Exercícios de hidrostática são uma boa forma de conseguir fixar ainda mais com o conteúdo aprendido, não é mesmo? Em suma, esse tipo de conteúdo nada mais é do que o estudo da física sobre um determinado fluido que se encontra em repouso.
E, é claro, o assunto é tão importante que está entre os que mais são cobrados quando estamos falando do Enem.
Quem já está nos anos finais de formação sabe o quão importante é ter uma boa nota no exame pra conseguir ingressar na graduação através do Sisu.
Justamente por causa desse estudo que hoje em dia temos termos relacionados à “estática da água” e até mesmo aquela fala famosa sobre “Isso é apenas a ponta do Iceberg”. Você já vai entender!
Antes mesmo de começar a praticar os exercícios é importante que você tenha em mente algumas características em relação aos fluídos, que são:
- Compressibilidade: Os líquidos acabam não sendo tão compressíveis quando estão em um determinado sistema, o que não acontece com o gás, visto que se pode diminuir de forma expressiva o volume que está ocupando;
- Resistência ao corte: Diferente dos sólidos, os líquidos e os gases acabam tendo fortes resistências ao corte;
- Forma e volume: As formas e volumes não importam em relação ao local em que estão os gases e os líquidos;
- Resistência ao movimento: Os mais viscosos tendem a sofrer com as resistências de velocidade. Por isso, a velocidade é um dos pontos que devem ser levados em consideração no momento do cálculo.
Enfim, quer saber mais sobre o que é isso tudo e ter acesso a exercícios de hidrostática? Basta que você continue a leitura aqui conosco porque preparamos uma série de artigos que podem te ajudar sobre o assunto!
Pressão hidrostática e Lei de Stevin
O teorema que foi criado pelo cientista Stevin, um dos maiores responsáveis pelo estudo dos fluidos em todo o mundo, prevê algumas regras que podem ajudar a compreender melhor sobre o conteúdo, sendo elas:
- Caso se tenha interesse em obter dados que estão relacionados à diferença de pressão, é importante que se leve em conta a diferença de altura que foi tida dentro de um determinado sistema em vez da distância que está entre eles;
- Dois pontos dentro de um sistema que contam com o mesmo nível também estão recebendo o mesmo tipo de pressão. Caso eles estejam em um nível diferente, isso quer dizer que a pressão aplicada não está sendo a mesma;
- O formato de determinado recipiente não é tão relevante quando estamos falando de cálculo de fluidos, porque os fluidos tendem a se adaptar em vários locais. A pressão é o que importa, e não a forma em que estão;
- O ciclo da pressão que está sendo realizada dentro de um fluido quando a sua pressão externa é igual a zero tem que ser calculado levando em conta a fórmula física denominada por {\displaystyle p=\rho gh}.
- Se a mudança de distância entre dois líquidos for muito pequena, você não precisa fazer o cálculo pra descobrir qual é a diferença de pressão entre eles, porque é praticamente a mesma. Por isso, desconsidere este fator quando for realizar o seu cálculo.
Exercícios de hidrostática
Agora que você já viu o conteúdo em sua teoria, que tal começar a praticar algumas questões pra ficar ainda mais inteligente?
Nesse artigo, separamos algumas atividades e a resposta que estiver correta vai estar em negrito. Dessa forma, você conseguirá saber exatamente se acertou ou se errou a conta! Vamos nessa?!
Questão 1
Uma prensa que está localizada dentro de um grande barracão de água conta com o diâmetro por volta de 10 a 20 cm. Leve em consideração que um força de 120 N está sendo aplicada sobre o pistão menor até que haja um equilíbrio de prensa sobre o maior. Nesse caso, pode-se dizer que a maior força que vai estar atuando no sistema será de:
- a) 9456 N
- b) 4800 N
- c) 480 N
- d) 2992 N
- e) 1271 N
Questão 2
O empuxo que pode ser exercício sobre determinado corpo que está imerso dentro de uma grande bacia de água irá depender de:
- a) da diferença de pressão que está sendo aplicada pela água e pelo exterior do corpo.
- b) da densidade que conta a água dentro de um determinado sistema, visto que a densidade do é que poderá variar de acordo com o corpo que ali está inserido.
- c) do volume e da densidade do líquido deslocado
- d) haverá apenas um distanciamento quanto ao volume do líquido.
Questão 3
Uma lata tem dois buracos sobre ela e estava em cima de uma bacia com bastante água. O furo superior da lata está se comunicando com uma parte da mangueira. Por isso, se uma pessoa tentar soprar sobre a parte em que está a mangueira, pode-se dizer que a lata, que até então estava fechada e infundada, vai:
- a) afundar ainda mais porque vai contar tanto com a densidade do ar quanto da lataria, ficando super pesada.
- b) subir
- c) aumentar de peso
- d) Irá permanecer parada e sem nenhum movimento.
- e) Vai liberar o ar pelo seu orifício debaixo, liberando bolhas dentro da pausa por estar afundada.
Questão 4
O termo “Isso é apenas a ponta de um iceberg” mostra que tem muita coisa ruim que ainda está por vir. Qual foi a teoria que teria dado origem a essa fala?
- a) O Poder das Pontas e a teoria das forças de Newton.
- b) Arquimedes e o Teorema do Empuxo.
- c) Pascal e o princípio de densidade.
Enfim, nesse artigo a gente abordou um pouco mais sobre os exercícios de hidrostática e trouxe algumas dicas da lei pra te ajudar a realizar os cálculos da forma correta e a saber o que se deve levar em consideração em cada atividade!
E então, tem mais alguma dúvidas sobre o assunto? Basta que comente aqui conosco!
E, claro, não se esqueça de vir conhecer mais artigos do nosso portal porque o nosso blog conta com vários conteúdos que podem te ajudar a entender mais sobre hidrostática!
Aproveite para conhecer o Cursinho Online Pré-Enem da Descomplica!