Blog Descomplica

Exercícios sobre a ditadura militar: revisão do conteúdo!

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão da UERJ, sobre Ditadura Militar, e confira a resposta comentada por nossos monitores.

Atualizado em

Compartilhe

Exercícios sobre a ditadura militar vão te ajudar a mandar bem nas provas de história. Afinal, esse é um conteúdo que aparece muitos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por isso, vamos apresentar um resumo com os principais pontos desse conteúdo. Além disso, ao fim do artigo, você confere exercícios pra praticar e memorizar tudo o que aprendeu. Bora estudar?

Ditadura Militar no Brasil: resumo

Imagem de homem sendo preso pela ditadura para ilustrar artigo sobre exercícios sobre a ditadura militar
Vamos memorizar os principais tópicos desse conteúdo? Pra começar, lembre-se de que uma ditadura militar é um regime político em que as Forças Armadas governam e administram o país. 
Então, com o poder centralizado nos militares, os cidadãos perdem a participação e decisão nas instituições do Estado.
No Brasil, o regime autoritário começou no golpe militar em 31 de março de 1964. Com isso, o presidente João Goulart foi deposto, dando início a um regime de 21 anos. Sendo assim, a ditadura terminou em 1985. 
Algumas de suas características foram a censura à imprensa, a restrição de direitos políticos e a perseguição aos seus opositores. Também é importante entender o contexto político e social que antecedeu o regime militar. 
Portanto, vamos apresentar um pouco do que estava acontecendo no país nas décadas anteriores. Assim, você compreende o que levou à ditadura no Brasil e poderá fazer exercícios sobre a ditadura militar.

Antecedentes da Ditadura Militar

Antes de resolver exercícios sobre a ditadura militar, é importante conhecer o seu contexto histórico.
 O regime militar aconteceu no Brasil no período da Guerra Fria. Desse modo, foi um período de constantes disputas entre os blocos capitalista e socialista, representados pelas potências Estados Unidos e União Soviética.
Vale à pena a gente voltar um pouco no tempo até 1961, quando Jânio Quadros assume a presidência. 
No mesmo ano, ele renuncia ao cargo e seu vice, João Goulart, se torna presidente do Brasil. Os dois políticos eram de partidos políticos diferentes e possuíam ideias distintas pro país.
João Goulart, também conhecido como Jango, ficou conhecido pelas “reformas de base”. Ele era um representante trabalhista, ou seja, carregava algumas ideias que se aproximavam do ex-presidente Getúlio Vargas. 
Nesse sentido, propunha reformas nos âmbitos fiscal, administrativo, universitário e agrário. Este último era o ponto que gerava maior polêmica e descontentamento dos latifundiários e parlamentares do Congresso Nacional. As propostas envolviam:

  • Desapropriar terras;
  • Nacionalizar as refinarias de petróleo;
  • Garantir o voto pra analfabetos;
  • Reformar a educação superior etc.

É um momento em que se destaca a polarização política da população. Logo, setores mais conservadores da sociedade e partes da classe média apoiaram a derrubada do governo. 
Uma manifestação importante foi a “marcha da família com Deus pela liberdade”, conduzida por grupos contrários ao governo João Goulart.

Período de Guerra Fria: envolvimento dos Estados Unidos

A Guerra Fria se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, com a bipolarização ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. Por consequência, o medo do “perigo comunista” era uma ideia propagada pelos setores mais conservadores da sociedade. 
Após a Revolução Cubana, os Estados Unidos passaram a intervir nos países da América Latina, pra impedir a disseminação de regimes comunistas. Por isso, ditaduras militares se tornaram ferramentas em vários países do continente pra evitar outras revoluções.

Características da Ditadura Militar

Conheça as principais características da Ditadura Militar no Brasil!

  • Censura à imprensa;
  • Aproximação com os Estados Unidos;
  • Implantação do bipartidarismo: ARENA (alinhada ao governo) e MDB (partido de oposição);
  • Cassação de direitos políticos dos opositores ao regime;
  • Censura à arte;
  • Controle dos sindicatos;
  • Enfrentamento aos movimentos de guerrilha.

Nesse período as eleições eram indiretas, sem a participação da população. O partido ARENA controlava tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal.
Também é importante lembrar que foi um período marcado pela violência. As forças militares realizaram prisões, estupros, torturas e assassinatos contra os opositores ao regime.

Principais atos Institucionais e presidentes no período

Os atos institucionais eram meios que permitiam que os militares governassem sem o aval do Congresso Nacional. Ou seja, eram decretos e normas que facilitavam a permanência do regime no poder. Confira um resumo dos principais atos institucionais!

  • AI-1 (1964): declarou o fim das eleições diretas pra presidente;
  • AI-2 (1965): instituiu o bipartidarismo;
  • AI-3 (1966): declarou instituições diretas pra governadores;
  • AI-4 (1966): reabriu o Congresso Nacional que estava em recesso desde o golpe e aprovou uma nova constituição;
  • AI-5 (1968): suspendeu habeas corpus para determinados crimes, fechou o Congresso novamente por tempo indeterminado, autorizou o presidente a declarar estado de sítio, permitiu confiscar bens privados e intervir em estados e municípios.

Durante a Ditadura Militar, o Brasil foi governado por cinco militares. Saiba que é cada um deles e o período de seus governos!

  • Castelo Branco (1964-1967);
  • Costa e Silva (1967-1969);
  • Médici (1969-1974);
  • Geisel (1974-1979);
  • Figueiredo (1979-1985).

A redemocratização do Brasil

O governo de Figueiredo representa o fim do período ditatorial. Sendo assim, em 1979, a Lei de Anistia foi promulgada. A partir desse momento, os presos políticos foram libertados e os exilados podiam voltar ao país.
O fim da ditadura militar foi marcado pela crise econômica. A dívida externa atingia mais de 100 bilhões de dólares e a inflação girava em torno de 200% ao ano.
Também foi possível a criação de novos partidos políticos.Em 1983, iniciou-se a campanha “Diretas Já”, pela retomada das eleições e da participação da população. Entretanto, os cidadãos puderam escolher um presidente apenas em 1989. 

Exercícios

Agora que você já revisou os principais pontos do conteúdo, é hora de resolver exercícios sobre a ditadura militar!

  1. (UERJ). No Brasil, o ano de 1968 foi marcado pelos crescentes choques entre as tentativas de maior participação política e o endurecimento do governo militar. Essa polarização pode ser constatada nos seguintes eventos ocorridos naquele ano:
  1. Passeata dos cem mil – decretação do AI-5.
  2. Reforma universitária – instauração do SNI.
  3. Invasão do prédio da UNE – surgimento da ARENA e do PMDB.
  4. Fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro – fechamento do Congresso Nacional.
  1. (FUVEST-SP/2002). “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

Esse Manifesto revela que os militares:

  1. a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
  2. b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
  3. c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
  4. d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
  5. e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
  6. (FGV-SP/1998). Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:

I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente, a implementação imediata das “reformas de base”.
Estão corretas as frases:

  1. III e IV
  2. III e V
  3. I, II e III
  4. I, IV
  5. II, III e IV

Gabarito

  1. A.
  2. C
  3. D

Que tal revisar outros conteúdos?

Imagem para ilustrar artigo sobre exercícios sobre a ditadura militar
Pra ir bem nas provas de história, é importante conferir os conteúdos que mais caem nas suas provas e fazer exercícios. Por isso, o blog Descomplica está cheio de materiais de estudo que te ajudam a estudar quando você quiser.
Conheça o Cursinho Descomplica e bora estudar!

Comentários

Ryan conceição vieira
Ryan conceição vieira
18/11/2023 às 14:38

Essa revisão é muito util

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
24/11/2023 às 09:45

Ei, Ryan! Que bom que você gostou!! Conta com a gente! 💚🚀


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de História - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você