Você sabe o que é um profissional de dermatologista? Uma carreira onde, muito por conta dos processos estéticos, teve um aumento de 390% de procura, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Veja o que você vai encontrar nesse artigo sobre essa carreira tão procurada pelos estudantes e pelos pacientes:
- O que é a carreira?
- Como é a formação?
- Como um dermatologista atua?
- Quais são as melhores universidades no Brasil?
- Quais são as melhores residências em dermatologia?
Como é a formação de um dermatologista?
Para se especializar em Dermatologia, antes de mais nada, é necessário ter o diploma de Medicina. Aqui, não custa lembrar um detalhe super importante: o diploma de Medicina só terá validade se for emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Após o término da faculdade de medicina, o aluno tem que contar com a duração da residência, que é definida de acordo com a instituição e com a especialização desejada. O período mínimo determinado pelo MEC é de dois anos, mas existem especializações que demandam mais, e esse é o caso da Dermatologia, que tem 3 anos.
Quer saber mais sobre o curso de medicina? Temos um conteúdo completo para essa carreira.
Áreas de atuação de uma dermatologista
Uma profissão que vem sendo bastante procurada pelos pacientes de todos os pais que procuram melhorar a sua qualidade de vida, e que também abrange os âmbitos clínico, cirúrgico e de procedimentos estéticos.
A Dermatologia atua em diversas locais de atuação, e elas são:
- Dermatologia clínica: voltada para atender pacientes em consultório privado ou em hospitais;
- Dermatologia cirúrgica: focada nos atendimentos de lesões cutâneas, trabalhando com cirurgias convencionais, eletrocirurgia, quimiocirurgia e laserterapia;
- Dermatologia estética: voltada para atender pacientes que buscam procedimentos estéticos, normalmente acontece em consultório privado;
- Tricologia: área que estuda as doenças da região capilar;
- Onicologia: focada nas doenças que acometem as unhas;
- Estomatologia: voltada para o atendimento de pacientes com doenças na cavidade bucal;
- Dermatologia laboratorial: estudo de práticas no laboratório que contribuem para a produção de um diagnóstico e prognóstico mais fidedigno, bem como suas confirmações.
A Residência Médica em Dermatologia
A Residência em Dermatologia é de acesso direto, ou seja, não há necessidade de concluir uma residência anteriormente, como clínica médica, por exemplo.
Os programas de Residência em Dermatologia podem variar de acordo com cada instituição, mas no geral seguem a seguinte disposição:
- 1 ano de Clínica Médica;
- 2 anos de programa específico, que abrange unidade de internação, ambulatório, alergia e imunologia, dermatologia sanitária, infectologia, estágios opcionais, entre outros.
Por conta da complexidade da área e das diferentes formas de atuação, a especialização em Dermatologia pode oferecer uma grade extensa de possibilidades a quem deseja seguir esta área.
E as instituições mais procuradas para cursar residência em dermatologia no Brasil são:
- USP
- Unifesp
- FUAM (Fundação Alfredo da Matta)
- Hupes (UFBA)
- SUS-SP
- HUB (Hospital Universitário de Brasília)
- Sírio-Libanês
- UFSC
Melhores instituições públicas de Medicina do Brasil
As universidades públicas estão entre as mais concorridas não somente por serem gratuitas. Segundo ranking da Folha, elas estão no topo da lista em avaliação do mercado e qualidade, e ficaram entre as mais cobiçadas em 2019, são elas:
- USP – Universidade de São Paulo
- UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
- UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- UFRJ– Universidade Federal do Rio de Janeiro
- UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- UNESP– Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
- UFF – Universidade Federal Fluminense
É mega importante que você conheça as instituições que oferecem os melhores cursos de Medicina para explorar as formas de ingresso em cada uma delas. E caso a universidade que você esteja imaginando estudar não esteja nessa lista de mais bem colocadas, ou até mesmo seja uma universidade privada, também é importante estudar sobre ela porque cada faculdade possui a sua particularidade.
Confira as notas de cortes de diversos cursos no SiSU 2021.
E aí, ficou por dentro de tudo sobre a carreira de dermatologia? Já quer se preparar para ingressar na faculdade de medicina em 2022? Temos a melhor preparação para você aqui!
E caso você esteja procurando algum conteúdo gratuito, temos o nosso canal no Youtube. Não perca tempo e venha conhecer os melhores professores do Brasil.
Agora você já sabe onde encontrar conteúdos que irão te ajudar na sua caminhada! Vai com tudo e conquiste essa aprovação. Até uma próxima dica! ?