Blog Descomplica
imagem ilustrando o conteúdo sobre nota de corte de direito

Nota de corte direito no SiSU

Confira a nota de curte de direito no SiSU e monte a sua estratégia para a inscrição.

Atualizado em

Compartilhe

Quem curte Direito e pretende cursar uma universidade na área utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisa, antes de tudo, conferir as notas de corte em Direito.

Isso porque, quando você conhece as notas de corte, entende melhor se a sua nota no Enem será suficiente para conseguir uma vaga.

Mais do que isso, prepara uma estratégia com turno e universidade para colocar nas duas opções disponibilizadas pelo programa do Governo.

Na sequência, você conhece as notas de corte para o curso de Direito nas últimas edições do SiSU.

O melhor de tudo é que, com o simulador SiSU, você já consegue montar a estratégia da 1° e 2° opção de curso!

Nota de corte Direito

A nota de corte para Direito é uma das mais altas no SiSU. Atrás de Medicina, ela costuma dar trabalho aos estudantes, já que exige uma nota alta no Enem para garantir vagas em universidades.

Nota de corte Direito 2021

Em 2021, o curso de Direito esteve no Top 3 dos que tiveram as maiores notas de corte.

A média foi de 738,7 pontos, sendo que a UFMA conquistou a primeira colocação como nota de corte mais alta, além da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), com notas de corte de 856, 61.

Nota de corte Direito 2022

Na edição 2022 do SiSU, a maior nota de corte foi registrada na UFRJ, com 779.14. Na sequência, vieram UEPB, em João Pessoa (PB), com 777.13 e a UEL, em Londrina (PR), com 776.6.

O curso de Direito SiSU 2022 teve uma nota de corte média de 744.09 pontos. A menor nota de corte foi de 672.78 pontos e, como dissemos acima, a maior nota de corte foi de 779.14 pontos.

Nota de corte Direito 2023

A melhor forma de avaliar as notas de corte Direito no SiSU 2023 e conferir suas chances de ingressar na universidade é usando o simulador do SiSU.

Com ele, você insere sua nota do Enem, o curso desejado e o turno, podendo separar, inclusive, por Estado.

Assim, é possível saber com precisão se a sua nota é ou não suficiente para entrar no curso de Direito e caso não seja, você já consegue montar a estratégia da 2° opção da inscrição.

Como participar do SiSU

Participar do SiSU é fácil e gratuito. O candidato precisa apenas ter feito a mais recente edição do Enem, conquistando mais de 450 pontos, e não ter zerado a redação.

Depois, ele se inscreve na página do SiSU com seus dados de acesso ao gov.br e opta por duas escolhas de curso, podendo variar também o turno e o campus almejados. A inscrição acontece do dia 22 ao dia 25 de janeiro de 2024.

Chamada regular

É muito importante pesquisar as notas de corte antes de escolher determinado curso e instituição no SiSU. Uma questão importante é verificar como estão distribuídas as vagas.

O curso de Direito é oferecido em universidades, institutos federais, centros e colégios de todo o Brasil.

A data do resultado dos participantes classificados na chamada regular do SiSU 2024 será divulgada em 30 de janeiro de 2024 e a matrícula dos selecionados poderá ser feita do dia 1º ao dia 7 de fevereiro de 2024.

Lista de Espera

Candidatos que desejem participar da lista de espera para concorrer a uma vaga em Direito pelo SiSU 2024 precisam manifestar interesse no próprio site do programa. A manifestação de interesse na lista de espera acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Conheça melhor o funcionamento da lista de espera do SiSU!

Conheça o simulador SiSU e saiba quais as suas chances de passar na faculdade e no curso que você deseja!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você