Blog Descomplica

Entenda o que foi o movimento e algumas questões sobre o Realismo

Teste seus conhecimentos para o vestibular: resolva uma questão de Literatura, da UFF, sobre Realismo, e confira a resposta comentada por nossos monitores.

Atualizado em

Compartilhe

O realismo foi um movimento que surgiu no século XIX, na França. Esse movimento trouxe uma oposição ao romantismo, à subjetividade e ao individualismo. 

Com o propósito de representar a realidade de maneira íntegra, os escritores, escultores, músicos e dramaturgos da época eram bastante objetivos ao retratar os fatos.

Esse movimento marcou presença principalmente na literatura. O romance realista Madame Bovary, de Gustave Flaubert, foi o ponto de partida para essa vertente, em 1857. 

Porém, a marca do realismo também está presente nas artes visuais, principalmente em obras de pintura. 

Gustav Courbert e o brasileiro Almeida Júnior são os principais integrantes desse movimento. O realismo avançou pelo mundo afora. A nível de Brasil seu ponto forte foi a literatura. 

Características do realismo

Imagem interna de um local com bela arquitetura para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

Além da oposição ao romantismo já mencionado nesse artigo, o realismo apresenta outras características que são:

  • Apresentação das situações de maneira direta e objetiva;
  • Apresentações das personagens destacando suas personalidades;
  • Crítica às instituições e principalmente à elite;
  • Incentivo ao pensamento crítico do público;
  • Impessoalidade, deixando as ideias do autor em segundo plano;
  • Linguagem com ênfase dos valores estéticos.
  • Respeito aos conhecimentos propostos por teorias como darwinismo, socialismo utópico, positivismo e evolucionismo;
  • Literatura baseada em conto e prosa.

Semelhanças entre realismo e naturalismo

Imagem de uma pintura para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

Tanto o realismo quanto o naturalismo surgiram na Europa no século XIX. Além disso,é possível apontar algumas características comuns a esses dois movimentos. Ambos apresentam oposição ao romantismo sem fugir da realidade

Os dois movimentos valorizam a objetividade destacando os detalhes da situação. Realismo e naturalismo apresentam a realidade de maneira fiel. Mudanças de comportamento humano são o foco tanto do realismo quanto do naturalismo. Outro ponto comum desses dois movimentos é a colocação de pessoas limitadas e reais no lugar de heróis românticos.

Diferenças entre realismo e naturalismo

Imagem de uma escultura para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

Linguagem

O realismo utiliza uma linguagem direta acompanhada de adjetivos realistas. Já o naturalismo dá preferência a uma linguagem simples acompanhada de regionalismo.

Personagem

No realismo os personagens são pessoas comuns que possuem incertezas, defeitos e costumes. O naturalismo prima pela impessoalidade, mostrando seres humanos como animais, sendo personagens patológicos.

Influências

O realismo sofre influências do materialismo, universalismo e cientificismo. O naturalismo por sua vez é influenciado pelo objetivismo científico e pelo determinismo.

Narrativa

O realismo descreve o ambiente e personagens de maneira lenta enquanto o naturalismo destaca detalhes com harmonia e clareza

Temas principais

O realismo aborda temas do cotidiano com crítica aos costumes burgueses e às instituições sociais. Já o naturalismo opta pelo sensualismo com temas mais sombrios e de engajamento social.

Realismo – arte

para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

Conforme a principal característica do realismo é o retrato da sociedade de maneira fiel, os artistas desse período criaram obras que descrevem a realidade de maneira objetiva. As ideias românticas dão lugar à história real.

Dessa forma, a pintura realista retrata a paisagem sem exaltação, com uma reprodução livre da visão dos autores. Camille Corot, Millet, Honoré Daumier e Édouard Manet são os grandes nomes da pintura francesa.

A sociedade burguesa foi surpreendida com os quadros realistas que representavam a realidade com a exatidão do desenho. Para a burguesia a aparência era supervalorizada.

O realismo na Europa

Imagem de uma pintura para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

O surgimento do realismo na Europa aconteceu em meio a revoltas sociais e insatisfações. Sendo assim,os descontentamentos foram expressos por meio da literatura. 

Logo após a abdicação do monarca Carlos X, os manifestos de insatisfação sofreram influência de teorias sociais como o nacionalismo e o socialismo. A partir da Revolução Industriala divisão de classes se tornou cada vez mais visível

Com isso, a situação precária dos operários ficou mais visível. Por outro lado, o enriquecimento da burguesia foi potencializado. Consequentemente, os manifestos ganharam força na Europa.

A classe operária era composta em sua grande maioria por camponeses pobres e iletrados que migraram para as cidades à procura de trabalho. Com jornadas de trabalho exaustivas e baixos salários, os trabalhadores eram submetidos a péssimas condições.

Porém, ao reconhecerem a situação, os trabalhadores passaram a se organizar e buscar seus direitos. A partir daí, pensadores europeus começaram a elaborar teorias na tentativa de buscar soluções para as injustiças sociais.

O realismo no Brasil

Imagem de um livro e um relógio para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

O realismo surgiu no Brasil em 1881, na época do abolicionismo. Além do fim da escravidão, a Proclamação da República foi outro fato paralelo ao surgimento do realismo no Brasil. 

O principal nome desse segmento foi Machado de Assis. Aliás, foi Machado de Assis quem abriu caminho para essa narrativa com o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas. Assim como Machado de Assis outros nomes se destacam. Por exemplo: Raul Pompeia e Aluísio Azevedo.

O realismo nas provas do Enem

Imagem de uma escultura para ilustrar artigo sobre questões sobre realismo

As provas doExame Nacional do Ensino Médio (Enem)em suas edições dos últimos anos trazem questões que enfocam a maneira como os personagens são descritos no realismo. 

Ao mesmo tempo destacam a oposição do realismo ao romantismo. Trechos de obras de Machado de Assis, por exemplo, são citadas.

Além disso, questões referentes ao surgimento desse movimento também fizeram parte do conteúdo de algumas provas do Enem , assim como a estrutura do romance Dom Casmurro.

 Muito bem! Agora chegou a hora de testar seus conhecimentos sobre realismo. Vamos lá?

Questões sobre realismo

1- Assinale a alternativa que não representa uma característica do realismo.

  1. Apresenta os personagens e destaca suas personalidades;
  2. Incentiva o pensamento crítico;
  3. Enaltece a elite;
  4. Retrata as situações de maneira objetiva.

2- O autor que abriu caminho para o realismo no Brasil foi:

  1. Machado de Assis;
  2. Júlio Ribeiro;
  3. Raul Pompéia;
  4. Aluísio de Azevedo.

3- O realismo sofreu as influências do:

  1. Romantismo e Determinismo:
  2. Materialismo, Universalismo e Cientificismo
  3. Socialismo e Naturalismo.

4- Assinale a afirmação falsa.

  1. O realismo surgiu nos Estados Unidos trazendo oposição ao naturalismo.
  2. O realismo surgiu na França trazendo oposição ao romantismo.

Respostas:

1- Letra C

2- Letra A

3- Letra B

4- Letra B

E aí? Quantas questões acertou? Independente dos seus acertos, o fato é que você pode melhorar cada vez mais o seu aprendizado. Pra isso, a Faculdade Descomplica oferece pra você o que há de melhor em termos de conhecimento.

No Descomplica você pode estudar no momento que quiser e não importa onde você esteja. O que você está esperando? Bora lá se matricular em um dos cursos do Descomplica.

 

 

 

 

 

 

GABARITO

1. O estilo literário ao qual o autor faz referência é a escola Realista. Isto se dá porque o realismo possui uma linguagem objetiva, direta e muito descritiva. Neste caso, Machado utiliza da ironia para caracterizar a estética realista, ao dizer com precisão sobre o “número exato de fios de se que compõe um lenço de cambraia”, porque essa escola literária busca retratar com detalhes a realidade, além de analisar as relações entre os indivíduos e a apreciação psicológica dos personagens.

 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você