A gente sabe que as questões de Literatura no Enem podem causar um certo friozinho na barriga.
Mas, se você pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, já deve ter mergulhado de cabeça nos estudos e ter se preparado ao máximo pra chegar confiante no dia da prova. Confere aí?
Se você faz parte desse grupo, temos uma boa notícia: respira com calma, segura o frio na barriga e vem com a gente que temos um plano pra te ajudar nessa etapa.
Descomplicando a Literatura
Quando falamos em literatura, estamos nos referindo aos textos literários ou a forma de utilizar palavras como arte. Sabe aquele best-seller ou poesia que você leu? Então, eles são literatura.
Dentro da literatura existe uma grande quantidade de gêneros, como: contos, crônicas, poemas, romances, textos teatrais, cordéis, música e até textos não verbais.
São obras que usam o sentido real ou figurado da palavra pra levar o leitor a refletir e, muitas vezes, o transportar pra um outro universo.
Por ser um assunto amplo, a literatura pode confundir a cabeça dos estudantes e deixar muita gente sem saber por onde começar. Mas, com algumas dicas você vai ver que esse é um dos assuntos mais gostosos pra se estudar.
O que mais cai em Literatura no Enem?
A Literatura no Enem fica dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas, além de apresentar questões próprias desse tema, a prova também conta com questões multidisciplinares, trazendo a literatura dentro de Português, História e Geografia, por exemplo.
Entre os assuntos mais cobrados nas últimas provas, temos interpretação de texto, escolas literárias, obras clássicas, além de funções e figuras de linguagem. Com isso em mente, trouxemos esses tópicos pra te ajudar a organizar os seus estudos.
Funções e figuras de linguagem
As funções de linguagem são utilizadas pra transmitir a intenção de quem fala, comunicando algo. Existem 6 funções de linguagem principais na nossa língua:
- emotiva ou expressiva;
- conativa ou apelativa;
- metalinguística;
- fática;
- poética;
- referencial ou denotativa.
Já as figuras de linguagem são usadas pra ajudar na interpretação do texto e na identificação das escolas literárias, além de ampliar o significado do que está escrito ou reforçar alguma ideia.
Assim, existem muitas figuras de linguagem, essas são algumas das mais utilizadas no Enem:
- Metáfora;
- Comparação;
- Metonímia;
- Catacrese;
- Sinestesia;
- Hipérbole;
- Eufemismo.
Você vai encontrar as figuras de linguagem em muitas charges durante a sua prova, então é interessante entender o que cada uma significa pra interpretar corretamente até mesmo a linguagem não verbal apresentada.
Pra te ajudar, segue aqui um vídeo com um resumão das principais figuras de linguagem pro Enem.
Interpretação de texto
A interpretação de texto é o ponto de partida pra fazer bem qualquer tipo de prova. Até mesmo pra resolver uma pergunta de Matemática é preciso interpretar corretamente o que a questão está pedindo pra não cair em nenhuma pegadinha.
Portanto, ao se deparar com um texto na sua prova, é preciso responder a algumas questões antes de sair marcando alternativa:
- Qual a ideia principal apresentada?
- Existe alguma crítica?
- O texto traz o reflexo de alguma época ou costume?
- Qual o objetivo do autor?
- Existe alguma figura de linguagem presente?
Um bom ponto de partida é tentar identificar essas informações no texto e ir sublinhando as partes mais importantes. Com isso, aliado ao que foi perguntado na questão, você já consegue criar uma opinião e responder corretamente.
Vale lembrar que, além de trazer autores e obras consagradas, a prova também apresenta muitos textos jornalísticos, obras de arte, propagandas e as já tradicionais charges, desafiando o candidato a fazer todo o tipo de interpretação.
Mas, com toda a honestidade, a gente sabe que a interpretação deve ser desenvolvida diariamente, com muita leitura e prática pra melhorar cada vez mais sua capacidade de compreensão. Então, meu querido, bora ler!
Principais escolas literárias
As escolas literárias são movimentos artísticos distintos, cada um com suas próprias características e que marcam alguma época ou período histórico.
Dentro do Enem, essas escolas não são cobradas de forma direta, mas exigem que o candidato entenda o contexto histórico e social de cada uma pra responder às questões relacionadas. No Brasil, existem as seguintes escolas literárias:
- Quinhentismo;
- Barroco;
- Arcadismo;
- Romantismo;
- Realismo;
- Naturalismo;
- Parnasianismo;
- Simbolismo;
- Modernismo;
- Literatura contemporânea.
Apesar de grande, a banca do Enem não costuma trabalhar todos os movimentos, nos últimos anos foram cobradas questões sobre modernismo, literatura contemporânea, romantismo, barroco, quinhentismo e realismo.
Tente entender pelo menos as principais características de cada movimento e o contexto em que estão inseridos e você terá uma boa bagagem pra aplicar nas questões de literatura no Enem.
Obras de Literatura no Enem
O Enem costuma trazer muitos trechos de obras clássicas em suas questões, mas seus editais nunca trazem uma lista oficial de livros obrigatórios pra leitura.
Apesar disso, é possível analisar as provas anteriores e verificar que a banca tem alguns autores e títulos preferidos e que estão sempre presentes.
Algumas obras já são bem conhecidas dos vestibulandos, além de serem clássicos da literatura:
- Capitães de Areia — Jorge Amado;
- O Cortiço — Aluísio Azevedo;
- Dom Casmurro —Machado de Assis;
- Memórias Póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis;
- Iracema — José de Alencar;
- Vidas Secas — Graciliano Ramos;
- Macunaíma — Mário de Andrade;
- Quarto de Despejo — Carolina Maria de Jesus;
- A Hora da Estrela — Clarice Lispector;
- A Cidade e as Serras — Eça de Queiróz;
- Sagarana — Guimarães Rosa.
É claro que a realidade social de muitos candidatos pode dificultar o acesso a esses livros, mas você não precisa desanimar por isso, viu?
É possível encontrar muitas dessas obras em domínio público, além de resumos que ajudam a ter uma noção mais completa do que discute-se em cada uma.
Quer uma dica extra? Assiste a esse aulão sobre Machado de Assis lá no nosso canal do YouTube, o autor é um dos queridinhos da banca do Enem e está presente em quase todas as provas.
Questões de literatura no Enem
De forma geral, a banca gosta muito de trabalhar esses assuntos de forma multidisciplinar, trazendo mais de um assunto em uma mesma questão.
Nossa dica principal é que você confira as provas dos anos anteriores pra entender como isso funciona e aprender na prática, além de estudar cada tema, é claro.
A maravilhosa Amara Moira comentou todas as questões de literatura do Enem 2021 trazendo dicas importantes de como interpretar o que foi pedido.
Quer ainda mais dicas pra se dar bem na prova? Conheça todos nosso Curso Preparatório para o Enem e estude a fundo cada um desses tópicos.