificações.
Apresenta também um excelente isolante térmico e acústico. A seguir, apresentamos algumas das madeiras mais usadas nas estruturas da construção civil.
Parte estrutural
As madeiras mais comuns utilizadas como estruturas são:
- peroba-rosa;
- itaúba;
- eucalipto;
- taipa.
Antes de começar a construir, é fundamental ter a certificação da madeira, além do licenciamento ambiental.
Estrutura de concreto
Combinação do concreto com barras de aço, o concreto armado é uma das estruturas mais usadas na construção civil, por ser durável, flexível e eficaz.
O concreto, além de se adaptar a todos os tipos de formatos, também é fácil de encontrar em lojas de material de construção e apresenta maior custo-benefício em mão de obra.
No entanto, essa vantagem aparece apenas em obras pequenas. Em grandes edificações, o custo-benefício pode aumentar. Além disso, o concreto demora mais pra ser finalizado, então, em um grande projeto, pode ser que a obra fique parada durante o seu tempo de cura.
Existe também a estrutura de concreto protendido. Ela é feita com um aço de protensão tracionado e ancorado, onde, antes ou depois, vai ser adicionado o concreto. Ele é usado em grandes estruturas, como pontes e viadutos. Mas também pode ser usado em estacionamentos.
Alguns sistemas estruturais utilizam modelos híbridos. Ou seja, uma mesma construção pode ter mais de um tipo de estrutura. Isso, é claro, depende das condições ambientais, tipo de obra, tamanho do projeto, condição do solo e, é claro, orçamento disponível.
Esses tipos de estruturas englobam todos os materiais da construção civil. Até mesmo a alvenaria, ou a parede de tijolos, precisa de um desses tipos de estrutura pra se manter em pé.
Se interessou pelo conteúdo? Então faça a sua inscrição no curso de Pós-graduação em Projetos de Estruturas agora mesmo!