Nerds queridos,
vamos para a última parte dessa série de exercícios de português para treinarmos os principais conteúdos que estamos estudando.
Dessa vez, a segunda série de exercícios visando a segunda fase da UERJ.
Todos prontos! Então vamos nessa! :)
Questão 6 –
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia. Eu sozinho menino entre mangueiras lia a história de Robinson Crusoé, comprida história que não acaba mais. No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom. Minha mãe ficava sentada cosendo olhando para mim: – Psiu... Não acorde o menino. Para o berço onde pousou um mosquito. E dava um suspiro... que fundo! Lá longe meu pai campeava no mato sem fim da fazenda. E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
“No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café. Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.” (v. 7-12)
Identifique, na estrofe acima, dois traços característicos da estética modernista, um relacionado à linguagem e outro à forma do poema. Cite também um exemplo para cada um desses traços.
Gabarito:
Um dos traços relacionados à linguagem e respectivo exemplo:
• ausência de pontuação:
Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.
• frases nominais:
Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.
• linguagem coloquial:
que nem
Um dos traços relacionados à forma do poema e respectivo exemplo:
• versos livres / versos sem métrica regular:
Café preto que nem a preta velha café gostoso café bom.
• aproximação entre a poesia e a prosa:
No meio dia branco de luz uma voz que aprendeu a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu chamava para o café.
Questão 7 –
O dia abriu seu pára-sol bordado De nuvens e de verde ramaria. E estava até um fumo, que subia, Mi-nu-ci-o-sa-men-te desenhado.
Depois surgiu, no céu azul arqueado, A Lua – a Lua! – em pleno meio-dia. Na rua, um menininho que seguia Parou, ficou a olhá-la admirado...
Pus meus sapatos na janela alta, Sobre o rebordo... Céu é que lhes falta Pra suportarem a existência rude!
E eles sonham, imóveis, deslumbrados, Que são dois velhos barcos, encalhados Sobre a margem tranquila de um açude..
O autor utilizou nesse poema recursos formais da poesia tradicional e a eles incorporou traços característicos da linguagem modernista. Considerando a estrutura do poema, identifique dois aspectos formais da poesia tradicional e aponte uma característica da linguagem modernista e seu respectivo exemplo.
Gabarito:
Dois dos aspectos:
• emprego da rima • emprego do soneto • emprego de versos metrificados
Uma das características e respectivo exemplo:
• Uso da linguagem coloquial – pára-sol, fumo, pra
• Uso na linguagem escrita da linguagem oral – Mi-nu-ci-o-sa-men-te
Questão 8 –
Vem! É tarde! Por que tardas? São horas de brando sono, Vem reclinar-te em meu peito Com teu lânguido abandono!... ‘Stá vazio nosso leito... ‘Stá vazio o mundo inteiro;
“‘Stá vazio nosso leito... ‘Stá vazio o mundo inteiro; “ ( . 16-17)
Nos versos acima, estão presentes figuras de linguagem como recursos estilísticos. Nomeie duas delas.
Gabarito:
Duas das figuras:
• anáfora
• repetição
• hipérbole
• gradação
Questão 9 –
Observe as expressões destacadas nos fragmentos abaixo.
Ai, ai, ai! Quando tal carta penetrou na Espiga houve rugidos de cólera, entremeio a bufos de vingança. (l. 12-13)
Toma, toma fazenda, ladrão! – e lepte, lepte, finca-lhe rijas rabadas coléricas. (l. 27-28)
Classifique morfologicamente essas expressões:
Gabarito:
Interjeição
Questão 10 –
“Antes de sofrearas rédeas, já o amável pretendente abria-se em exclamações. – Ora viva,caro Moreira! Chegou enfim o grande dia. Desta vez, compro-lhe a fazenda.”
Observe a oração:
“Desta vez, compro-lhe a fazenda.” (l. 23)
Classifique sintaticamente o pronome pessoal. Em seguida, reescreva a oração, substituindo-o por outra palavra de igual valor, mantendo o sentido original.
Gabarito:
Objeto indireto
Desta vez, compro a sua fazenda.