• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

7 dicas de como conciliar escola e cursinho com sucesso

Ao se preparar para o Enem, muitas pessoas precisam saber como conciliar escola e cursinho de forma que nenhuma das duas modalidades seja ignorada. Essa gestão de tempo parece complicada pra muitos.

Se esse for o seu caso, não se preocupe. É normal se sentir ansioso, afinal, você precisa lidar com os estudos de dois lados.

Entretanto, os dois são complementares e, com algumas dicas, você vai saber como aproveitar a escola e o cursinho sem sentir cansaço ou com alto nível de ansiedade.

Portanto, se você precisa saber como conciliar escola e cursinho, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

1. Monte um cronograma

Primeiramente, você precisará se planejar pra evitar surpresas no meio do caminho. Então, monte um cronograma usando papel e caneta ou, se preferir, o computador.

Você vai precisar fazer um levantamento das matérias que necessita estudar e pode criar um código que defina a dificuldade que você tem em aprender cada uma delas.

Por exemplo, a cor vermelha pode ficar pras disciplinas que demandam mais esforço de sua parte. Enquanto a cor verde, pode indicar as que você tem maior facilidade.

Divida as disciplinas pelos dias da semana e estipule mais tempo pras que você tem maior dificuldade. Com um cronograma visual, você terá segurança pra seguir com os estudos e facilidade pra focar no que é mais importante.

Deixe esse cronograma à vista, e faça ajustes quando necessário. 

Saber como conciliar escola e cursinho é também definir no cronograma as datas importantes nas duas modalidades. Então, inclua os dias de simulado no cursinho, provas, trabalhos e, claro, a data do Enem.

2. Crie metas

Estudar é alcançar metas, pois você sairá de um ponto de conhecimento pra outro.

Então, quer saber como conciliar escola e cursinho atingindo metas? Bem, você precisará estabelecer os objetivos que tem que alcançar e o período que elas devem ser finalizadas.

Algumas das metas que você pode criar são:

  • ler um livro em duas semanas;
  • aprender a fazer balanceamento de equações químicas em duas semanas;
  • resolver uma folha de exercícios de fixação em quatro dias.

Mas cuidado! As metas precisam ser reais! Ou seja, elas necessitam mostrar a realidade do seu tempo. Não adianta pensar que vai conseguir aprender um assunto novo da matéria que tem dificuldade em apenas um dia.

Assim, respeite o seu tempo.

3. Use métodos de controle de tempo

Às vezes é muito difícil se concentrar, especialmente quando a carga de estudos é grande. Daí, como conciliar escola e cursinho?

Felizmente, existem algumas estratégias que te ajudam a não perder tempo com distrações. O mais famoso é o método Pomodoro. Com ele, você organiza o seu tempo a partir de blocos de estudo de 25 minutos.

Quando um bloco acaba, você ganha 5 minutos de descanso pra se alongar e relaxar. Logo, volta a mais um bloco de 25 minutos. Ao final do ciclo de quatro Pomodoros, você faz uma pausa longa de 15 ou 20 minutos.

A boa notícia é que existem vários aplicativos que te ajudam no controle do tempo, seja com a técnica Pomodoro ou alguma outra. Alguns até impedem que você use o telefone pra se manter focado nos estudos.

4. Aprenda com os erros das avaliações da escola

Por certo, as avaliações da escola costumam vir em um modelo diferente do Enem. Mesmo assim, elas são tão importantes quanto, pois elas trazem muito aprendizado e dicas pro estudo.

Por isso, encare as avaliações escolares como simulados. Observe:

  • o que está sendo cobrado;
  • seu nível de dificuldade;
  • o tempo que demora pra realizá-las.

Depois da correção, analise as avaliações atentamente e tente entender o porquê dos erros, se houver. Você errou por não saber ou por falta de concentração?

Depois de saber o motivo, tente melhorar estudando mais, mesmo que isso altere seu cronograma. Ou exercitando atenção nas atividades escolares.

5. Tenha um tempo para descansar

Saber como conciliar escola e cursinho é também entender que seu corpo precisa de descanso. Então, reserve um dia só pra relaxar ou se sua rotina for mais corrida, fracione esse momento.

O descanso é importante, pois de nada vale estudar cansado. Seu cérebro não conseguirá absorver o conteúdo e você não conseguirá manter o foco.

6. Faça as atividades escolares quanto antes

As escolas costumam nos encher de atividades, provas e lições de casa, né? Procure fazê-las enquanto você está no período de aulas, evitando, assim, acumular e deixar pro final de semana.

É fundamental reservar um tempo pra elas no seu cronograma.

7. Faça resumos e fichamentos

Os resumos e fichamentos são grandes aliados pra todos os vestibulandos. Eles ajudam a organizar o conteúdo e a fixar o que é realmente importante. Entretanto, eles demandam muito tempo pra serem produzidos.

Nesse sentido, você pode criá-los durante aulas expositivas ou destacar pontos importantes na escola ou cursinho, e fazer o resumo e o fichamento depois.

Agora que você já sabe como conciliar escola e cursinho, pode colocar as nossas dicas em prática. A gente sabe que é uma fase difícil, que você pode ficar angustiado e perder do eixo, porém: vai passar e a recompensa vai ser a aprovação!

A gente acredita em seu potencial, por isso temos mais conteúdos que vão te ajudar. Além disso, temos o cursinho preparatório para o Enem e para os vestibulares. Confere lá!