O Primeiro Reinado

Durante o Primeiro Reinado (1822-1831), D. Pedro I esteve a frente do Brasil recém independente. Nesse período, um dos acontecimentos mais importantes foi a Constituição de 1824, documento que garantia amplos poderes ao imperador. Em um contexto de crise política e econômica, D Pedro abdicou em 1831 dando início ao Período das Regências

Artigos

Continue estudando

BRASIL IMPÉRIO

O Período das Regências

O Período das Regências, ocorrido logo após o fim do Primeiro Reinado foi marcado por muitas rebeliões em diversas partes do país e, por isso, é considerado um dos mais instáveis de nossa História. Nele, o Brasil foi governado por regentes, já que o herdeiro do trono, D Pedro II, era apenas uma criança.
BRASIL IMPÉRIO

O Segundo Reinado

O golpe da maioridade encerrou o Período das Regências e colocou D. Pedro II, com apenas 14 anos, como imperador do Brasil, o que deu início ao Segundo Reinado (1840-1889). Ele foi marcado pela importância econômica do café, o processo de abolição da escravidão no Brasil e a Guerra do Paraguai. Em 1889, D. Pedro II deixou o trono após a Proclamação da República.