Se você faz parte do ambiente corporativo, com certeza, já ouviu falar sobre o termo gestão de projetos, e mais ainda sobre a gestão ágil de projetos. Mas, você sabe o que realmente significa e como essa gestão pode ajudar a melhorar o desempenho de uma equipe?
Bom, a metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas utilizadas na otimização do processo de entrega de projetos, tornando mais rápido e eficiente tanto pra quem produz, como pro cliente.
Pra isso, é proposta a criação de tarefas de acordo com cada área, com todos os dados e briefing de cada etapa do projeto.
Essa é uma estratégia que tem gerado muitos resultados positivos, levando mais valor às entregas dos colaboradores. Ficou interessado e quer saber mais a respeito? Então, continue com a gente!

O que é gestão ágil de projetos?
Como resumimos acima, a gestão ágil consiste em estratégias pra otimizar as tarefas de um projeto. Com isso, as atividades ficam mais dinâmicas e a entrega de resultados mais rápida e eficiente pros clientes.
Dessa forma, a totalidade não é mais base pros projetos. Pra um melhor aproveitamento da equipe, agora eles se dividem em pequenas partes que podem ser realizadas em tempos mais curtos.
A qualidade da entrega também melhora muito, uma vez que a equipe tem um prazo determinado pra pensar e produzir cada etapa do projeto.
A gestão ágil de projetos se diferencia da tradicional, pois conta com o comprometimento de toda a equipe. Isso estimula o engajamento do time, que se coloca à disposição pra aplicar as estratégias da maneira correta otimizando o tempo e entregando o melhor resultado.
Pra exemplificar, as principais características desse método, são:
- entregas rápidas e com qualidade máxima;
- inovação e adaptabilidade às mudanças;
- melhoria contínua pro time;
- equipes e clientes cooperando entre si;
- flexibilidade de produção;
- melhor cenário pra aplicar estratégias.

Quais as principais metodologias ágeis?
Pra gestão ágil alcançar seu objetivo, podem ser aplicadas diferentes metodologias. Assim, as que se destacam entre as empresas brasileiras, são:
- Scrum;
- Nexus;
- Lean;
- Kanban.
Vamos ver uma a uma? Vem com a gente!
Scrum
O método ágil Scrum é formado por sprints, ou seja, ciclos de trabalho que podem ser divididos por semana, quinzenas ou meses. Dessa forma, o projeto é entregue ao final de cada período.
Outra característica importante do método são as reuniões fixas. Alguns gestores optam por realizá-las diariamente pra que toda a equipe fique a par do andamento do projeto, e, além de tudo, mantém a motivação do time.
Nexus
Tendo o Scrum como base da sua gestão, o Nexus passa a ser indicado pra projetos que necessitam de vários times pro seu desenvolvimento. Com isso, é possível desenvolver a integração de todos, mantendo o projeto em dia.
Lean
Esse modelo antecede as metodologias atuais, mas se encaixa muito bem na gestão ágil que conhecemos. A sua proposta é diminuir processos, pra que a execução do projeto seja mais simples, barata e ágil.
Kanban
A empresa Toyota, em 1960, criou o método que hoje é muito utilizado pro acompanhamento visual do andamento dos projetos.
Isso pode ser feito tanto manualmente, como com o auxílio de plataformas online, a exemplo do Trello. São cartões de sinalização de cada etapa separados em: precisa ser executado, em andamento, em finalização e concluído.

Qual a importância da metodologia ágil?
Cada uma dessas metodologias é direcionada de uma maneira, mas com o mesmo objetivo: otimizar as atividades e melhorar o desempenho da equipe. A implantação de cada método depende do perfil da empresa e, também, como o gestor deseja conduzir a distribuição das tarefas.
O projeto também conta na hora de escolher qual a metodologia ideal. Isso porque, ao separar as tarefas, é possível mensurar o tempo que será gasto em cada uma, levando mais informação pro cliente.
O profissional que cuida da gestão de projetos, com habilidades em metodologias ágeis, tem sido muito procurado no mercado. Portanto, se você deseja se especializar na área, esse curso pode ser o seu diferencial!
Além dele, que tal conhecer o curso livre de gestão de projetos? Nele você vai aprender a planejar e executar um projeto do início ao fim, usando a gestão ágil. Não deixe o seu crescimento profissional pra depois.