Blog Descomplica

Saiba tudo sobre empreendedorismo digital agora!

Empreender hoje em dia não precisa ser local, pode ser digital. Então descubra mais sobre empreendedorismo digital agora mesmo!
porDescomplica| 23/10/2021

Compartilhe

Empreender ou abrir um negócio próprio está em alta nesses últimos anos. Até então, apenas negócios locais eram impulsionados pelo empreendedorismo. Agora, o empreendedorismo digital está em alta.

Por isso, preparamos este conteúdo pra você saber tudo sobre o empreendedorismo digital:

  • como a função do empreendedor digital;
  • o que é preciso pra ser um;
  • quais os tipos de empreendedorismo digital;
  • e os principais benefícios.

Continue a leitura e fique por dentro!

pessoa no tablet

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo é conhecido pela abertura de um novo negócio local, isto é, físico. Alguns exemplos são: mercados, padarias, restaurantes e livrarias.

Contudo, com o avanço da tecnologia e surgimento de novos cargos e profissões relacionadas ao marketing, o empreendedorismo digital ganhou força. Ele não nasceu nesta década, está em voga desde os anos 1970 com o surgimento da Internet.

Entretanto, diferentemente do que se pensa, esse ramo não foca apenas na venda de produtos físicos via Internet.

O empreendedor digital pode comercializar e-books, cursos online, aplicativos, sites, serviços como prestador de serviço — como redator ou especialista em marketing —, e tudo o que for possível realizar de forma virtual.

empreendedorismo digital - pessoa no notebook, café e câmera sobre a mesa

Qual a função do empreendedor digital?

A função do empreendedor digital é utilizar a inovação ao seu favor pra criar negócios na Internet. Apesar de o mercado parecer saturado, inovar no ambiente digital pode ser mais fácil do que parece.

Não precisa pensar em um produto novo, basta observar produtos ou serviços ofertados pelos concorrentes e pensar “o que melhorar no produto ou serviço X?” — mas, lembre-se, sempre de forma autoral e sem plagiar o trabalho do concorrente.

Além disso, por ser um negócio digital, não requer um investimento inicial grande, qualquer pessoa hoje em dia que queira vender algo na Internet pode ser um empreendedor digital.

empreendedorismo digital - pessoa no celular

Quais os principais tipos de empreendedorismo digital?

Já citamos alguns tipos de produtos e serviços que podem ser ofertados no ambiente digital. Porém, existem outros que merecem destaque. Confira quais são!

Produtor de conteúdo

Produzir conteúdo na Internet é uma ótima opção pra quem está começando. Pode ser desde um blog com nicho específico, um canal no YouTube ou um e-book, enfim, são várias opções.

Ao optar pelo blog, uma segunda opção se encaixa: o marketing de afiliados. Se afiliar a um produto digital não é tão difícil, porém é necessário que você saiba qual o nicho que pretende divulgar.

Um exemplo: se seu blog fala sobre nutrição, então procure se afiliar a produtos que tratem sobre o assunto.

E-commerce

Esta opção já requer um pouco mais de esforços, pois pra abrir uma loja virtual, caso não saiba trabalhar com criação de sites, precisa contratar um web designer ou desenvolvedor pra te ajudar.

Influencer digital

Se você sonha em utilizar o Instagram, Facebook e TikTok ao seu favor, ser influencer digital pode ser a opção perfeita pra você.

Ao se tornar influencer, você pode criar parcerias com marcas locais, nacionais ou, até mesmo, internacionais dependendo do nível de engajamento e número de seguidores que tem.

empreendedorismo digital - rede social de uma empresa na tela do computador

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Se chegou até aqui e quer ser um empreendedor digital, confira o que é necessário pra ser um.

Primeiramente, um empreendedor digital deve gostar de trabalhar bastante, pois ser o dono do próprio negócio não é uma tarefa fácil, principalmente se escolher a opção de e-commerce ou influencer digital.

Em segundo lugar, saber se adaptar às mudanças é necessário, principalmente ao optar pelo influencer digital, já que os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando.

Em terceiro lugar, é necessário não ter medo de correr riscos. Assim como um negócio local, abrir um negócio digital envolve riscos desde o início, pode ser a falta de clientes no início, falta de verba pra investir, entre outros.

Por fim, é preciso gostar de estudar. Se você quiser arriscar abrir um e-commerce ou um blog sozinho, precisa estudar muito, principalmente a respeito de WordPress, Elementor e Woocommerce, que são as principais ferramentas de fácil acesso pra abrir um negócio nesse ramo.

 empreendedorismo digital - pessoa trabalhando em sua mesa de escritório

Quais os principais benefícios do empreendedorismo digital?

Ao contrário do empreendedorismo “normal” que envolve a busca por um escritório ou local pra abrir o negócio, a contratação de funcionários, burocracias, o empreendedorismo digital veio pra facilitar.

Em primeiro lugar, não é preciso investir muito pra começar.

A flexibilidade vem em segundo lugar. Já que você é dono do seu próprio negócio, os horários são flexíveis.

Em terceiro lugar, não há barreiras geográficas, você pode vender seus serviços ou produtos digitais pra qualquer lugar do país e do mundo.

Somente nesses três benefícios iniciais, outros vem em seguida como: divulgação de marca, mais clientes, aprendizagem na prática e por aí vai.

Portanto, se você tem interesse em ser um empreendedor digital, que dar uma olhada em nossos cursos de Gestão de Negócios?

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica