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Exercícios discursivos de revisão para UERJ – parte II

Atualizado em

Nerds queridos,

vamos para a última parte dessa série de exercícios de português para treinarmos os principais conteúdos que estamos estudando.

Dessa vez, a segunda série de exercícios visando a segunda fase da UERJ.

Todos prontos! Então vamos nessa! :)

Questão 6 –

Infância

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé, comprida história que não acaba mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala –  e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom. Minha mãe ficava sentada cosendo olhando para mim: – Psiu... Não acorde o menino. Para o berço onde pousou um mosquito. E dava um suspiro... que fundo! Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda. E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

“No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala –  e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.” (v. 7-12)

Identifique, na estrofe acima, dois traços característicos da estética modernista, um relacionado à linguagem e outro à forma do poema. Cite também um exemplo para cada um desses traços.

Gabarito:

Um dos traços relacionados à linguagem e respectivo exemplo:

•  ausência de pontuação:

Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.

• frases nominais:

Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.

•  linguagem coloquial:

que nem

Um dos traços relacionados à forma do poema e respectivo exemplo:

•  versos livres / versos sem métrica regular:

Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.

•  aproximação entre a poesia e a prosa:

No meio dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café.

Questão 7 –

O dia abriu seu pára-sol bordado De nuvens e de verde ramaria. E estava até um fumo, que subia, Mi-nu-ci-o-sa-men-te desenhado.

Depois surgiu, no céu azul arqueado, A Lua – a Lua! – em pleno meio-dia. Na rua, um menininho que seguia Parou, ficou a olhá-la admirado...

Pus meus sapatos na janela alta, Sobre o rebordo... Céu é que lhes falta Pra suportarem a existência rude!

E eles sonham, imóveis, deslumbrados, Que são dois velhos barcos, encalhados Sobre a margem tranquila de um açude..

O autor utilizou nesse poema recursos formais da poesia tradicional e a eles incorporou traços característicos da linguagem modernista.  Considerando a estrutura do poema, identifique dois aspectos formais da poesia tradicional e aponte uma característica da linguagem modernista e seu respectivo exemplo.

Gabarito:

Dois dos aspectos:

•  emprego da rima •  emprego do soneto •  emprego de versos metrificados

Uma das características e respectivo exemplo:

•  Uso da linguagem coloquial – pára-sol, fumo, pra

•  Uso na linguagem escrita da linguagem oral – Mi-nu-ci-o-sa-men-te

Questão 8 –

Vem! É tarde! Por que tardas? São horas de brando sono, Vem reclinar-te em meu peito Com teu lânguido abandono!... ‘Stá vazio nosso leito... ‘Stá vazio o mundo inteiro;

“‘Stá vazio nosso leito... ‘Stá vazio o mundo inteiro; “ ( . 16-17)

Nos versos acima, estão presentes figuras de linguagem como recursos estilísticos. Nomeie duas delas.

Gabarito:

Duas das figuras:

•  anáfora

•  repetição

•  hipérbole

•  gradação

Questão 9 –

Observe as expressões destacadas nos fragmentos abaixo.

Ai, ai, ai! Quando tal carta penetrou na Espiga houve rugidos de cólera, entremeio a bufos de vingança. (l. 12-13)

Toma, toma fazenda, ladrão! – e lepte, lepte, finca-lhe rijas rabadas coléricas. (l. 27-28)

Classifique  morfologicamente essas expressões:

Gabarito:

Interjeição

Questão 10 –

“Antes de sofrearas rédeas, já o amável pretendente abria-se em exclamações. – Ora viva,caro Moreira! Chegou enfim o grande dia. Desta vez, compro-lhe a fazenda.”

Observe a oração:

“Desta vez, compro-lhe a fazenda.” (l. 23)

Classifique sintaticamente o pronome pessoal. Em seguida, reescreva a oração, substituindo-o por outra palavra de igual valor, mantendo o sentido original.

Gabarito:

Objeto indireto

Desta vez, compro a sua fazenda.