Quer saber tudo sobre quimiossíntese e fotossíntese? Pra alguns estudantes, esses podem ser temas difíceis de memorizar. Mas aqui nós vamos te dar um resumo completo e praticar com exercícios.
Assim, você vai saber aquilo que é necessário pra mandar bem nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio e outros processos seletivos. Então, bora estudar!
Qual é a diferença entre quimiossíntese e fotossíntese?
A primeira coisa que você precisa saber ao estudar este tema é o que são seres autotróficos.Na Ecologia, eles são aqueles que produzem o seu próprio alimento, diferente da gente, que precisa recorrer a outras fontes pra comer.
Desse modo, eles utilizam substâncias inorgânicas pra se alimentar. Os seres autotróficos produzem alimento de duas formas.
Uma delas é a quimiossíntese, que utiliza energia química. A outra é a fotossíntese, que utiliza a luz solar. Então, você já sabe a principal diferença entre as duas.
Agora, vamos conhecer cada um dos dois conceitos em maior profundidade. Por isso, vá anotando tudo o que precisa lembrar e já se prepare pros exercícios daqui a pouco. Vamos lá?
A fotossíntese
A fotossíntese é a transformação de energia luminosa em matéria orgânica. Pra isso, acontece uma reação de gás carbônico mais água, que reage com a energia solar nos cloroplastos, formando a glicose e liberando água e oxigênio.
Mas o que são cloroplastos? O cloroplasto é uma organela vegetal, ou seja, faz parte das células das plantas.
Ele possui a clorofila como pigmento principal. No cloroplasto, você encontra os tilacóides (cujo conjunto se chama granum) e é ali onde se encontram os pigmentos fotossintéticos (clorofila).
Esse processo de produção de alimento é realizado por plantas, algas e cianobactérias. Agora, que você conferiu um resumo da fotossíntese, vamos conferir como são as suas principais fases: fotoquímica e química.
Fase fotoquímica
A fase fotoquímica envolve dois fotossistemas, que possuem duas regiões: o complexo antena e o centro de reação.
No complexo antena, a energia luminosa é coletada e levada pro centro de reação. Aí a clorofila está presente no centro de reação, pra utilizar a energia na reação.
Essa também é chamada de fase clara, pois acontece nos tilacóides e depende da energia solar. Quando os elétrons da clorofila são energizados, eles mudam para um orbital mais energético.
Isso acontece porque são transportados por transportadores, como o citocromo. Existem dois caminhos possíveis:
- fosforilação cíclica: os elétrons se desprendem da molécula de clorofila e passam por transportadores, liberando energia. Tal energia é utilizada pra produzir ATP;
- fosforilação acíclica e fotólise da água: aqui dois fotossistemas participam (pigmentos e proteínas), além de moléculas de água. A molécula de água se quebra por meio da luz, liberando prótons de hidrogênio, oxigênio e elétrons.
Fase química
A fase química também é chamada de fase escura. Além disso, também pode ser chamada de Ciclo de Calvin. Mas isso não significa que ela ocorra sem a presença de luz, como à noite, por exemplo. Ela acontece de forma concomitante à fase clara.
É nesse momento que acontece a fixação do carbono. O carbono presente na molécula de gás carbônico se reorganiza pra formar moléculas orgânicas, baseadas nas cadeias carbônicas, como a glicose.
Enfim, podemos dizer que a fotossíntese gera esta equação:
6 CO2 + 12 H2O + energia luminosa → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
Já estamos na metade do nosso resumo de quimiossíntese e fotossíntese. Falta pouco pra você finalizar a revisão e os exercícios. Vamos lá?
A quimiossíntese
A quimiossíntese é o processo em que seres autotróficos produzem energia por meio da oxidação de compostos inorgânicos. Alguns deles são o sulfeto de hidrogênio, amônia, sais de ferro, etc.
Tais compostos inorgânicos são utilizados pra sintetizar compostos orgânicos, a partir do gás carbônico e da água. Os principais organismos que realizam a quimiossíntese são as bactérias e árqueas.
Um bom exemplo são as bactérias nitrificantes, que vivem no solo e são essenciais pra ciclagem do nitrogênio. Elas utilizam a energia da oxidação de íons amônio ou íons nitrato, pra síntese de compostos orgânicos.
Etapas da quimiossíntese
A quimiossíntese possui duas etapas.Na primeira, ocorrem as reações de oxirredução, que permitem a obtenção de prótons e elétrons pra produzir NADPH e ATP.
Na segunda fase, o gás carbônico é incorporado pra produzir matéria orgânica. Confira as equações de cada etapa:
- 1ª etapa: Íon amônio (NH+4) + O2 → Nitrito (NO-2 )+ Energia;
- 2ª etapa: 6 CO2 + 6 H2O + Energia → C6 H12 O6 + 6 O2.
Questões sobre quimiossíntese e fotossíntese
https://unsplash.com/es/fotos/wRdYnqXtyYk
Agora que você conhece as principais características da quimiossíntese e fotossíntese, temos mais uma ideia. Que tal conferir o nosso mapa mental pra revisar tudo antes de seguir pros exercícios?
Agora sim, vamos às questões!
Questão 1 — (UECE 2011)
A Fotossíntese é um processo que produz a energia necessária ao início da cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida principalmente pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e __________ para produzir __________ e ao final liberar __________. Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior.
- a) água, CO2, glicose e oxigênio.
- b) CO2, oxigênio, glicose e água.
- c) glicose, água, CO2 e oxigênio.
- d) água, glicose, oxigênio e CO2.
Questão 2 — (ENEM 2017)
A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico. Quando a luz incide sobre certas substâncias, libera elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica. Uma célula fotovoltaica é composta por uma placa de ferro recoberta por uma camada de selênio e uma película transparente de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo ouro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para o selênio, fechando o circuito e formando uma corrente elétrica de pequena intensidade.
DIAS, C. B. Célula fotovoltaica. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).
O processo biológico que se assemelha ao descrito é a
- a) fotossíntese.
- b) fermentação.
- c) quimiossíntese.
- d) hidrólise do ATP.
- e) respiração celular.
Questão 3 — (ENEM 2011)
Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.
SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V.37, n. 219, 2005 (adaptado).
A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
- a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.
- b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.
- c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.
- d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
- e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.
Gabarito: 1. a; 2. a; 3.d
Vem continuar estudando! Além da quimiossíntese e fotossíntese, ainda há outros conteúdos muito importantes de Biologia e Química pro Exame Nacional do Ensino Médio.
Por isso, confira os materiais disponíveis no blog do Descomplica. Assim, você revisa e manda bem nas provas!