• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conciliar o ensino médio com o cursinho?

Olá  vestibulandos, como vocês estão? Eu espero que bem e dentro de casa!
Bom, me chamo Emily, sou embaixadora dessa plataforma sensagold, e dona do @studies.emy.

Sou estudante do 3° ano do ensino médio em uma escola com o ensino técnico integrado, ou seja: passo o dia inteiro na escola (ou no ead). E é justamente por isso que decidi trocar essa experiência de “Como conciliar o ensino médio com o cursinho?”.

A primeira coisa que eu sempre digo: é possível sim conciliar. É difícil? Sim. Nos primeiros meses, eu não aguentava assistir as aulas e dormia com o computador na mão e o caderno na perna ouvindo o Prof. Oda falar sobre cocô. O sentimento de “tem gente estudando mais do que você” sempre vinha à tona. Até que um dia eu levei um start, e tentei mudar essa rotina com alguns passos simples.

Discipline as matérias

Marque no final de semana o que você irá estudar a cada dia na próxima semana, faça um controle de resumos e questões no próprio espaço. Se você se sentir à vontade, organize com horário.

1

Reserve um tempo para as questões

Eu negligenciava muito as questões, preferia descansar do que realmente “treinar”. Porém, é fundamental que vocês criem o hábito de resolver as mesmas,  de fazer o diagnóstico do que aprendeu e não ter medo do erro.

Aqui no Descomplica tem o Gabarito Enem dos anos anteriores. Você pode acessar de graça para ajudar a estudar!

2

Tenha um tempo para descansar

Como assim descansar, Emy? Pois é, eu não descansei por muito tempo, vivia naquele automático e percebi que estava ficando desgastada. Então, reserve um dia só para relaxar ou se sua rotina for mais corrida, fracione esse momento.

Faça as atividades na hora

As escolas costumam nos encher de atividades, provas e lições de casa né? Procure faze-las enquanto você está no período  de aulas, evitando assim acumular e deixar para o final de semana.

Resumos

Eles são os aliados para todos os vestibulandos, entretanto fui percebendo que eu estava gastando muito tempo para produzi-los enquanto poderia estar fazendo algumas questões ou até mesmo descansando. Comecei a fazer na própria aula, e quando a matéria era mais puxada, tentava sintetizar depois.

3

Acredito que, isso são as coisas fundamentais para você conciliar tudo! Sei que é uma fase difícil, ficamos angustiados e muitas vezes nos perdemos do eixo, porém: vai passar e a recompensa vai ser a aprovação!

Qualquer outro assunto, desabafo, jogar conversa fora, estarei no @studies.emy! Vamos juntos!

👉 Assine o Desco Top Resumão clicando aqui e arrase no Enem!

Um beijo,

Emily Valentini.