O resumo sobre Operadores Argumentativos e Coesão que vai salvar a sua prova da escola ou do vestibular está te esperando bem aqui!

- Pedro vai trabalhar, pois precisa de dinheiro. (explicação/causa)
- Pedro vai trabalhar... Portanto, receberá um salário. (conclusão)
- Pedro vai trabalhar, mas viajará no fim de semana. (oposição)
- Pedro vai trabalhar para ganhar dinheiro. (finalidade)
- Operadores que somam argumentos: e, também, ainda, não só... mas também, além de..., além disso..., aliás. Exemplo: Além de ser muito inteligente, é ótimo professor.
- Operadores que indicam conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, conseqüentemente... Exemplo: João tira notas baixas e trata mal os professores, portanto não é um bom aluno.
- Operadores que indicam comparação entre elementos a fim de uma conclusão: ..que, menos...que, tão...como. Exemplo: Vamos colocar Luisa no lugar de Joana, uma é tão competente quanto à outra.
- Operadores que indicam causa/explicação: porque, que, já que, pois, por causa de... Exemplo: Estou triste, pois não fui bem na prova.
- Operadores que indicam oposição/idéias contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, embora, ainda que, posto que, apesar de... Exemplo: Gabriel fez um bom trabalho, mas não foi aprovado.
- Operadores que indicam o argumento mais forte de um enunciado: até, mesmo, até mesmo, inclusive, pelo menos, no mínimo. Exemplo: João era muito ambicioso; queria ser, no mínimo, o presidente da empresa onde trabalha.
- Operadores que indicam uma relação de condição entre um antecedente e um conseqüente: se, caso. Exemplo: Se você não for ao médico, não melhorará.
- Operadores que indicam uma relação de tempo: quando, assim que, logo que, no momento em que... Exemplo: Assim que você chegar, me ligue!
- Operadores que indicam finalidade/objetivo: para, para que, a fim de... Exemplo: Eu estudo a fim de passar no vestibular.
O que é coesão textual?

- Pronomes
- Sinônimos
- Hiperônimos/Hipônimos
- Epítetos
- Advérbios
- Numerais
- Metonímias
Exercícios
1. (ENEM 2001)O mundo é grande O mundo é grande e cabe Nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe Na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe No breve espaço de beijar.(ANDRADE, Carlos Drummond de.Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.)
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de: a) comparação b) conclusão. c) oposição. d)alternância. e) finalidade.VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!2. (Enem 2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009).
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias. b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste. c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização. d) o termo “Também” exprime uma justificativa. e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!3. (UERJ) Observe as formas sublinhadas em: “Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero deresidência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14) Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.
VEJA COMO RESOLVER PASSO-A-PASSO ESTA QUESTÃO!