O que é dedução?
A dedução é um tipo de raciocínio lógico que é adotado quando partimos de premissas gerais pra analisar situações específicas, ou seja, quando temos um caso geral, uma norma, e aplicamos ela em casos específicos.Em outras palavras, saímos de algo já é certo (uma certeza) e aplicamos isso em efeitos que essa causa traz (incertezas). São, normalmente, situações nas quais já sabemos algo que é um fato e trazemos isso pra situações específicas.Um exemplo clássico de pensamento dedutivo é: Em toda pessoa que morre, o coração parou. O coração de fulano parou, logo, ele morreu. Mas relaxe que vamos trazer outras aplicações pra tirar suas dúvidas.A base do pensamento dedutivo é o racionalismo, ou seja, você gera um raciocínio geral em sua mente que pode ser aplicado em casos específicos.A formulação de um pensamento dedutivo ocorre da seguinte forma:- Temos uma premissa maior (fato geral);
- Temos um fato menor (caso particular);
- Aplicamos o fato geral no caso particular e temos uma conclusão.
O que é indução?
Já a indução é um tipo de pensamento lógico no qual você sabe de casos específicos, isolados, que quando se repetem, permitem que você possa propor uma lei geral.Em outras palavras, passamos dos efeitos (incertezas) pra formular uma ideia de causa (certeza). É uma das formas principais que a pesquisa científica utiliza: os pesquisadores olham casos específicos e tentam encontrar similaridades pra definir uma lei geral.Ou seja, a base da indução é o empirismo, ou seja, analisa-se a realidade pra perceber os padrões e criar uma lei geral.Qual é a diferença entre dedução e indução?
Ok, mas de forma prática, quais são as diferenças entre dedução e indução? Vamos entender melhor a seguir.- Ponto de partida: A dedução sempre começa de uma lei geral, ou seja, sempre de algo que é aplicado a todos os casos daquela natureza. Por exemplo, se a premissa é: “sempre que chove, a grama molha”, significa que todas as vezes que chover, a grama vai molhar (é uma lei geral).
- Corrente filosófica: A dedução vem de uma corrente filosófica chamada racionalismo, na qual a razão é a fonte de todo o conhecimento, ou seja, ele começa por meio do pensamento lógico.
Exemplos de dedução e indução
Alguns exemplos práticos de adoção da dedução são:- Demonstração de teoria (por exemplo, Teoria da Relatividade);
- Aplicação de fórmulas matemáticas (por exemplo, Teorema de Pitágoras ou fórmula de Bhaskara);
- Diagnóstico de doenças (se toda doença tem determinados sintomas e a pessoa os possui, logo, há chances de que ela tenha essa doença);
- Análise de dados.
- Estudos estatísticos;
- Investigação de sintomas de uma nova doença.
- Definição de comportamento no marketing digital.
Redação + Dedução e Indução = questão de vestibular
Mas como os temas dedução e indução podem ser cobrados no vestibular? Vejamos a seguir um exemplo de uma questão que caiu na UERJ (2003 – Exame de Qualificação). Veja se você acertaria…- (UERJ/2003 – exame de qualificação)
- a) Dedutivo
- b) Indutivo
- c) Dialético
- d) Silogístico
