Blog Descomplica

Qual a diferença entre gestão de segurança pública e privada?

Entenda qual é a diferença entre o trabalho de gestão em segurança pública e privada para decidir melhor sobre o seu futuro profissional.

Atualizado em

Compartilhe

Você está pensando em seguir carreira na área, mas não faz ideia da diferença entre segurança pública e privada? Não se preocupe, já que é muito importante ter certeza de todos os detalhes antes de tomar uma decisão importante como essa.

Quem tem vontade de se tornar gestor de segurança tem duas opções bem distintas à sua disposição: os meios público e privado. Em ambos, existem ótimas oportunidades de desenvolvimento e realização profissional.

Então, a resposta está em seguir a sua vocação com base nas diferenças entre esses dois segmentos. Ao buscar um curso na área, você terá toda a qualificação necessária pra ter sucesso.

Neste post, você vai aprender não apenas sobre a diferença entre segurança pública e privada como também as principais características dessas áreas. Fique de olho!

segurança pública e privada – pessoa participando de formatura a distância

Como é um curso de segurança pública e privada?

Um curso de segurança pública e privada busca formar profissionais capacitados pra planejar e executar projetos relacionados a essas áreas. Ou seja, é algo que envolve o trabalho com a pacificação social e proteção da qualidade de vida das pessoas nos contextos público e privado.

Então, quem quer seguir carreira nessa área precisa se qualificar a partir de um curso como esse. Ele traz as principais competências que o profissional precisa ter pra conduzir suas atividades de forma eficaz, ética e alinhada com as tendências mundiais.

O principal objetivo do curso é formar gestores capacitados pra conduzirem seus projetos. Ou seja, não só inclui o entendimento sobre as várias vertentes da segurança como também tópicos relacionados a organização, produtividade e gestão.

Duração média

Um curso de pós-graduação focado em segurança pública e privada costuma ter carga horária de dois anos. Em alguns casos, isso equivale a um total aproximado de 390 horas de aulas.

Grade curricular

Quem faz este curso tem contato com várias disciplinas importantes pro dia a dia do profissional. Por exemplo, isso inclui questões relacionadas a Direito Penal, Legislação, Processo Penal, Direitos Humanos, entre outros.

segurança pública e privada – duas câmeras de vigilância, sistema de segurança

Qual é a diferença entre segurança pública e privada?

O curso capacita pras suas duas áreas, mas é importante saber a diferença entre uma e outra. Em termos simples, a primeira se refere a espaços públicos enquanto a segunda, a locais privados.

Por exemplo, ao trabalhar com segurança pública, você terá envolvimento com projetos na Polícia, Guarda Municipal, Defesa Civil, entre outros. O objetivo é proteger o cidadão e garantir a boa convivência da sociedade em seu contexto público.

No caso da segurança privada, as oportunidades giram em torno do setor de segurança patrimonial e privada. Ou seja, é o caso de segurança pessoal, investigação criminal, departamento de segurança em empresas, entre outros.

Por fim, quem faz um curso de segurança pública e privada tem a qualificação pra decidir em qual das duas áreas deseja trabalhar e aproveitar seus benefícios.

segurança pública e privada – pessoa mexendo no tablet que está sobre a mesa

Onde fazer um curso de segurança pública e privada?

Um curso como o de segurança pública e privada costuma ser de pós-graduação, geralmente direcionado a quem já tem uma graduação em Direito ou área equivalente.

Então, você tem que ficar de olho em instituições de ensino que trabalhem com esse tipo de oferta de especialização.

Além disso, existem opções no modelo EaD que proporcionam muito mais comodidade ao seu processo de qualificação. Afinal, a correria do dia a dia pode impedir que você consiga conquistar essa tão sonhada carreira.

No modelo EaD, você pode assistir às aulas quando puder e conduzir as suas atividades em seu próprio ritmo. Por ser tudo online, também fica livre de ter que se deslocar todos os dias pra instituição de ensino.

Um curso de segurança pública e privada qualifica o profissional pra atuar com projetos de gestão nessas duas esferas tão distintas.

Enquanto uma se refere à proteção da sociedade e do patrimônio público, a outra permite conquistar oportunidades no mercado terceirizado. Então, basta tomar a sua decisão enquanto busca essa qualificação.

Que tal uma dica certeira pra se qualificar com toda a conveniência do modelo EaD? Acesse o curso de Direito em Segurança Pública e Privada da Pós Descomplica!

Comentários

Kátia
Kátia
04/11/2022 às 20:59

Gostaria de saber mais sobre o assunto

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você