Tire todas as suas dúvidas sobre o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso nas melhores universidades públicas do país. O processo seletivo acontece duas vezes ao ano e é totalmente baseado na sua nota do Enem.

Ah! Lembrando que apenas candidatos que participaram da última edição do exame poderão se inscrever no SiSU. Portanto, se você fez o Enem em 2021, não poderá usar a sua nota para o SiSU 2023, por exemplo.

Mas não para por aí! O SiSU oferece vagas em diferentes modalidades de concorrência e em inúmeras universidades. Cada uma delas pode adotar pesos diferentes para cada área do conhecimento do Enem ou até mesmo notas mínimas. Geralmente, esses são fatores determinantes para que os candidatos possam se inscrever nos cursos desejados.

Como funciona o SiSU

Quando o SiSU abre as inscrições, o estudante seleciona o curso, faculdade, unidade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Em seguida, ele concorre a vagas com pessoas que fizeram as mesmas escolhas.

Para se inscrever, é preciso fazer login no site do SiSU informando seu número de inscrição e senha do Enem (não dá pra fazer nada sem essas duas informações! Perdeu, esqueceu? Confira como recuperar!).

Depois disso, é possível escolher duas opções entre os cursos e universidades disponíveis. Não esquenta! Não é difícil e nós ainda vamos te dar o passo a passo!

Durante todo o período de inscrição, você poderá fazer quantas alterações quiser na escolha do curso e da universidade. Só a sua última inscrição será considerada!

Na hora de selecionar suas opções no SiSU, fique atento aos detalhes. Você tem que definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas para ações afirmativas. Não sabe o que elas significam? Calma, a gente te explica tudo sobre as modalidades de concorrência do SiSU aqui embaixo!

Ao final do período de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem colocados em cada categoria que foi escolhida (curso, universidade, unidade, turno e modalidade de concorrência) de acordo com suas notas no Enem.

Os selecionados têm um prazo para fazer a matrícula na instituição onde conseguiram a vaga, então fique de olho!

Caso o participante seja aprovado em uma das opções (seja a primeira ou segunda), o candidato não possui mais o direito de permanecer na lista de espera. Pense com carinho na hora de priorizar suas opções!

E vale lembrar: as duas edições do SiSU são de graça. 😎

Quem pode se inscrever no SiSU

Quem fez a última edição do Enem, tirou uma nota acima de zero na redação e não é treineiro. Apenas isso!

Sim, você pode se inscrever no SiSU 2023 mesmo que já tenha tentado no ano anterior. E, sim, você também pode utilizar o SiSU mesmo que já esteja na faculdade. Mas fique atento se você estiver cursando uma universidade pública. Caso você passe para outra universidade pública, não poderá manter as duas matrículas.

Para 2023, quem se inscreveu como treineiro (ou seja, não concluiu o ensino médio e/ou ainda não tem 18 anos) só receberá seu resultado no final de abril do mesmo ano. A data ainda não foi definida, mas te contamos assim que sair! Além disso, os treineiros não podem participar do SiSU.

É importante lembrar que algumas instituições exigem notas mínimas para inscrição em seus cursos! Durante o processo seletivo, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer a uma vaga, o próprio sistema emitirá uma mensagem. Não deixe de se informar sobre os requisitos do curso e universidade desejados. 😉

Documentos necessários para inscrição no SiSU

Para fazer a sua inscrição no SiSU, você só precisa de:

  • Seu número de inscrição no Enem
  • Sua senha de inscrição no Enem
  • Acesso ao site via computador ou aparelhos móveis.

Nesta fase, você não precisará de documentos para realizar a inscrição no SiSU, mas é sempre bom ficar de olho nos documentos exigidos pelas universidades no dia da matrícula, caso você tenha sido selecionado.

Esqueceu sua senha ou número de inscrição? Veja aqui como recuperar!

Modalidades de inscrição: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas

Ao selecionar um curso no SiSU, você encontra três modalidades de concorrência: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa:

  • Vagas para ampla concorrência contemplam qualquer um que tenha feito o Enem. Não é exigido nenhum outro pré-requisito!
  • Vagas para políticas de ação afirmativa sempre vão depender da universidade. Diferente da lei de cotas, políticas de ação afirmativa não são obrigatórias, por isso, algumas instituições têm e outras não. Elas podem ser uma outra categoria de reserva de vagas, ou apenas um bônus na nota do vestibulando. Exemplo: A FURG reserva 5% das vagas oferecidas de ampla concorrência para candidatos com deficiência comprovada.
  • De acordo com a Lei de Cotas, as instituições que participam do SiSU devem ter metade das suas vagas direcionadas para as cotas, que podem ser raciais ou para quem estudou em escola pública.

Entenda melhor quem pode concorrer a uma vaga no SiSU pela Lei de Cotas:

  • Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos cotistas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Candidatos cotistas autodeclarados negros, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Ao escolher uma modalidade, você só vai concorrer com pessoas dessa mesma modalidade! Se você se inscrever para uma vaga de ampla concorrência, quem se inscreveu na vaga de ação afirmativa não vai disputar com você.

Cada candidato é o responsável por provar que atende a todos os requisitos necessários para concorrer a uma vaga pela Lei de Cotas. Fique atento na época de fazer sua matrícula: esse é o momento de apresentar os documentos. Não é o SiSU que confere sua documentação, mas a instituição onde você irá se matricular! Então, tenha certeza de que está selecionando a modalidade correta.

Está se perguntando quais são os documentos necessários para comprovar os requisitos? A gente te ajuda:

  • Se você tem direito a cotas por critérios de raça ou cor, a autodeclaração é suficiente;
  • Se o seu caso envolve renda abaixo de um salário mínimo e meio, você deverá apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico), obtida nos CRAS das Prefeituras Municipais, ou Declaração da composição e renda bruta familiar que prove a sua renda.

Quem cursou o ensino médio em escola pública precisará apresentar o histórico escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio emitida pela Instituição de Ensino Pública Federal, Estadual ou Municipal que frequentou!

Você perde o direito à vaga caso não comprove essas informações, por isso fique extremamente atento para não esquecer nenhum documento!

Simulador SiSU

Quer saber mais? Você não precisa esperar as inscrições abrirem para saber qual será a sua nota no sistema! O SiSUmetro é uma ferramenta da Descomplica que calcula a sua média geral.

A plataforma leva em consideração as notas tiradas pelo candidato em cada área de conhecimento do exame e o número de vagas ofertadas na edição do programa. Assim, fica mais fácil pensar em uma estratégia de inscrição e garantir a sua vaga na faculdade. 😉