• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como posso ajudar o meio ambiente em CASA?

Olá, eu sou o Kaue Grotto – embaixador do Descomplica – do #studygram  @studies.kg.

Hoje comemoramos o dia do meio ambiente, é de ampla importância contemplar todas as situações cotidianas, tal como o consumo, estratégias de desenvolvimento ambiental, consciência dos alimentos e claro, como ajudar o meio ambiente com atitudes simples e muito gratificante.

DICA #1

Essas são algumas das poucas perguntas que precisamos analisar, pois todo o alimento passa por um processo evolutivo e entre esses aspectos, ele pode ser contaminado, ter exploração animal e a destruição da fauna e flora.

Ter uma alimentação equilibrado e com consciência ambiental ajuda muito meio ambiente, já que os produtos são provenientes de espaços agricultáveis.

DICA #2

Caso sua resposta for sim, ótimo, você está contribuindo muito para a sua saúde e para o meio ambiente. Quando pensamos em ALIMENTO, isso é muito importante para a comunidade e principalmente para os estudantes, que passam parte do seu dia estudando e esquecem de tomar água, comer verduras e frutos. 

O mais incrível de tudo isso, é você poder produzir seu próprio alimento, como plantar verduras, frutas e chás. Com o cultivo destas plantas, você pode ajudar muito o espaço que vive e também, é claro, o seu bolso. 

Outra dica, é evitar comprar produtos de grandes fazendas, opte por comprar da agricultura familiar, um fator muito importante para o desenvolvimento do comércio local, resultando em um troca de saúde e confiança com o vendedor. 

Caso você for comprar, escolhe lugares que você já conhece e sabe que não tem exploração animal, uso de agrotóxicos e impactos ambientais.

DICA #3

A água é um recurso que garante a nossa sobrevivência, ela é uma das fontes naturais mais importante, mas infelizmente o seu uso descontrolado promove a escassez desta matéria prima. 

Falar sobre a água pode ser muito repetitivo, mas ideal. Pois existem vários dados que ela está acabando, contudo muitos não agem para que isso seja amenizado. 

Um dos principais impactos que desregulam o equilíbrio hídrico é o desmatamento das florestas, em que as árvores são importantes fatores de regulação hídrica. 

Não só isso, também o avanço da pecuária, em que a água é usada nas plantações, o consumo excessivo dos animais e articulam assim as reduções de água em todo o território nacional. 

O que nós podemos fazer para ajudar o meio ambiente?

– Reduza seu banho 

– Cuidado com a  mangueira, evite usar para lavar o carro, o quintal ou a calçada

-Na hora de lavar louça, não deixe a torneira aberta 

-Estabeleça para ficar 1 dia da semana sem comer carne

Relacionado a isso, você já conhece o movimento #segundasemcarne, você sabe o que significa ficar um dia sem se alimentar de origem animal e o que causa para o meio ambiente?

DICA #4

O custo da energia aumentou muito nos últimos tempo, logo quanto menos consumir, melhor para você e para o meio ambiente. 

Como aproveitar a energia e pagar menos?

-Evite usar aparelhos que esquentam muito, como ferro de passar roupa, forno elétrico, secador de cabelo, chuveiro….

-Use menos o carro para se deslocar para lugares que você pode caminhar 

-Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou LED

– Deixa apenas uma luz ligada durante o seus estudos 

Também, existem fontes elétricas que prejudicam muito o meio ambiente, como por exemplo, a hidrelétrica (produz muita energia, mas promove a perda da biodiversidade devido o alagamento), Biomassa (emissão de gases e promove o efeito estufa), eólica (que prejudica as aves devido a emissão dos sons sonoros) e muitos outros que ocasionam graves problemas ambientais

DICA #5

Plantar e poder ver a evolução de sua própria horta funciona como uma terapia e promove a proteção ambiental, já que você estará usando recursos de sua casa, sem agrotóxicos, poluição e desmatamento. 

Dicas para poder ter seu próprio alimento: 

PARA QUEM MORA EM APARTAMENTO 

  • Em período de quarentena, USE A CRIATIVIDADE, que tal criar uma mini horta na sua casa? 
  • isso contribuirá para você e para o seu bolso
  • Segue algumas ideias 

PARA QUEM MORA EM CASAS

  • pode-se criar um espaço com uma horta e já no lado uma composteira 
  • Plante o que quiser, alfaces, chás, temperos a criatividade é TUDO 
  • Segue algumas ideias 

quer saber mais: https://www.familia.com.br/faca-uma-horta-em-casa-7-passos-para-preparar-um-canteiro/

Diante de todas as dicas, espero que seja muito útil para nós refletirmos sobre o assunto ambiental, já que é muito importante para toda a comunidade. 

Obrigado e até o próximo!