Iluminismo: Você sabe o que significa o termo? A gente pode adiantar que foi um movimento que transformou toda humanidade e tem efeitos ainda hoje.
Se interessou? A seguir, faremos um resumo sobre o Iluminismo pra você entender um pouquinho mais desse marco histórico pra Europa e também pro mundo. Confira abaixo.
Resumo sobre iluminismo: ideias e influências
O iluminismo foi um movimento que surgiu no século XVIII e que transformou amplamente a sociedade mundial. Também chamado de Século das Luzes, o iluminismo foi um movimento cultural baseado no racionalismo e iniciado pela elite europeia.
A França é considerada o berço do iluminismo possuindo inúmeros pensadores que contribuíram intelectualmente pra toda a Europa. Sua influência ultrapassou os limites dos continentes, sendo até mesmo um dos pilares pra Revolução Americana.
E não para por aí! Nesse movimento foram defendidas diversas ideias de filósofos muito famosos, que aposto que você conhece. Esses pensadores queriam estabelecer a razão acima da fé, da religiosidade e da tradição monárquica.
Uma das principais características desse movimento foi a negação da origem divina dos reis e do absolutismo. O movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso.
Além de repudiar grande parte das crenças religiosas, o iluminismo defendia também a liberdade política e a liberdade econômica. Ademais, defendia o crescimento da ciência como sendo o meio mais confiável para o conhecimento.
Pra conhecer mais algumas características confira o texto que fizemos para você ir bem no Enem.
Principais nomes do movimento iluminista
Alguns nomes de filósofos são fundamentais quando falamos sobre o assunto, afinal, esses foram os principais pensadores da época:
- John Locke defendia a ideia de que os homens possuíam direitos naturais à vida, liberdade, igualdade e propriedade privada;
- Já Montesquieu era um pensador que defendia a ideia da tripartição dos poderes políticos;
- Adam Smith defendia o pensamento do livre mercado, da autorregulação e da divisão do trabalho para assim gerar mais lucro;
- Voltaire defendia principalmente a liberdade religiosa e liberdade de expressão em suas ideias;
- Jean-Jacques Rousseau era considerado o Iluminista mais radical. Ele criticava a sociedade burguesa, a propriedade privada e defendia a soberania popular.
Além desses, claro que haviam outros.
Iluminismo no Brasil
E é claro que o iluminismo também chegou no Brasil. Para saber um pouco mais basta acessar esse resumo sobre o Iluminismo.
No Brasil, as ideias iluministas chegaram através de elites brasileiras no século XVIII, influenciaram diversas revoluções muito famosas, porém o conceito de maior importância na realidade brasileira da época foi a ideia da troca de uma monarquia absolutista por uma república. Além do mais, era defendido o fim do colonialismo.
Principais áreas que foram influenciadas
Ainda, o iluminismo influenciou diferentes áreas, como a social, política, economia etc.
- Em relação à área social, eram criticadas as desigualdades determinadas no nascimento – a sociedade estamental que era uma forma de organizar a sociedade, dividindo-a em grupos sociais.
- No ponto de vista político, o filósofo Montesquieu (1689-1755) criticou o absolutismo monárquico e defendeu a divisão do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
- Já no ponto de vista econômico, o iluminismo também defende ideias como a liberdade de mercado e o fim dos monopólios da nobreza e do rei.
- É de grande importância comentar também sobre a influência artística que o movimento proporcionou. Na literatura, especificamente na escola literária do arcadismo, temos grandes referências de conceitos destacados por artistas iluministas.
- No que se refere à evolução de conceitos físicos e biológicos, temos grande avanço no desenvolvimento de teorias como, por exemplo, a Lei da Gravitação Universal, elaborada por Isaac Newton.
Iluminismo: a principal defesa
O movimento advogou, principalmente, em favor da liberdade e dos direitos de cada indivíduo, como, por exemplo, a propriedade, a vida, a defesa etc.
Resumo sobre iluminismo em tópicos:
- A liberdade de expressão para todos os homens – que pudessem se expressar livremente!
- Plenitude: que todos os homens pudessem ser cidadãos plenos;
- Ciência: que a ciência era a única maneira de fazer a humanidade melhorar;
- O empirismo também foi outro ponto bastante defendido durante o Iluminismo. A ideia defendida era de que os conhecimentos, estudos e pesquisas poderiam apenas ser considerados como verdadeiros se fossem comprovados na prática – através de testes, por exemplo;
- A liberdade é um dos fatores fundamentais e mais defendidos no movimento. Por exemplo, as pessoas possuem o direito à vida, a propriedade, a busca da felicidade etc.
Todos esses pensamentos e ideias foram desenvolvidas pela burguesia. Ademais, foram colocadas em prática e implantadas através de lutas revolucionárias.
O Século das Luzes influenciou muitos levantes históricos, como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.
Críticas ao iluminismo
Ainda hoje as influências do iluminismo são sentidas, por exemplo, quando acreditamos somente no que a ciência consegue comprovar.
Mas, o excesso de confiança na racionalidade também tem sofrido inúmeras críticas, seja por parte de filósofos, seja por partes de líderes religiosos.
Rubem Alves, em seu livro Entre a ciência e a sapiência, propõe uma metáfora. A ciência é como uma rede de pescar com buracos de determinado tamanho. No entanto, há peixes menores, que a rede não dá conta de reter… Deu pra sacar?
Iluminismo no Enem
Agora que você já sabe um bom resumo sobre o iluminismo, que tal enviar esse conteúdo pra seus colegas, pra que eles também aprendam ainda mais sobre o assunto?
E é claro que um marco histórico como esse estaria nos livros de história e de arte. Por esse motivo, no Enem e em provas de vestibulares, esse é um dos assuntos mais pedidos.
Portanto, é fundamental que os estudantes foquem também seus estudos nesse tema! Aqui no Descomplica você encontra além de resumos e videoaulas, exercícios pra que você consiga gravar o conteúdo na sua mente! Bora aprender esse assunto super interessante?
Não esqueça de observar as estratégias gerais de estudo, como, por exemplo: organizar o tempo semanal de estudos; reservar um tempo pra si mesmo, ou seja, um momento de lazer e descanso; usar mapas mentais; revisar frequentemente as anotações e reler os livros.
E por último: não deixe de conhecer o Curso Preparatório para o Enem da Descomplica!
Bons estudos.