Nerds queridos,
vamos para a última parte dessa série de exercícios de português para treinarmos os principais conteúdos que estamos estudando.
Dessa vez, a segunda série de exercícios visando a segunda fase da UERJ.
Todos prontos! Então vamos nessa! 🙂
Questão 6 –
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
– Psiu… Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro… que fundo!
Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé.
“No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.” (v. 7-12)
Identifique, na estrofe acima, dois traços característicos da estética modernista, um relacionado à linguagem e outro à forma do poema. Cite também um exemplo para cada um desses traços.
Gabarito:
Um dos traços relacionados à linguagem e respectivo exemplo:
• ausência de pontuação:
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
• frases nominais:
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
• linguagem coloquial:
que nem
Um dos traços relacionados à forma do poema e respectivo exemplo:
• versos livres / versos sem métrica regular:
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.
• aproximação entre a poesia e a prosa:
No meio dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala – e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Questão 7 –
O dia abriu seu pára-sol bordado
De nuvens e de verde ramaria.
E estava até um fumo, que subia,
Mi-nu-ci-o-sa-men-te desenhado.
Depois surgiu, no céu azul arqueado,
A Lua – a Lua! – em pleno meio-dia.
Na rua, um menininho que seguia
Parou, ficou a olhá-la admirado…
Pus meus sapatos na janela alta,
Sobre o rebordo… Céu é que lhes falta
Pra suportarem a existência rude!
E eles sonham, imóveis, deslumbrados,
Que são dois velhos barcos, encalhados
Sobre a margem tranquila de um açude..
O autor utilizou nesse poema recursos formais da poesia tradicional e a eles incorporou traços característicos da linguagem modernista. Considerando a estrutura do poema, identifique dois aspectos formais da poesia tradicional e aponte uma característica da linguagem modernista e seu respectivo exemplo.
Gabarito:
Dois dos aspectos:
• emprego da rima
• emprego do soneto
• emprego de versos metrificados
Uma das características e respectivo exemplo:
• Uso da linguagem coloquial
– pára-sol, fumo, pra
• Uso na linguagem escrita da linguagem oral
– Mi-nu-ci-o-sa-men-te
Questão 8 –
Vem! É tarde! Por que tardas?
São horas de brando sono,
Vem reclinar-te em meu peito
Com teu lânguido abandono!…
‘Stá vazio nosso leito…
‘Stá vazio o mundo inteiro;
“‘Stá vazio nosso leito…
‘Stá vazio o mundo inteiro; “ ( . 16-17)
Nos versos acima, estão presentes figuras de linguagem como recursos estilísticos.
Nomeie duas delas.
Gabarito:
Duas das figuras:
• anáfora
• repetição
• hipérbole
• gradação
Questão 9 –
Observe as expressões destacadas nos fragmentos abaixo.
Ai, ai, ai! Quando tal carta penetrou na Espiga houve rugidos de cólera, entremeio a bufos de vingança. (l. 12-13)
Toma, toma fazenda, ladrão! – e lepte, lepte, finca-lhe rijas rabadas coléricas. (l. 27-28)
Classifique morfologicamente essas expressões:
Gabarito:
Interjeição
Questão 10 –
“Antes de sofrearas rédeas, já o amável pretendente abria-se em exclamações.
– Ora viva,caro Moreira! Chegou enfim o grande dia. Desta vez, compro-lhe a fazenda.”
Observe a oração:
“Desta vez, compro-lhe a fazenda.” (l. 23)
Classifique sintaticamente o pronome pessoal. Em seguida, reescreva a oração, substituindo-o por outra palavra de igual valor, mantendo o sentido original.
Gabarito:
Objeto indireto
Desta vez, compro a sua fazenda.