Um dos assuntos que mais deixam os alunos com dúvidas são as Tendências Contemporâneas em literatura. Foi pensando em resolvê-las, que preparamos este conteúdo sobre o tema.
Com o conteúdo certo em mãos você pode estudar desde já e chegar com tudo no dia da prova, detonando todas as questões sobre o tema. Então, bora lá?
O que são as Tendências Contemporâneas?
Pra chegar com tudo no Enem, portanto, você precisa entender o que são as Tendências Contemporâneas na literatura. É uma manifestação artística que teve a sua origem no início do século XX e está em destaque até hoje.
É por isso que levam este nome: são tendências que ainda estão vigentes e norteiam boa parte das obras literárias que têm sido publicadas nos últimos 50 anos.
Principais características das Tendências Contemporâneas
Mesmo que seja ainda bastante recente, podemos retratar algumas questões que definem bem esse tema. Fique bem atento pra isso porque esses são os pontos que mais caem na prova, hein?
Diversidade
Existe uma série de autores com características diversas que estão dentro dessas tendências e, portanto, pra estar dentro do movimento literário, o principal ponto é ter tido sua produção publicada no pós-modernismo.
Temas comuns
São abordados, principalmente, questões do cotidiano, quase como crônicas da vida comum.
Alguns autores, inclusive, são especializados neste tipo de abordagem, como Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector. Cada autor, obviamente, terá sua visão individual sobre o assunto;
Pluralidade
Não há uma corrente dominante dentro das Tendências Contemporâneas, tendo, portanto, cada autor o seu estilo, sem necessariamente compor uma linha condutora que define esse momento. Ou seja, há uma maior pluralidade de visões no momento.
Alinhamento histórico
Se não há uma linha estilística condutora (diferente do que ocorre em outros movimentos, como o parnasianismo, modernismo, realismo, romantismo, entre outros), o que une esses autores é a influência dos fatos históricos, que acontecem tanto a nível mundial quanto nacional, gerando impacto na literatura.
Influência de outros movimentos culturais
Dentro do que falamos logo aqui acima, os fatos históricos são um bom ponto de partida pra analisarmos as Tendências Contemporâneas. Mas, não é só isso!
Outros movimentos culturais de outras artes (cinema, música, pintura, entre outros) também convergem pra literatura. Então pode-se ver a influência dos seguintes movimentos nas Tendências Contemporâneas, como o caso:
- Bossa Nova;
- Cinema Novo;
- Tropicália, entre outros.
Exemplos fundamentais das Tendências Contemporâneas
Pra você que quer arrasar e não ser pego de surpresa na hora da prova, é hora de conhecer alguns dos principais nomes das Tendências Contemporâneas da literatura.
Vamos a alguns exemplos a seguir! Aproveite e não deixe de ler mais sobre a obra de cada um deles, pois pode vir forte no Enem.
Ariano Suassuna
Consagrado pela obra “O Auto da Compadecida” (aproveite e assista ao filme pra conhecer mais sobre a temática), foi um dos grandes romancistas do século XX.
Suas obras são muito permeadas por características da identidade brasileira e valorização da cultura nacional. Um verdadeiro marco na literatura brasileira.
Adélia Prado
A autora mineira, também poetisa, foi apadrinhada por outro autor consagrado deste período: Carlos Drummond de Andrade.
Suas obras são muito marcantes por uma linguagem coloquial e presença de elementos da fé católica. Além disso, a figura feminina é muito presente também em suas palavras, contribuindo e enriquecendo a cultura.
Caio Fernando Abreu
O autor conhecido pelas frases compartilhadas em redes sociais é, também, um dos grandes contistas e cronistas das Tendências Contemporâneas, principalmente, com sua obra publicada após os anos 1980.
Foi premiado com o Jabuti, uma das maiores obras da literatura nacional, por três vezes. Suas obras exploram temas contemporâneos relacionados com o seu tempo e que permeiam muitas discussões até hoje, como uso de drogas, suicídio e prostituição.
Cora Coralina
Uma das maiores poetas Contemporâneas, a autora também foi contista e é considerada uma das maiores expressões femininas dessa corrente (junto com outras autoras consagradas como Clarice Lispector, Lya Luft, Hilda Hilst, entre outras).
Assim, sua obra possui uma abordagem regionalista sobre questões cotidianas, bem como aproveita pra trazer personagens centrais em suas obras que pertençam a grupos marginalizados na sociedade.
Sua principal obra foi “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, mas existem muitas outras que, a gente garante, vale muito a leitura!
Dalton Trevisan
O autor foi ensaísta, cronista e poeta, bem como ajudou a organizar o movimento neoconcretista brasileiro. Também já recebeu uma das premiações mais importantes da língua portuguesa: o prêmio Camões. Sua principal obra foi “O Vampiro de Curitiba”.
Millôr Fernandes
Millôr Fernandes é considerado um dos grandes autores que trabalha humor em seus textos, tendo sido um colunista atuante na revista Veja por muitos anos.
Também foi tradutor e dramaturgo. Seus conteúdos possuem um caráter satírico e sua principal obra publicada foi “O Amigo da Onça”, que tornou seu nome conhecido.
Lygia Fagundes Telles
Uma grande romancista e contista, a autora trabalha em suas obras uma abordagem muito intimista e, ao mesmo tempo, brinca com o conceito de verdade em seus textos.
Também aborda a psicologia feminina no universo urbano, bem como também trabalha, em alguns contos, uma linguagem de terror. Curioso, né?
Outros grande autores
Queríamos poder falar sobre todos os principais nomes desse período, mas como você pode ver, são vários autores importantes que fizeram (e estão fazendo) história.
Então pra não te deixar perdidasso nesse momento, vamos citar outros autores que você deve buscar conhecer um pouco melhor e ler com calma as obras:
- Antônio Callado;
- Clarice Lispector;
- Carlos Heitor Conry;
- Paulo Leminski;
- Rubem Braga;
- Carlos Drummond de Andrade;
- Nelson Rodrigues;
- Luis Fernando Veríssimo;
- Manoel de Barros, entre outros.
Linguagens no Enem
Tudo bem que são muitos autores pra apenas uma prova, a gente entende o friozinho na barriga que você tá sentindo daí! Mas pensa só: é conhecimento agregado e não é apenas uma prova e, sim, preparação pra toda a sua carreira.
Conhecendo as obras mais cobradas no Enem você já fica há 1000 passos dos seus concorrentes em duas grandes áreas do conhecimento: Português e Redação. Fala sério, animou, né?
Então se você não quer perder nada e gabaritar as questões do Enem, não perca tempo e vem conhecer o Curso Preparatório da Descomplica! vem dar uma espiadinha na aula de Tendências Contemporâneas que a gente preparou. Tá demais!