• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como se dar bem nos estudos faltando poucos meses para o Vestibular

Às vezes, por diversos motivos, o aluno não consegue dar início aos estudos para o vestibular nos primeiros meses do ano. No entanto, ele não precisa deixar de lado o seu sonho de ingressar na universidade. Mas e aí, o que pode ser feito para alcançar a aprovação estudando somente nos últimos meses que antecedem o Enem?

ex-aluna do descomplica
Manuelly Timbó

É o que veremos no relato de Manuelly Timbó que passou para Arquitetura e Urbanismo na UFRJ, ainda cursando o terceiro ano do ensino médio. Manuelly é carioca, tem 18 anos (2021) e é ex-aluna do Descomplica.

Ela decidiu vencer o desânimo e iniciou seus estudos nos últimos meses do ano. Para ela, essa seria sua última chance (do ano) para estudar sério para o Enem, e foi, pois alcançou a sua aprovação apesar de dar início aos estudos já nas últimas turmas de preparação para o vestibular.

Como planejar uma boa rotina de estudos para o vestibular

dúvidas sobre o vestibular

Manuelly possuía uma disponibilidade de estudo semanal muito restrita e pouco flexível, não conseguia acompanhar as aulas ao vivo na plataforma do Descomplica, e esses fatores poderiam ser determinantes para a sua reprovação, pois impediriam o seu bom aproveitamento nos estudos. Mas não foi o que aconteceu, com um bom planejamento de estudo ela conseguiu a tão sonhada aprovação no vestibular.

É importante que o aluno compreenda a relevância de desenvolver uma rotina de estudo adequada, de modo que não acumule muitas matérias e não sinta aquele desespero dos últimos meses que antecedem o vestibular.

Como conseguir 900 pontos na redação estudando em casa

Porém, nem sempre é possível manter essa estabilidade, e quando a falta de tempo surge no meio do planejamento, deve-se encontrar meios para atingir seu objetivo.

planejamento

A Manuelly compartilha que “não conseguia acompanhar as aulas ao vivo, então ter um planejamento personalizado foi perfeito para manter a regularidade nos estudos durante a semana“.

Ela destaca que, quando você começa a estudar para uma prova bem cedo, você tem mais tempo para pegar todas as mínimas coisas e conceitos. Mas, quando começa a estudar no período final, você precisa ser muito mais organizado e saber utilizar o seu tempo de forma produtiva.

Ter tido essa sacada fez com que o pouco tempo que lhe restava antes da avaliação fosse muito bem aproveitado.

Como manter as matérias em dia

No descomplica existem diversos meios para o aluno manter um bom ritmo de estudo. O manual do aluno é um meio muito eficaz, e serve como material de apoio para organizar as disciplinas e dar check no que foi estudado ao longo do período. É uma ótima opção para quem precisa manter as matérias em dia.

Se você, assim como Manuelly, não teve tempo para estudar no primeiro semestre do ano, não entregue os pontos, comece a estudar agora mesmo, estabeleça prioridades e mantenha o ritmo.

Uma estratégia de estudo adequada

estudando

Antes de entrar para as últimas turmas do ano no Descomplica, Manuelly estudava em casa, sozinha, sem motivação e planejamento, seguia suas próprias estratégias enquanto conciliava os estudos com as aulas do Ensino Médio.

Para estabelecer metas fundamentais e administrar as prioridades, Manuelly contou com a ajuda do Guia do Estudo Perfeito, onde teve o direcionamento sobre o quê e quando estudar. Ela também aproveitou a fase da revisão, que ocorre sempre nos últimos meses para o Enem, assim pôde otimizar o seu tempo gerenciando bem a sua rotina de exercícios. Desse modo, foi possível chegar na reta final com um bom rendimento que culminou em seu resultado de aprovação.

Além do mais, ela pôde observar a diferença de estudar sozinha e sem planejamento, em comparação ao suporte encontrado na plataforma do Descomplica, com professores e toda uma equipe empenhada em lhe auxiliar.

O trabalho feito por vocês foi incrível e eu fico muito feliz por ter sido uma aluna do Descomplica

Percebe-se o quanto essa mudança de estratégia foi importante para o seu desenvolvimento. Com as aulas dinâmicas e produtivas, Manuelly recebeu a inspiração que tanto precisava para lidar com o momento do vestibular e teve todo o apoio necessário, sendo o ponto alto da sua jornada de aprovação.

Como conciliar o Ensino Médio com o cursinho

E aí, se identificou com a história da Manuelly? Me conta!
Comece a estudar hoje mesmo! Entre em contato com a gente e não esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as atualizações sobre Enem e vestibulares.