Você pretende entrar em uma universidade federal usando a nota do Enem pelo SiSU 2024? Para quem busca um curso de arquitetura, é super importante conhecer a nota de corte arquitetura e urbanismo.
Na edição mais recente do SiSU, a do primeiro semestre de 2023, foram ofertadas 1.706 vagas para o curso de arquitetura e urbanismo.
Obviamente, houve muitos candidatos na disputa e levou a melhor quem tirou a nota mais alta no Enem, passando a nota de corte arquitetura e urbanismo do SiSU.
A seguir, conheça as notas de corte arquitetura e urbanismo do SiSU, nas edições mais recentes, e veja se a nota que você tirou no Enem te credencia para conseguir uma vaga!
Nota de corte arquitetura e urbanismo
Em geral, a nota média para conseguir uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo é de 716,78 pontos, mas esse número pode variar de acordo com o número de inscritos e vagas disponibilizadas.
A maior nota de corte para o curso de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com a primeira edição do SiSU 2022, foi de 796,48 pontos na Universidade de São Paulo (USP).
Por outro lado, a menor nota de corte, de 659,73, foi registrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).
Nota de corte arquitetura e urbanismo 2021
No SiSU 2021, as notas de corte de arquitetura e urbanismo variaram de 667.01 a 803.53 pontos.
É importante destacar que, segundo o e-MEC, base de dados sobre o ensino superior ligada ao Ministério da Educação, há, atualmente, 65 cursos de Arquitetura e Urbanismo em universidades públicas do Brasil.
Como arquitetura é um curso bastante procurado, isso faz com que a nota de corte para a graduação seja bem alta.
Nota de corte arquitetura e urbanismo 2022
Em uma federal, a menor nota de corte do SiSU 2022 foi de 647,59, na UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido), no Rio Grande do Norte, na modalidade Ampla Concorrência.
Já a maior nota de corte arquitetura e urbanismo 2022 foi registrada na USP (Universidade de São Paulo), com 798,73 pontos na modalidade Ampla Concorrência.
Nota de corte arquitetura e urbanismo 2023
A melhor forma de entender as notas de corte de arquitetura e urbanismo no SiSU 2023 é usando o simulador do SISU, sabia?
Com este recurso, você consegue ver estado, curso e modalidade em que seria aprovado. Bora experimentar essa ferramenta que você vai amar!
Como participar do SiSU
Para concorrer a uma das vagas do curso de Arquitetura e Urbanismo no SiSU 2024, é necessário ter obtido nota acima de 450 no Enem 2023 e não ter zerado a redação.
Depois, ele se inscreve na página do SiSU com seus dados de acesso ao gov.br e opta por duas escolhas de curso, podendo variar também o turno e o campus almejados. A inscrição acontece do dia 22 ao dia 25 de janeiro de 2024.
Saiba tudo a respeito do programa e conheça as faculdades participantes do SiSU!
Chamada regular
É muito importante pesquisar as notas de corte antes de escolher determinado curso e instituição no SiSU. Uma questão importante é verificar como estão distribuídas as vagas.
O curso de Arquitetura e Urbanismo é ofertado em 40 instituições de ensino superior. São cerca de 1.700 vagas em universidades, institutos federais, centros e colégios.
Para ampla concorrência há 820 vagas, distribuídas em 43 cidades e 21 estados.
A data do resultado dos participantes classificados na chamada regular do SiSU 2024 será divulgada em 30 de janeiro de 2024 e a matrícula dos selecionados poderá ser feita do dia 1º ao dia 7 de fevereiro de 2024.
Lista de Espera
Candidatos que desejem participar da lista de espera para concorrer a uma vaga em arquitetura e urbanismo pelo SiSU 2024 precisam manifestar interesse no próprio site do programa. A manifestação de interesse na lista de espera acontece de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.
Conheça melhor o funcionamento da lista de espera do SiSU!
Conheça o simulador SiSU e saiba quais as suas chances de passar na faculdade e no curso que você deseja!