Como desenvolver o hábito da leitura e melhorar a interpretação de texto? Essa é uma dúvida bastante comum entre os estudantes que desejam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e que estão prestes a fazer a prova.
Muitas pessoas têm experiências com a leitura, como uma leitura forçada por algum professor. E por isso tem traumas, não consegue desenvolver o gosto. E talvez possa ser o seu caso, sem que saiba disso.
Quando você é obrigado a ler um livro da escola sem que goste dele, pode ficar sentindo que a prática de leitura é cansativa e maçante. Mesmo que não seja!
Hoje em dia, já se sabe que o ato de ler conta com uma série de vantagens que vão desde a melhora na interpretação de texto e automatização na argumentação teórica.
Em Sukman existem algumas dicas práticas que podem ajudar a ser amante dos livros. E é sobre isso que irei falar neste assunto, portanto, se quiser saber sobre , basta que você continue a leitura aqui conosco.
Dicas para desenvolver o hábito da leitura
Não é novidade que, em ano de vestibular, o tempo torna-se curto e as atribulações, variadas.
Contudo, uma prática que jamais deve ser abandonada – e, em muitos casos, requer, inclusive, ser criada – é aquela que diz respeito à formação do tão famoso hábito da leitura.
Pode parecer que estou aqui falando do óbvio, de algo que, desde que você nasceu, é repetido à exaustão, mas parece que a maior parte dos alunos não consegue perceber que, antes de saber escrever, é preciso saber ler.
E sim, eu sei que isso está longe de ser uma tarefa fácil. No entanto, de verdade, também não deveria ser uma atividade tão penosa.
De maneira simplista, poderíamos entender a leitura como a capacidade de associar significados a determinadas palavras.
De forma mais complexa, deveríamos saber que ler é, principalmente, atribuir valores de compreensão e de interpretação ao que está sendo assimilado, de preferência usando, pra isso, o que chamamos de visão crítica.
Esses últimos conceitos, porém, vou deixar pra explorar no próximo post, quando falamos da importância do olhar consciente.
Por agora, prefiro que pensemos na leitura como uma atividade lúdica, capaz de despertar prazer e ser absolutamente natural no seu cotidiano.
E foi exatamente por isso que a gente separou algumas dicas que irão te ajudar a criar o hábito da leitura de forma prática.
1. Procure por algo menor
Não comece com uma super meta de ler um livro de mil páginas. Pare já com isso! Comece com a meta de ler um livro menor e até mesmo o que tenha mais desenhos que podem te ajudar a diversificar o campo visual.
Existem muitos livros bastante legais que pode usar pra começar como Diário de um Banana e até mesmo Querido Diário Otário.
Assim que conseguir cumprir com as metas pequenas, pode ir aumentando de acordo com a sua ambição. Não comece sonhando alto porque isso pode te deixar frustrado.
É mais fácil a gente conseguir juntar R$ 100 mil de mês em mês ou de uma vez só? Vá de pouco em pouco pra conseguir conquistar a sua fortuna da leitura!
2. Gêneros que gosta
Outra dica é que você opte por gêneros que te atraem. Ou seja, se você não gosta de jeito algum de literatura brasileiras do século passado e do modernismo, evite as ler e procure por algo que tenha chamado a sua atenção.
Isso não quer dizer que você nunca vai ler algo que não gosta. Mas, você não precisa ler algo que não gosta em seu momento de lazer, deixe pra fazer isso nas horas de estudos.
Hoje em dia, na internet é possível que se consiga encontrar listas e mais listas de recomendações de livros pra todos os gostos e gêneros.
3. 15 páginas por dia
Não é segredo que fazer um pouquinho de alguma coisa todos os dias, ao final, agregará muito ao todo.
Dessa forma, você pode começar lendo 15 páginas por dia e, ao final de 10 dias, já vai ter lido praticamente metade de uma obra e pode continuar com este hábito por 1, 2, 3 anos, até notar o quanto ele agrega ao seu conhecimento.
E então tem assim alguma dica de como conseguir o hábito da leitura? Comente aqui com a gente e, além disso, deixe nos comentários quais as suas recomendações de livros.