Mapa Mental: Revolução Cubana

É possível, sim, gabaritar sua prova de história! Quer saber como? Dê uma olhada neste mapa mental sobre Revolução Cubana 😀

Assim como os mexicanos que lutaram contra o governo autoritário de Porfírio Diaz na Revolução Mexicana, a Revolução Cubana também foi uma importante revolução social do século XX. No caso cubano, foi uma luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista e o imperialismo estadunidense em Cuba.

Alguns historiadores costumam utilizar a denominação Revoluções Cubanas (ao invés do singular Revolução Cubana) por considerar se tratarem de duas revoluções: a primeira, ocorrida em 1956, liderada por Fidel e Che, teve um forte caráter nacionalista; já a de 1961 foi marcadamente socialista.

Quer saber como ocorreram essas revoluções? Dá uma olhada no resumo aqui embaixo! 🙂

Contexto

Para entender o que foi a Revolução Cubana, é necessário atentar para o contexto de Cuba durante a primeira metade do século XX. Após se tornar independente do domínio espanhol, Cuba acabou ficando sob forte influência dos Estados Unidos, que interferia nos seus assuntos internos a partir da chamada Emenda Platt.

Além da forte influência norte-americana, os cubanos tinham outro grande problema: a ditadura de Fulgêncio Batista. Durante o período ditatorial, Batista empreendeu uma política de atrelamento aos Estados Unidos e uma forte repressão aos opositores do governo.

A revolução de 1956

O início da Revolução Cubana será marcado pela organização de um grupo guerrilheiro, liderado pelo advogado Fidel Castro, contra o governo ditatorial de Fulgêncio Batista. Esse grupo guerrilheiro desembarcou em Cuba em 1956, quando foram atacados de surpresa por soldados de Batista e fugiram para Sierra Maestra.

Nomes como Ernesto Che Guevara e Raul Castro, juntamente com outros sobreviventes do ataque, iniciaram uma guerra de guerrilhas contra a ditadura cubana. No início de 1959, o movimento de Fidel Castro tomou o poder em Havana e Fulgêncio Batista fugiu para Miami.

Continue estudando
Post do blog

Revolução Mexicana: entenda o movimento popular que abalou as estruturas mexicanas

A Revolução Mexicana foi o primeiro grande movimento social ocorrido no século XX.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: América Latina Contemporânea

Você sabia que América Latina cai muito no vestibular? Confira este mapa mental feito especialmente para você e se prepare para arrasar na escola e no ENEM! :3
artigo