Blog Descomplica

Qual é a nota mínima para passar no Encceja?

Atualizado em

Compartilhe

O Exame Nacional pra Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma forma gratuita e rápida de conseguir um diploma de Ensino Fundamental ou Médio. Ele abre inúmeras portas pro mercado de trabalho e permite que o aluno chegue à faculdade, mas qual é a nota mínima pra passar no Encceja?

O Encceja tem dois níveis de certificação: pro Ensino Fundamental e pro Médio, que são compostos por quatro provas objetivas (cada uma com 30 questões), além da redação.

Pro Ensino Fundamental, as matérias cobradas são:

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia
  • Pro Ensino Médio, o conteúdo engloba:
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Quanto, afinal, é preciso tirar este exame pra conseguir um diploma? A gente te explica a seguir!

Nota mínima para passar no Encceja

Pra que o aluno conquiste a certificação completa do Ensino Fundamental ou Médio, é preciso atingir uma pontuação mínima nessas áreas do conhecimento.

O participante deve atingir pelo menos 100 pontosem cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de ter nota igual ou maior do que 5 na redação. 

Caso o participante atinja a nota mínima exigida em apenas uma das quatro provas (ou em mais de uma, mas não em todas), ele receberá uma declaração de proficiência, mas não o diploma. Se isso acontecer, ele pode fazer novamente no Encceja no próximo ano e conseguir a certificação que faltou.

Quem pode fazer o Encceja?

A inscrição no Encceja acontece uma vez por ano e o exame é totalmente gratuito. O público-alvo são jovens e adultos que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio na idade considerada padrão.

Pr o Ensino Fundamental pode se inscrever quem tiver pelo menos 15 anos completos. Pr o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

Todo o processo é feito pelo site oficial do Encceja, usando o CPF e a data de nascimento. Ali, o candidato também conhece o local de prova, horários e documentos exigidos no dia do exame.

As provas do Encceja são realizadas em um dia, em dois turnos. Pela manhã, das 9h às 13h, são aplicados os testes de Ciências Naturais e Matemática, pra quem opta pela certificação do Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias pra quem escolhe o Ensino Médio.

À tarde, das 15h30 às 20h30, é a vez de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Matemática pr o Ensino Fundamental e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias pr o Ensino Médio.

Por que vale a pena fazer o Encceja

Quando você conquista o certificado de Ensino Fundamental ou Médio, há a possibilidade de dar um salto na carreira e rumar pra novas certificações como o Enem, que dá acesso ao Ensino Superior.

Se você fizer o Enem, poderá, com essa nota:

  • Disputar uma vaga em universidades públicas e institutos federais;
  • Disputar bolsas de estudos em faculdades particulares;
  • Entrar direto em faculdades privadas;
  • Obter crédito estudantil pra financiar os estudos de um curso superior (FIES).

O Encceja pode ser visto como um passaporte pra melhores condições de vida e trabalho pra milhares de pessoas. Vale a pena se dedicar aos estudos e fazer bonito no exame, seja pro Ensino Fundamental ou pr o Médio.

Como é calculada a nota do Encceja?

Pra conseguir concluir o ensino médio ou fundamental através da prova do Encceja, é necessário tirar uma nota mínima na prova. Como foi dito acima, a prova exige que o aluno tire pelo menos 200 pontos, sendo 50 em cada uma das áreas.

Portanto, pra quem nunca realizou a prova e está ansioso pra saber como ela é e como a nota é calculada pra conseguir o diploma, basta saber que ela é simples.

Entretanto, alguns pontos precisam ser levados em consideração. Isso porque além das 4 áreas diferentes do conhecimento serem aplicadas a prova também têm níveis de dificuldade.

Sendo assim, o aluno vai responder uma quantia de perguntas em nível mais fácil, outra quantia em nível médio, e algumas questões em nível mais difícil.

Portanto, o total de questões aplicadas na prova é de 120, sendo 30 de cada área. As questões são de múltipla escolha, e das 30, 10 pertencem a cada um dos níveis de dificuldade. Além disso, também existe uma redação pra ser feita.

Quantas perguntas é preciso acertar pra passar?

Essa não é uma resposta exata, já que o Encceja, assim como o Enem, possui a teoria de respostas TRI. 

O que significa que não há um número específico pra tirar em cada questão. Como elas são divididas em níveis de dificuldades distintos, o valor das questões não é redondo.

Sendo assim, a avaliação do aluno acontece de acordo com cada uma das respostas dada. Mas pra isso é levado em consideração a prova do aluno como um todo.

Entretanto, pra saber qual a nota mínima do Encceja, é válido ressaltar ter no mínimo 100 pontos pra passar. Portanto, de acordo com alguns professores, acertar no mínimo 15 perguntas, garante o certificado.

Nível de dificuldade da prova do Encceja

Como mencionado que as perguntas estão divididas em níveis de dificuldades, isso não significa que elas vão vir separadas em tópico, mostrando o que é ou não mais difícil. Portanto, o aluno precisa identificar quais são as perguntas de níveis difíceis.

Normalmente essas questões possuem um nível de interpretação no anunciado, mais complicado ou até confuso. Pra dificultar mesmo o entendimento da pergunta. 

Por isso é importante que o candidato estude muito a interpretação de texto, pra saber como responder.

Além disso, é possível que algumas questões venham faltando informações, pra fazer com que o aluno busque na memória determinada fórmula, ou um número que represente uma letra, pra só assim, conseguir resolver a questão.

Contudo, pra quem estuda e está se preparando com dedicação ara realizar a prova, ela não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é preciso estar preparado pra possíveis pegadinhas que podem aparecer.

As pegadinhas costumam vir em forma de frases e orações que causam um entendimento ambíguo, ou confuso. Portanto, se tiver tempo, ler mais de uma vez o anunciado, pode ser uma ótima dica pra não responder o que parece óbvio demais.

Existem muitos exercícios disponíveis na internet pra praticar com provas do Encceja anteriores, e assim ir conhecendo como é o estilo da prova, pra se sair bem e adquirir o certificado de conclusão.

Que tal conhecer o programa de aulas pro Encceja do Descomplica? No vídeo abaixo nós te ajudamos a entender finalmente o que é o ENCCEJA. 

Aqui, a Mafê explica tintim por tintim pra você acabar de vez com suas dúvidas sobre o exame, e se for o caso, começar a estudar com a gente! Até porque você sabe que o Descomplica também te prepara pro Encceja, não sabe? 

https://www.youtube.com/watch?v=9IPDtxdNPG4&feature=emb_logo

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você