Que o trabalho do dentista é fundamental pra saúde bucal, não há nenhuma novidade. O que nem todo mundo sabe é que a odontologia tem diferentes especialidades, com variados campos de atuação profissional. Uma das mais importantes é a endodontia.
Essa especialidade trata das estruturas internas do dente. O cuidado com esta área é indispensável pra saúde bucal e pro bem-estar do paciente. Mas você sabe o que é endodontia? E o que faz o profissional com esta especialização?
Continue na leitura deste post e descubra.
O que é endodontia?
A endodontia é a área da odontologia que cuida da chamada polpa dentária. Ela é formada pelas camadas internas dos dentes e envolvem desde a região denominada dentina até a raiz do dente.
Trata-se de uma região formada basicamente por nervos e vasos sanguíneos. Por ser muito sensível, a polpa dentar costuma ocasionar muita dor e desconforto quando tem algum problema.
Por isso, a intervenção de um profissional especializado em endodontia é indispensável nestes casos.
Quando é preciso consultar um especialista em endodontia?
Sempre que um trauma ou doença no dente afeta ou compromete a polpa dentária, é preciso consultar este especialista. Essa situação pode ocorrer em virtude de uma cárie, uma trinca ou uma lesão provocada por uma batida, por exemplo.
A polpa danificada precisa ser removida, o dente limpo e o espaço preenchido. Este cuidado é popularmente conhecido como tratamento de canal. Esta é a única forma de garantir a integridade do dente, prevenindo a extração.
Historicamente, o canal é um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes. De fato, o tratamento era muito doloroso. E como as pessoas postergavam a visita ao endodontista, o dano se agravava, deixando sua cura ainda mais penosa.
Porém, atualmente as técnicas de endodontia estão bem mais modernas. Assim, as remoções e restaurações por meio de tratamentos de canal já não causam tanto sofrimento.
Veja também: Você sabe como funciona uma radiologia odontológica?
Quais as etapas do tratamento?
Diagnosticada uma lesão ou dano na polpa dentária, é preciso remover e restaurar toda a área afetada. Este procedimento é feito em algumas etapas que vamos descrever a seguir.
Abertura
Após aplicar a anestesia local no paciente, o endodontista vai abrir a coroa do dente pra acessar a polpa.
Remoção
A etapa seguinte é a remoção das estruturas danificadas ou infeccionadas. Todo o interior do dente é limpo e preparado pra restauração.
Restauração
O espaço livre deixado pela remoção da polpa danificada precisa ser preenchido. Pra isso, o endodontista utiliza uma resina específica pra tratamentos odontológicos.
Reconstrução
A estrutura do dente é reconstruída temporariamente até que seja possível realizar o acabamento da coroa, que foi removida pro tratamento.
Acabamento
A coroa é recomposta de forma definitiva com um material específico, uma espécie de cimento dentário. Ao final, o dente vai ter o mesmo formato de antes do início do tratamento.
Mais do que uma questão estética, o cuidado com a saúde bucal é fundamental pra qualidade de vida. E esta é uma preocupação crescente das pessoas, o que tem ampliado o campo de atuação nas carreiras ligadas à saúde.
Confira nossos cursos de pós-graduação nesta área e encontre novas opções pro seu desenvolvimento profissional.