Você tem dúvidas se uma pessoa com diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação? Sabia que muita gente não sabe direito se pode ou não? Isso porque muita gente associa a graduação tecnológica aos cursos técnicos, mas existem uma diferença importante entre eles.
O curso técnico – também chamado de curso livre – é de nível médio de escolaridade. O tecnólogo, por outro lado, é um curso superior. Por isso mesmo, quem cursa tecnólogo pode, sim, cursar uma pós-graduação sem problemas.
Dá uma olhada na melhor forma de cursar uma pós após fazer um tecnólogo e quais são as opções de pós a distância oferecidas pelo Descomplica!
O curso tecnólogo permite o ingresso na pós-graduação?
Como já dissemos acima, a graduação tecnológica nada mais é do que um curso de Ensino Superior. Por isso mesmo, depois de se formar como um tecnólogo, é possível cursar uma pós-graduação, especializando o seu conhecimento.
A pós, aliás, é uma das melhores formas de um profissional aprimorar sua atuação no mercado de trabalho. Isso porque ela aumenta suas chances de conseguir uma boa vaga e ajuda no crescimento da média salarial.
Quem cursou tecnólogo pode se especializar em um nicho específico na pós, melhorando suas habilidades profissionais. Com isso, pode assumir um cargo mais alto no mercado de trabalho, potencializando seu desenvolvimento pessoal.
Quem fez tecnólogo pode fazer MBA?
O título de Master of Business Administration (MBA) é destinado àqueles que desejam uma carreira administrativa ou executiva na área de gestão de pessoas.
Como trata-se de uma especialização, ele pode, sim, ser feito por quem cursou tecnólogo.
Como fazer uma pós-graduação
A pós-graduação, que pode ser feita online e de maneira flexível, é dividida entre lato sensu e stricto sensu. Quem cursou tecnólogo pode fazer pós nessas duas categorias.
A pós stricto sensu é voltada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, com o desenvolvimento de pesquisas científicas, cursando o mestrado ou o doutorado.
Já a pós lato sensu se divide entre MBA e especialização. Esta é, portanto, a categoria mais indicada para quem está em busca de uma pós-graduação de curta duração, já que a carga horária mínima exigida para cada curso é de 360 horas.
Entre as vantagens do tecnólogo, podemos citar que o curso tem menor duração, conteúdos práticos, mais dinamismo e alta empregabilidade.
Se você fez um tecnólogo e deseja cursar uma pós, que tal conhecer as opções de pós-graduação a distância da Descomplica? Vem dar uma olhada!