Você sabe o que é marketing político? Talvez o conceito ainda não seja do conhecimento de todos. Mas, quem acompanha esse cenário, provavelmente já vivenciou, na prática, ações estruturadas com base nesse modelo.
Com o avanço das inovações tecnológicas, também surgiram novas formas de impactar o público com a atuação política, o que proporcionou uma otimização de resultados.
Quer saber mais sobre o assunto? Descubra, neste post, como montar uma estratégia de marketing político de sucesso!
O que é marketing político?
O marketing político pode ser definido como um conjunto de estratégias utilizadas pelos partidos ou candidatos, a fim de estabelecer uma comunicação eficiente com o seu público.
Trata-se de uma oportunidade que vai muito além do resultado de ganhar a eleição. O objetivo é construir uma imagem sólida e de credibilidade.
Pra tanto, a ideia é que a relação político/eleitor seja nutrida não apenas nos períodos eleitorais, mas que a população esteja sempre ciente das propostas e intenções dos seus candidatos.
Isto é, o político deve ir além das manipulações marqueteiras pra conquistar eleitores, buscando desenvolver um trabalho pautado na transparência.
Como montar estratégias políticas bem-sucedidas?
Pra atingir seus objetivos de comunicação com o marketing político, existem alguns passos fundamentais que devem ser observados. Veja quais são eles a seguir.
Conheça o seu público
Conhecer o perfil da sua audiência é uma peça-chave pra traçar qualquer estratégia de marketing. E, no marketing político, a realidade não é diferente.
Conhecendo as características do seu eleitor, o candidato consegue identificar qual a abordagem ideal pra alcançar os resultados esperados.
Nesse sentido, é importante compreender as principais dores desse público-alvo em relação às políticas públicas — quais são os seus anseios e necessidades. Enfim, ir além e observar o contexto subjetivo.
Desenvolva uma marca política
Definido quem é o seu público e quais são as suas particularidades, é a hora de construir sua marca, ou seja, os elementos pelos quais você deseja ser conhecido.
Afinal, todas as suas ações de marketing devem ser construídas com base nesses elementos. Apenas slogans políticos criativos não sustentam uma campanha.
Construa uma comunidade
Outro passo fundamental pro marketing político de um partido ou candidato é ter um grupo de apoiadores e despertar um sentimento de comunhão entre eles — criar uma comunidade.
O intuito, neste caso, é garantir um público mais engajado em torno da sua atuação política. Isso trará força na elaboração dos seus projetos, bem como ajuda a atrair mais pessoas que se identifiquem e abracem o seu trabalho.
A boa notícia é que, hoje, existem diversas plataformas pra ajudar na estratégia. Instagram, WhatsApp, Facebook e Twitter são alguns exemplos de ferramentas que ajudam a cultivar uma comunidade em torno dos temas que você deseja abordar.
Invista em conteúdos de qualidade
Não há como falar em estratégias de marketing, sem pensar em conteúdo de qualidade. Seja por meio de vídeos, seja por meio de artigos, é possível obter vantagens competitivas com materiais ricos e criativos. Tais como:
- educar seu eleitorado;
- propagar sua imagem;
- aumentar seu alcance;
- fidelizar eleitores.
Utilize as redes sociais a seu favor
Em plena era digital, é cada vez mais necessário que as campanhas políticas também utilizem as redes sociais como canais de comunicação. Hoje, utilizar essa estratégia é uma das formas mais práticas e eficientes pra se aproximar da população e divulgar suas propostas de trabalho.
Afinal, há um crescimento expressivo do número de pessoas que usam essas mídias e confiam nelas como uma fonte pra obter informações. Então, nada melhor pra um candidato do que aproveitar esses espaços pra atrair e reter sua audiência.
Por todo o exposto, podemos concluir que investir no marketing político vai muito além de ideias pra campanha eleitoral. Acima de tudo, esse é um importante caminho pra criar uma identidade e estruturar uma carreira sólida no serviço público.
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