O que foram as revoltas regenciais?
Uma das formas que foram pra conseguir acabar de uma vez por todas com o período regencial que o Brasil estava atravessando na época, foi pedido pela Câmara, que fazia parte do governo, pra que houvesse a antecipação de maioridade de Dom Pedro II.Foi então que uma criança assumiu o cargo de rei do Brasil e teve sobre ela todas as responsabilidades aplicadas. Muitas pessoas não aprovaram a decisão inicial. Mas foi essa a única alternativa pra acabar com os protestos que estavam acontecendo de norte a sul. Farroupilha (de 1835 a 1845)
Terminada em 1845 pelo Tratado de Poncho Verde, a Guerra dos Farrapos tinha relação com os escravos que estavam vivendo na região que hoje em dia é o Rio Grande do Sul, ou seja, pela população que até então era predominantemente gaúcha. Em suma, ela aconteceu porque a coroa real estava cobrando impostos abusivos pra que houvesse a exportação de bens que eram produzidos na região, como é o caso de charque, couro e sebos. O charque e outros itens tinham que sofrer uma retirada de um quinto de impostos, tanto que é daí que teria surgido a expressão que está na boca de muita gente sem saber, Quinto do Infernos, pra que fosse o valor desviado pra coroa. O que acontece é que muitas pessoas, além de terem que pagar impostos elevados, ainda eram roubadas nas ruas e perdiam tudo o que tinham pra sustentar a família. Porque, mesmo com tantos tributos, a coroa não estava investindo em segurança. Naquela época, era como se a função do Rio Grande do Sul fosse apenas de pagar tributos pro rei. A região ficou esquecida porque não tinha ouro tão atrativo como acontecia em Minas Gerais. Outro aspecto que teria incentivado o começo dos conflitos teria sido o combate entre os povos que viviam na região pela Colônia do Sacramento. Balaiada (de 1838 a 1841)
Essa foi a revolta popular que aconteceu no Maranhão enquanto o Brasil estava entre os seus conflitos mais fervorosos. Foi nomeada assim em homenagem a um homem que trabalhava fazendo balaios e que começou a realizar encontros pra ir contra a coroa. No movimento, era possível dividir a população em ao menos dois grupos distintos. Um deles era chamado de “bem-te-vis”, e que estavam incentivando o início da revolta e manifestação. E também os “cabanas”, que eram os grupos mais conservadores que estavam contra os balaios. Geralmente, os cabanos tinham mais renda familiar. Dessa forma, isso fazia com que tivessem estruturas pra conseguir se manter durante as crises de fome que o país estava vivendo. Manoel dos Anjos Ferreira foi um dos nomes que mais se tornaram conhecidos na revolta por ter matado um outro homem após tentar fazer justiça com as suas próprias mãos, por ter sua filha desonrada. O exército que foi pra rua, segundo os historiadores, teria contado com mais de 3 mil negros. Revolta dos Malês (1835)
TevePalmarescomo um dos maiores símbolos da revolta. O principal objetivo deste grupo era incentivar a fuga de negros para que não fossem mais escravos dos brancos. Mesmo após a liberação de negros, eles ficaram sem nenhum suporte pra que conseguissem continuar seguindo em frente e ter uma vida digna. Ou seja, não tinham onde morar e muitas vezes precisavam continuar a ser escravos pra ter o que comer. Hoje em dia, o sistema de cotas vem sendo uma forma de conseguir reverter a situação, mas é importante salientar que muitas políticas públicas precisam ser tomadas pra que as marcas e cicatrizes daescravidão deixem de apertar e sacudir a história do Brasil. 